Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: [email protected]

26 de Janeiro 2021

A importância da ergonomia no design dos calçados

              A ergonomia, como ciência, vem a cada dia evoluindo em busca de trazer ao trabalhador o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, porém, assim como a ergonomia, os processos de industrialização também têm se modernizado e temas como questões psicossocias, cognitivas e organizacionais tem sido cada vez mais discutidas e observadas dentro das linhas de produção.

            Tudo isso tem bastante relevância, mas não podemos esquecer da ergonomia básica, da análise dos postos de trabalho e da interferência que o uso incorreto de um EPI causa na atividade laboral de cada trabalhador.

            O uso incorreto de um calçado de segurança pode gerar danos físicos, pois uma pisada errada pode acarretar alterações nas articulações dos tornozelos, joelhos, quadris e também na coluna vertebral. Além disso, o uso de um calçado inadequado pode gerar dificuldades no cumprimento de suas tarefas, pois além da atividade laboral, um trabalhador precisa se precaver de acidentes causados em pisos escorregadios se os seus calçados estiverem impróprios para esse tipo de ambiente. Dessa forma, um EPI inadequado pode resultar em perda de produtividade, surgimento de doenças e risco de acidentes.

            Desde o desenvolvimento até a produção, os calçados Marluvas passam por testes e normas para que obtenham os melhores resultados nos quesitos conforto e segurança. Todos os modelos de calçados são acreditados por laboratórios certificados pela ABNT.

            Além da segurança comprovada tecnicamente, os produtos precisam oferecer conforto. A partir da análise anatômica dos pés, os designers desenvolvem o modelo e incorporam tecnologias que potencializam o bem-estar do usuário. Entre as inovações, está a Outlast Climatech, tecnologia utilizada nos uniformes dos astronautas da NASA, a mesma é utilizada no forro do calçado para oferecer controle de temperatura. Com o objetivo de proporcionar mais estabilidade e evitar torsões, foi desenvolvido o TPU Plate, uma placa adicionada ao solado, que protege em terrenos irregulares e ao subir escadas. Essas inovações, aliadas ao amortecimento, grau de inclinação do solado, altura do cano e design moderno proporcionam conforto aos produtos Marluvas, característica garantida em testes da ABNT e Ibtec.

            Além de sustentar e dar apoio, os calçados são a interface dos pés com o mundo e estão diretamente relacionados à marcha e a postura, além de influenciarem na saúde de todo o corpo, logo, merecem atenção e cuidados, especiais.

Se interessou pelo assunto? Ouça nosso podcast sobre a "Ergonomia dos calçados" em que o modelista técnico, Diego Rodrigues comenta sobre o a impotância dessa ciência no design dos calçados Marluvas.


0 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

nossas redes sociais