notícias

Dicas importantes sobre proteção no trabalho

Cuidar da qualidade de vida no trabalho, preservando a segurança e a saúde é nossa responsabilidade. No entanto, o que temos feito para preservar a qualidade do nosso trabalho? Veja as dicas importantes sobre proteção no trabalho.

Como preservar a segurança e a saúde?

Todos os anos, milhões de trabalhadores morrem ou ficam seriamente feridos por causa de acidentes ou lesões ocasionadas durante suas atividades profissionais. Automaticamente, empresas sofrem com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos ou simplesmente por afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança, e este investimento começa por nós, pela nossa mudança de postura na rotina de trabalho.

Dicas importantes sobre proteção no trabalho

Confira abaixo algumas dicas de segurança a serem consideradas durante as atividades do dia a dia, seja na área administrativa ou operacional:

  • MANTENHA A ATENÇÃO

Garanta a atenção durante a atividade. Quanto mais concentrado, menores são as chances de acidentes.

  • NÃO SE EXPONHA A RISCOS

Se instrua quanto aos possíveis riscos de suas atividades. Acidentes acontecem frequentemente por plena imprudência do trabalhador. Se alguma situação próxima a você demonstra perigo iminente, não se aproxime.

  • UTILIZE OS EPI’s ADEQUADAMENTE

Os Epi’s existem por uma razão, proteger o trabalhador durante suas atividades. Eles devem estar devidamente colocados, presos e firmes para evitar que o utilitário sofra danos no período de uso.

  • MANTENHA O LOCAL DE TRABALHO LIMPO E ORGANIZADO

Muitos acidentes ocorrem por desorganização da área de trabalho. Uma caixa deixada no caminho, uma ferramenta largada no chão, algum produto vazando pelo piso, etc. Coisas simples, mas que fazem toda a diferença.

  • NÃO FAÇA “GAMBIARRAS”

Não improvise ferramentas e nem apoie seus colegas a praticarem tal ato.

  • CUIDE DE VOCÊ E DE QUEM ESTÁ PERTO

O importante para todos os serviços sempre deve ser um cuidando do outro, assim todos se mantém seguros. Portanto, evite a realização de tarefas de forma isolada, especialmente em áreas de risco. Não é nada prudente executar alguma ação sem acompanhamento, e, da mesma forma, não permita que seus companheiros de trabalho façam isso.

  • COMUNIQUEM-SE

Mantenha o sistema de comunicação interna em ordem. É fundamental a comunicação entre empregador e colaborador, e entre os próprios colaboradores no dia a dia.

  • VOCÊ CONHECE A CIPA?

A CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Essa comissão tem a função de manter a segurança no trabalho, criar regras de segurança para a empresa e acompanhar a eficácia e cumprimento das mesmas. Além disso, a CIPA é quem dá apoio aos funcionários lesionados, acompanha seu afastamento e retorno ao trabalho e determina ações que possam isolar possíveis problemas. Procure a equipe de CIPA da sua empresa e conheça um pouco mais sobre as ações realizadas no seu local de trabalho!

Lembre-se sempre: Prevenir é o dever de cada um para garantir a segurança de todos. Por isso, a gente faz a nossa parte trabalhando diariamente para oferecer a você o máximo de proteção para seus pés. Não se esqueça de também fazer a sua. Você é o maior tesouro para sua família. Pensei sempre nisso!

Prevenir é o dever de cada um

Tailerson Olímpio

Jornalista e Colaborador Marluvas

tailerson@hotmail.com