notícias

Calçado correto garante saúde ocupacional

Você sabe o que é saúde ocupacional? Saúde ocupacional é um setor dentro da área da saúde que lida especificamente com a saúde do trabalhador. O objetivo principal da saúde ocupacional é prevenir doenças, lesões e outros problemas que possam acontecer no ambiente de trabalho.

 

A saúde ocupacional trabalha com foco na qualidade de vida do colaborador. Ela funciona em prol do bem estar físico e emocional e busca oferecer um ambiente de trabalho seguro e confortável. Para que o papel da saúde ocupacional seja cumprido corretamente, esse setor não deve ser reconhecido dentro de uma empresa apenas por realizar exames admissionais e demissionais.

Calçado correto garante saúde ocupacional

O setor responsável pela saúde ocupacional de uma empresa, além de ser item obrigatório, também é o setor responsável por tantas outras atividades. Um exemplo delas é a fiscalização quanto à distribuição e correta utilização dos equipamentos de proteção individual. Item que garante, juntamente com outras medidas, a saúde e a segurança do trabalhador.

 

Importância da saúde ocupacional

 

O setor de saúde ocupacional é obrigatório em empresas de pequeno, médio e grande porte e cabe ao Ministério do Trabalho a fiscalização de imposição de regras que trabalhem em prol da qualidade de vida dos funcionários. Colaborador devidamente protegido e satisfeito é garantia de boa produção. Por isso a importância de garantir a saúde ocupacional, nenhuma perda e muitos ganhos.

 

Profissionais especializados em segurança do trabalho, mapeiam quais são os riscos presentes no ambiente que podem comprometer a saúde ocupacional do trabalhador. Eles apontam quais as medidas necessárias para melhoria do ambiente a curto e longo prazo. São eles também que vão orientar sobre a necessidade e correta utilização dos equipamentos de proteção individual.

 

Saúde ocupacional começando pelos pés

 

O setor de saúde ocupacional de uma empresa se preocupa com todo e qualquer risco oferecido ao trabalhador, por isso lida com os mais diversos equipamentos de proteção. Mas um dos equipamentos mais importantes, e que sempre procuramos falar por aqui, são os calçados de proteção individual. Equipamentos importantes para garantir a saúde dos nossos pés e consequentemente do restante do corpo.

 

São os pés que nos levam a todos os lugares, garantindo nossos movimentos e sustentando nosso corpo. E os pés estão sempre expostos a algum tipo de lesão, seja pelo excesso de tempo que passamos nos movimentando sobre eles, seja por atividades onde algo possa cair sobre os mesmos. Substâncias químicas oferecem risco aos pés, assim como a outras partes do corpo. Excesso de calor ou frio podem comprometê-los e peças pesadas são capazes até de esmagá-los. A saúde ocupacional deve atentar-se para isso.

 

Um trabalho que mantém os pés constantemente sobrecarregados e expostos a lesões é a atividade do carteiro. A saúde ocupacional deve se preocupar com o trabalho dos carteiros garantindo que eles utilizem os melhores calçados para proteção individual e estejam menos susceptíveis  a lesões. Os carteiros percorrem grandes trajetos caminhando e por isso sobrecarregam os pés.

 

Calçado correto: saúde ocupacional garantida

 

Os calçados de proteção individual direcionados aos trabalhadores pelo setor de saúde ocupacional, devem oferecer o máximo de conforto, além de resistentência e excelente qualidade. A Marluvas possui em seu catálogo, calçados com essas características, além de designs modernos e diferenciados. As tecnologias com as quais a empresa trabalha, são as mais modernas e que oferecem aos calçados uma qualidade de ponta e certificada internacionalmente.

Um bom calçado, destinado a trabalhadores que percorrem grandes trajetos à pé, devem oferecer sustentação e conforto. Para isso a Marluvas possui a tecnologia TPUPlate. Com inserto de TPU ANTI-TORSION aplicado ao solado, esses calçados oferecem mais sustentação ao tornozelo e garantem maior estabilidade em terrenos irregulares e subidas.

 

Outra tecnologia presente nos calçados Marluvas, o Air Comfort proporciona mais suavidade, comodidade e leveza por meio de fibras de poliéster. O Couro WR recebe tratamento especial e é resistente à água. Ideal para trabalho em dia de chuva. A M Micro é uma microfibra de alta performance que proporciona transpiração, absorção e dessorção do suor. Possui textura parecida com o couro, mas é lavável, mais leve e resistente a produtos químicos.

 

Quer mais tecnologias que tornam os calçados excelentes aliados da saúde ocupacional? A Marluvas oferece. A PAP é uma palmilha em fibras de aramida não metálica e resistente à perfuração. Leve e flexível essa palmilha abrange 100% do solado do calçado deixando os pés totalmente protegidos. Já a SoftBedPU é uma palmilha em PU injetado. Proporciona perfeita adequação aos pés e maior conforto. Tudo isso para evitar a fadiga muscular.

Calçado correto garante saúde ocupacional

A Marluvas preza pela saúde ocupacional

 

Todas essas tecnologias e muitas outras, são encontradas nos calçados de proteção individual Marluvas. São tecnologias que garantem a mais alta qualidade aos produtos da marca e proporcionam ao trabalhador todo o cuidado necessário e recomendado pelo setor de saúde ocupacional.

O carteiro percorre grandes distâncias diariamente e encontra terrenos com as mais diferentes características pelo caminho. Um calçado de segurança com a melhor qualidade, vai tornar essa tarefa menos árdua ao oferecer conforto e toda a proteção necessária no trabalho. Calçados impermeáveis para dias de chuva, com absorção de suor para os dias quentes, com absorção de impacto e resistentes a materiais químicos e perfurantes para todos os dias.

 

Saúde ocupacional e prevenção de acidentes

 

A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar lesões e acidentes no trabalho. A saúde ocupacional depende de diversos fatores, mas o melhor caminho para garantir a integridade do colaborador é a prevenção. Prevenir implica em utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual e escolher sempre os que possuem mais qualidade.

Preocupe-se com seu colaborador. O sucesso da sua empresa depende do bom desempenho deles. Trabalhador saudável física e mentalmente, é trabalhador satisfeito e que produz mais e melhor. O carteiro lida com o público e anda enormes distâncias todos os dias. Para que sua tarefa seja menos estressante e mais segura, ele necessita dos melhores calçados para proteção individual.

 

Forneça o equipamento necessário e oriente quanto à correta utilização e conservação dos mesmos. Garantia de trabalhador protegido, satisfeito e produtivo.

#Indicca – Geração de Conteúdo