Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: [email protected]

08 de Fevereiro 2021

Como escolher o melhor calçado de segurança?

     Você já teve dúvidas na hora de escolher um calçado de segurança? Quais seriam as características fundamentais para um calçado de proteção?

     Não tenha mais dúvidas, lembre-se sempre dos três pontos abaixo na hora de escolher o seu EPI!

  • Análise do risco

      O primeiro passo é dentificar a quais riscos o trabalhador está exposto e quais desses perigos podem ser prevenidos pelo calçado.

       Para selecionar o calçado adequado ao risco, é preciso levar em consideração alguns requisitos da norma NBR ISO. Assim, se o trabalhador não está exposto a risco de queda de objetos, pode-se optar por um calçado ocupacional (com simbologia OB). Já quem precisa proteger os pés contra quedas, é preciso escolher um calçado de segurança (simbologia SB), que possui a biqueira de proteção, de composite ou aço.

     Entre os requisitos básicos da norma, também encontra-se os calçados para uso eletricista, que não podem ter nenhum componente metálico em sua composição. Dessa forma, se o calçado for ocupacional para uso eletricista, sua sigla será OI, enquanto se for de segurança para proteção elétrica, sua simbologia será SI (com biqueira de composite, um material não-metálico).

     Além dos requisitos básicos que devemos considerar na seleção do calçado ideial, temos os requisitos adicionais, como por exemplo a proteção à perfuração, onde o calçado é confeccionado com uma palmilha de montagem resistente à perfuração por pregos ou materiais pontiagudos. Além disso, temos também a proteção ao calor de contato, onde o solado resiste à 3166166ºC durante 1 minuto, sem sofrer danos que coloquem a integridade física do trabalhador em risco.

     Dentre os requisitos adicionais, existem 1662 que são obrigatórios em todos calçados: a absorção de impacto no calcanhar (que usa a simbologia E) e o de solado resistente ao óleo combustível (que usa a simbologia FO).

     As simbologias que identificam os requisitos de proteção dos calçados podem ser encontradas na lateral do calçado, junto com o CA.

     São muitos requisitos de proteção, né? Mas todos eles podem ser consultados no nosso site e até mesmo nas embalagens da Marluvas! Nós nos preocupamos tanto com a sua proteção, que disponibilizamos uma tabela com os requisitos nas caixas dos calçados. Quer conhecer mais as nossas novas caixas? Assista ao vídeo abaixo, e saiba onde você pode encontrar uma mensagem “escondida” da equipe Marluvas para você!

 

 

  • Qualidade

     Outro ponto que devemos considerar na escolha de um calçado profissional é a qualidade.

     Um calçado pode cumprir todos os requisitos de uma norma de proteção, porém não ser de boa qualidade. Isso porque a norma não obriga e nem indica as matérias-primas a serem utilizadas na produção. O que é determinado nas normas são os parâmetros mínimos que um EPI precisa ter para proteger o trabalhador. Porém, o ponto crucial é que dependendo da matéria-prima utilizada, o seu calçado pode ter mais ou menos conforto e durabilidade.

     Assim, com um calçado mais confortável, o trabalhador terá mais disposição para executar as suas tarefas! Ou seja, com um calçado qualidade você tem muito mais saúde e produtividade! Além disso, se você analisar a qualidade do calçado, ele terá maior durabilidade, ou seja, você não precisará trocar frequentemente o calçado. O resultado disso é economia no seu bolso!

     Assista ao vídeo abaixo e entenda também como um produto de boa qualidade pode, inclusive, ser mais sustentável para o planeta:

 

  • Conforto

     E por último, nunca se esqueça do conforto oferecido pelo calçado! Um EPI desconfortável pode gerar lesões nas articulações, que podem ser irreversíveis. Ouça nosso podcast “Ergonomia do calçado” e entenda como os produtos Marluvas são produzidos, baseando sempre no conforto e segurança.

 

     A absorção de impacto na região do calcanhar é uma característica essencial do calçado de segurança, oferecendo proteção e diminuindo a fadiga ao final do serviço (se comparado com um calçado que não segue essa exigência).

     Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Ouça nosso podcast “Como escolher o calçado de proteção ideal”, em que nosso gerente regional de vendas, Alexandre Abrahão, explica com detalhes os pontos fundamentais para a escolha.

 

Leu este texto e ouviu o podcast, mas ainda tem dúvidas na escolha do melhor calçado?

     Entre me contato com a Marluvas e tire suas dúvidas! O nosso corpo técnico, composto por profissionais de segurança capacitados vai oferecer todas as orientações específicas para que você tenha total segurança inclusive no momento da compra.

     Ligue para 0800 788 3323 ou envie um e-mail para [email protected]

 

 

0 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

nossas redes sociais