Como escolher o melhor calçado de segurança?

Você já teve dúvidas na hora de escolher um calçado de segurança? Quais seriam os pontos fundamentais para um calçado de proteção? Vamos te ajudar.

  • Análise do risco - Identifique a quais riscos o trabalhador está exposto e quais desses perigos podem ser prevenidos pelo calçado

Para selecionar o calçado adequado ao risco, é preciso levar em consideração alguns requisitos da norma NBR ISO. Assim, se o trabalhador não está exposto a risco de queda de objetos, pode-se optar por um calçado ocupacional (com simbologia OB). Já quem precisa proteger os pés contra quedas, é preciso escolher um calçado de segurança (simbologia SB), que possui a biqueira de proteção, de composite ou aço.

Entre os requisitos básicos da norma, também encontra-se os calçados para uso eletricista, que não podem ter nenhum componente metálico em sua composição. Dessa forma, se o calçado for ocupacional para uso eletricista, sua sigla será OI, enquanto se for de segurança para proteção elétrica, sua simbologia será SI (com biqueira de composite, um material não-metálico).

Além dos requisitos básicos que devemos considerar na seleção do calçado ideial, temos os requisitos adicionais, como por exemplo a proteção à perfuração, onde o calçado é confeccionado com uma palmilha de montagem resistente à perfuração por pregos ou materiais pontiagudos. Além disso, temos também a proteção ao calor de contato, onde o solado resiste à 300ºC durante 1 minuto, sem sofrer danos que coloquem a integridade física do trabalhador em risco.

Dentre os requisitos adicionais, existem 02 que são obrigatórios em todos calçados: a absorção de impacto no calcanhar (que usa a simbologia E) e o de solado resistente ao óleo combustível (que usa a simbologia FO).

As simbologias que identificam os requisitos de proteção dos calçados podem ser encontradas na lateral do calçado, junto com o CA.

São muitos requisitos de proteção, né? Mas todos eles podem ser consultados no nosso site e até mesmo nas embalagens da Marluvas! Nós nos preocupamos tanto com a sua proteção, que disponibilizamos uma tabela com os requisitos nas caixas dos calçados. Quer conhecer mais as nossas novas caixas? Assista ao vídeo abaixo, e saiba onde você pode encontrar uma mensagem “escondida” da equipe Marluvas para você!

  • Qualidade - Outro ponto que devemos considerar na escolha de um calçado profissional é a qualidade.

Um calçado pode cumprir todos os requisitos de uma norma de proteção, porém não ser de boa qualidade. Isso porque a norma não obriga e nem indica as matérias-primas a serem utilizadas na produção. O que é determinado nas normas são os parâmetros mínimos que um EPI precisa ter para proteger o trabalhador. Porém, o ponto crucial é que dependendo da matéria-prima utilizada, o seu calçado pode ter mais ou menos conforto e durabilidade.

Assim, com um calçado mais confortável, o trabalhador terá mais disposição para executar as suas tarefas! Ou seja, com um calçado qualidade você tem muito mais saúde e produtividade! Além disso, se você analisar a qualidade do calçado, ele terá maior durabilidade, ou seja, você não precisará trocar frequentemente o calçado. O resultado disso é economia no seu bolso!

Assista ao vídeo abaixo e entenda também como um produto de boa qualidade pode, inclusive, ser mais sustentável para o planeta:

  • Conforto - E por último, nunca se esqueça do conforto oferecido pelo calçado.

Um EPI desconfortável pode gerar lesões nas articulações, que podem ser irreversíveis. Ouça nosso podcast “Ergonomia do calçado” e entenda como os produtos Marluvas são produzidos, baseando sempre no conforto e segurança.

A absorção de impacto na região do calcanhar é uma característica essencial do calçado de segurança, oferecendo proteção e diminuindo a fadiga ao final do serviço (se comparado com um calçado que não segue essa exigência).

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Ouça nosso podcast “Como escolher o calçado de proteção ideal”, em que nosso gerente regional de vendas, Alexandre Abrahão, explica com detalhes os pontos fundamentais para a escolha.

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!