Você sabia que a Marluvas é certificada com o selo eureciclo?

O que é a eureciclo?

A eureciclo é a certificadora de logística reversa de embalagens pós-consumo, que atua através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por centrais de coleta e triagem parceiras.

Além disso, através do conceito de compensação ambiental, a eureciclo garante que as marcas que o carregam destinam recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

A importância de tal parceria é que além da legislação aplicada estar sendo cumprida, temos um selo verde reconhecido a nível nacional e que nos coloca na listagem de grandes marcas que aderiram a prática da logística reversa com a eureciclo, que é uma empresa ética e transparente com controle de cada etapa dessa prática de reciclagem das embalagens.

Logística Reversa:  

A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

O conceito ganhou força a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305, em agosto de 2010. Entre as definições, ficou estabelecido um acordo setorial, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quanto à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Sem uma logística reversa adequada, todos saímos perdendo, pois o meio ambiente é prejudicado, dado o elevado nível de resíduos que são gerados pela produção e consumo. Dessa forma, a adoção de tal política aumenta a vida útil dos aterros sanitários/industriais e favorece o melhor uso dos recursos naturais.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada em 2010, com o objetivo de engajar todos os atores da cadeia dos resíduos sólidos, incluindo o setor privado, poder público e a sociedade civil, buscando promover o melhor tratamento ao resíduo antes de seu descarte completo.

E como entra a eureciclo nesse processo?

Tal instituição realiza a compensação ambiental ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo, remuneram os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal. É um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.

Selo eureciclo

O selo eureciclo conecta marcas com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social.

Estar certificado com o selo eureciclo indica que a empresa investe para que as cooperativas e operadores privados coletem embalagens equivalentes às que foram comercializadas por elas, e destinem para reciclagem.

O analista de meio ambiente da Marluvas, André Belchior comentou sobre esse avanço ambiental da nossa empresa: “Com a logística reversa aplicada, esperamos agregar valor econômico e ecológico aos materiais/embalagens pós consumo, fazendo com que essas embalagens recicladas, voltem para o processo produtivo substituindo matérias primas virgens que como sabemos, são retiradas dos recursos naturais"

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!