notícias

Serviços elétricos e equipamentos de proteção

A eletricidade faz parte integral da nossa rotina diária já que a todo momento realizamos tarefas que necessitam da energia elétrica para acontecer. E é exatamente para que todos os serviços relacionados à eletricidade sejam executados com qualidade é que existem profissionais especializados trabalhando na área.

Serviços elétricos e equipamentos de proteção

Assim como as mais diferentes atividades, das quais falamos aqui neste blog com frequência, a atividade do eletricista também está sujeita à riscos e precisa ser realizada com o máximo de segurança e proteção. O trabalho com eletricidade apresenta riscos constantes à saúde do trabalhador que realiza as atividades.

A Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade é a responsável pelo estabelecimento das medidas de proteção dos serviços que tenham algum tipo de envolvimento com a eletricidade. A NR10 garante a saúde, a segurança e a integridade física de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente na prestação de atividades envolvendo eletricidade.

Proteção e treinamento para trabalhos com eletricidade

Uma das exigências de proteção que se destaca entre as especificações da NR10, é a obrigatoriedade da realização de um treinamento de 40 horas para todos os profissionais envolvidos em atividades elétricas. Esse treinamento funciona como uma espécie de curso básico da Norma Regulamentadora 10. Os treinamentos aborda as principais características do trabalho com eletricidade, os riscos, as medidas de controle e as técnicas, além dos procedimentos seguros de trabalho em eletricidade.

Treinamento de 40 horas para todos os profissionais

Os profissionais que trabalham com eletricidade recebem orientações sobre técnicas de segurança que envolvem questões referentes ao uso de equipamentos de proteção individual, ao bloqueio de fontes de energia e à utilização correta das ferramentas de trabalho. A periodicidade do treinamento funciona como forma de reciclagem quanto aos procedimentos e também para que sejam feitas  atualizações quando necessário.

Os treinamentos impostos pela NR10 são extremamente importantes pois funcionam como forma de promoção e implementação das medidas de proteção à saúde e à segurança do trabalho. A NR10 ajuda na redução dos índices de acidentes e consequentemente das mortes causadas por eles. Os profissionais que desenvolvem atividades relacionadas a eletricidade estão mais seguros com as práticas das normas.

Equipamentos de proteção para trabalhos com eletricidade

Os trabalhos envolvendo eletricidade possuem alto grau de periculosidade e exigem uma série de cuidados de proteção. O profissional da área é submetido a riscos como choques, explosões e queimaduras que podem acabar causando graves lesões, entre elas coagulações do sangue, lesões nos nervos e músculos e em casos extremos o acidentado pode vir a óbito.

Existem também as lesões que são causadas pela reação que o trabalhador tem ao receber um choque, mesmo que de baixa intensidade. Uma reação brusca a um choque recebido em cima de uma escada, por exemplo, pode causar uma queda de altura. Um tipo de acidente considerado grave. Para evitar todos esses tipos de lesões é que existe a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual.

É importante que os equipamentos de proteção sejam todos estabelecidos corretamente, de acordo com a atividade que será exercida pelo trabalhador.

Outro ponto importante em relação aos equipamentos de proteção individual é a certificação da qualidade dos equipamentos, pois tão importante quanto a utilização é a certeza de que eles cumprirão seu papel da melhor maneira, a fim de garantir a saúde e a segurança do profissional.

Entre os equipamentos de proteção utilizados para a realização de atividades envolvendo eletricidade estão os calçados de segurança. A Marluvas possui calçados pensados e desenvolvidos especialmente para este público. Além de ser líder de mercado a Marluvas é a primeira empresa fabricante a produzir calçados de proteção que estão de acordo com a norma eletricista ABNT NBR 16603-2017.

Os calçados Marluvas desenvolvidos para serem utilizados pelos trabalhadores envolvidos em atividades elétricas são confeccionadas em couro e não possuem componentes metálicos para atender às especificações da NR10, sua biqueira é feita em composite leve. O calçado é antimagnético, anticorrosivo e ultrarresistente. Alguns modelos possuem laterais com fechamento elástico e todos eles possuem forração em tecido transpirável.

As palmilhas são confeccionadas em poliéster resinado e o solado em bicomponente de poliuretano e borracha que resiste à temperatura de 300ºC pelo tempo de um minuto. Os calçados de proteção possuem ainda sistema de absorção de impacto que é injetado diretamente no cabedal.

Utilizar calçados Marluvas durante a realização de atividades envolvendo eletricidade oferece maior conforto e proteção à saúde do trabalhador. É importante que os trabalhadores utilizem também determinados equipamentos dependendo da atividade que irão realizar:

  • capacetes,
  • óculos de proteção,
  • protetores auriculares,
  • roupas e outros equipamentos.

Proteção e certificação de projetos

Outro ponto de atenção para garantir a saúde e a proteção do trabalhador que vai realizar atividades envolvendo eletricidade é a certificação, junto aos profissionais responsáveis pelo projeto, de que todas as instalações, projeção de cabeamentos e instalações de painéis elétricos são seguros.

É preciso ainda estar sempre atento a outros pequenos detalhes. Certificar-se que todas as fontes estarão desenergizadas é importantíssimo para garantir proteção à saúde do trabalhador que vai realizar a execução dos trabalhos relacionados à rede elétrica.

É necessário que o trabalhador destinado a executar as tarefas relacionadas à instalações elétricas, receba todo o preparo necessário para desenvolver suas atividades da forma mais segura possível. É necessário conhecer bem o local de trabalho antes de iniciar as atividades e realizar o mapeamento de todos os riscos para que nenhum acidente grave aconteça.

Proteção do trabalhador é coisa séria

Nunca é demais reforçar que a utilização dos equipamentos de proteção individual. Os equipamentos são extremamente importantes para garantir saúde e segurança de qualquer trabalhador. Respeitar as normas de segurança e seguir à risca todos os ensinamentos adquiridos durante os treinamentos são de extrema importância para que acidentes e contratempos sejam evitados.

Os riscos relacionados a acidentes de trabalho estão sempre presentes em qualquer atividade. É importante que se previna sempre e de todas as maneiras possíveis. A segurança do trabalho é amiga da saúde do trabalhador e visa sempre a proteção e segurança do mesmo.

#Indicca – Geração de Conteúdo #ficadicca