notícias

Botina em couro parafinado? O que é efeito Pull Up?

A Marluvas é líder em produção de calçados e botas de segurança. Possuímos os mais variados modelos para proteção, conforto e flexibilidade dos nossos clientes. Dentre a variedade de nossas linhas, temos o Premier Plus Parafinado (CNP) que é feito em couro nobuck encerado com efeito Pull Up. Já conhece botina em couro parafinado? O que é efeito Pull Up?

Aprofundando no detalhamento deste calçado, o mesmo é feito de um couro marrom escuro que recebe tratamento de uma camada fina de parafina em sua superfície. Um processo que nada mais é que um material feito do petróleo e possui propriedades termoplásticas e de repelência à água. Este produto vem sendo usado amplamente para a proteção de diversas aplicações.

Botina em couro parafinado? O que é efeito Pull Up?

A parafina utilizada no couro nubuck da Marluvas tem como sua principal característica o efeito “pull up” (muda de cor quando pressionado). O que consiste no clareamento da cor da pele (couro) sempre que é manuseado. Ex. dobrou, ele fica claro. Friccionou ou aqueceu, ele se torna escuro. Acontece pois o acabamento desse couro deixa-o vulnerável a perda de suas características iniciais. Ou seja não resistindo muito a riscos/arranhões devido a sua dinâmica.  Aqui na Marluvas, no final da produção do calçado, este couro parafinado recebe um tratamento com óleo mineral para dar uma característica ainda mais desuniforme. Em virtude desta aplicação também proporciona maciez ao couro e mais conforto aos pés de nossos clientes. A tendência desse material  é que ele fique cada vez mais manchado com o tempo de utilização, dando um efeito de envelhecido. Mas isso não é só aparência, é importante ressaltar que este couro dinâmico possui muitas vantagens, pois resiste a óleos, graxas e ainda a água.

Então o calçado Parafinado com o tempo fica manchado, desuniforme?

A resposta é sim, porém há uma solução…

Caso o cliente não goste dessa aparência desuniforme. Assim queira aquela característica inicial de quando comprou o calçado. Existem os mais variados tipos de ceras que proporcionam diferentes acabamentos em couros. Exemplo que podem ser utilizados como a cera de abelha, cera de carnaúba, ceras sintéticas, emulsões e parafinas. A utilização destes materiais renova a característica do couro (degrade de claro para escuro).

 

Tailerson Olímpio

Jornalista e Colaborador Marluvas

tailerson@hotmail.com