notícias

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar. Turismo, descanso e qualidade de vida. Vamos falar um pouco mais sobre Ibitipoca? Em nosso último artigo, apresentamos o Parque Estadual do Ibitipoca aos amantes dos esportes em contato com a natureza. Mais especificamente falamos com os praticantes de trekking. Um tipo de trilha que também é assunto frequente aqui em nosso blog.

praticantes de trekking

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar

Falamos rapidamente sobre como Ibitipoca é um lugar gostoso também para o turismo. O parque fica localizado dentro de uma vila chamada Conceição de Ibitipoca, distrito da cidade de Lima Duarte, Zona da Mata mineira. Uma vila charmosa, com ruas de pedra, casinhas coloridas e a boa e velha acolhida dos mineiros. O melhor de tudo? Você não vai precisar gastar muito dinheiro para conhecer esse charme localizado no interior de Minas Gerais.

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar

Turismo em Conceição de Ibitipoca

 

O que fez de Conceição de Ibitipoca uma vila conhecida para o turismo bastante visitada o ano inteiro, foi a proximidade com o Parque Estadual do Ibitipoca. Amantes da natureza procuram o lugar para relaxar e fugir da rotina diária em meio a prédios e muita correria. A vila é localizada entre as montanhas de Minas e consequentemente feita de subidas. As (poucas) ruas são todas de paralelepípedo e praticamente não há carros circulando.

Amantes da natureza procuram o lugar para relaxar e fugir da rotina diária

A vila tem muitos restaurantes e lojinhas de artesanato. Pousadas, chalés e casas para alugar, são consequência do forte turismo instalado na região. Tudo isso com cara de interior e exalando simplicidade. Aliás, simplicidade e simpatia são marcas registradas de quem vive em Ibitipoca e recebe visitantes para turismo todos os dias. Como consequência encontramos preços justos em todos os lugares.

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar

Turismo com segurança e saúde

Já entendemos que Ibitipoca é um charme e vale uma visita não é mesmo? Mas será que em meio a tanta simplicidade interiorana a vila tem atrativos para turismo além do Parque Estadual? Importante frisar que não é somente o Parque que vale uma visita. Só não vamos nos aprofundar em seus roteiros aqui, neste texto, porque já fizemos isso em outro post.

 

Lembre-se: se for fazer turismo e trilhas no Parque Estadual do Ibitipoca, leve água e opte pelo uso de roupas confortáveis. Vá fazer trilha em um calçado que proteja e de conforto aos seus pés. Faça lanches leves e tenha com você uma lanterna para explorar as cavernas. O calçado vai ser seu melhor amigo nesta caminhada, portanto, opte pelos mais confortáveis e que te ofereça maior segurança. A Marluvas certamente tem o sapato ideal para suas aventuras em contato com a natureza.

Vá fazer trilha em um calçado que proteja e de conforto aos seus pés

A linha Premier Plus além de mais confortável, é totalmente impermeável e climatizada. Oferece absorção e dessorção de suor e muito mais estabilidade durante as caminhadas. A confecção em couro nobuck traz um design moderno e deixa seu calçado mais elegante. Conforto, segurança e estilo.

absorção e dessorção de suor e muito mais estabilidade

Descubra o turismo na vila de Conceição de Ibitipoca

 

Agora sim: vamos descobrir juntos como é possível fazer turismo em Conceição do Ibitipoca. Sabia que além do Parque Estadual, Ibitipoca tem outras cachoeiras espalhadas ao redor da vila? Mas é importante lembrar que algumas delas estão localizadas dentro de propriedades particulares e os donos cobram um valor pelo turismo no local. Por isso, antes de optar por conhecê-las, converse com o pessoal local e descubra quais dessas cachoeiras valem a visita.

 

Quando pensamos em turismo pelo estado de Minas Gerais, qual é uma das primeiras coisas que vem à cabeça? Comida mineira. E é claro que a vila de Conceição de Ibitipoca não deixa a desejar nesse quesito. Comidinha caseira, do interior, feita no fogão a lenha e temperada com muito carinho e amor.

Nas padarias locais, enquanto observa o movimento na rua, você toma um cafezinho preto e saboreia um delicioso pão de queijo. Café da manhã mais tipicamente mineiro, impossível. Turismo em MG sem pão de queijo não é turismo em MG. A hora do almoço é a mais esperada não é mesmo? Em Ibitipoca você vai encontrar muitos restaurantes servindo comida caseira (angu, torresmo, couve, feijão, linguiça), feita em fogão a lenha e com preço fixo (sem balança).

 

Você pode optar por se servir à vontade apenas uma vez ou pagar um pouquinho a mais e comer à vontade quantas vezes quiser. Óbvio que dieta e turismo em Minas Gerais não combinam. Você vai comer doce de leite e romeu e julieta (queijo minas com goiabada). As sobremesas mais famosas do estado. Ah! O pão de canela também é muito famoso na vila. Não deixe de provar.

Você vai comer doce de leite e romeu e julieta

Vida noturna em cidade pacata, será que temos? Claro que temos. Ibitipoca é famosa pelos festivais de música que recebe ao longo do ano. São shows principalmente de rock, blues e reggae. Mas se você vai optar pelo turismo fora de época, pode ficar sossegado, os bares espalhados pela vila sempre têm música ao vivo pra galera se divertir enquanto degusta uma boa cerveja artesanal local.

 

As cervejas artesanais produzidas na vila são famosas e mais uma atração local. Se você é apreciador de cerveja, não deixe de provar. Conheça também as cachaças fabricadas na região, sejam as puras ou as de sabor. Além de comer, beber e se divertir você também pode aproveitar o turismo para apreciar e apoiar o artesanato local.

 

São muitas as lojinhas espalhadas pela vila. Você encontra desde esculturas de madeira e objetos esotéricos até bijuterias, artigos de decoração, roupas e outros artesanatos.

Turismo, descanso e qualidade de vida em um único lugar

Quando fazer turismo em Ibitipoca?

 

Qualquer época do ano é boa para conhecer a vila e fazer turismo em Conceição de Ibitipoca. Você não vai se arrepender de fazer a visita. No verão certamente será mais fácil para aproveitar as cachoeiras, tanto do parque, quanto da própria vila.

 

No inverno é quando acontecem os festivais de música. Época perfeita também para se divertir com os amigos em volta de uma fogueira. Lembrando que nos dias em que as temperaturas estão extremamente baixas, a vila fica quase toda deserta e poucas coisas funcionam.

 

Para se hospedar em Ibitipoca não faltam opções. São muitos hotéis e pousadas para todos os bolsos. Caso vá em grupo com mais pessoas você pode alugar uma casa ou optar pelo camping.

#Indicca – Geração de Conteúdo