Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: [email protected]

01 de Junho 2020

LÍDER, AGORA É SEU MOMENTO!

Vivemos dias de preocupação, medo, insegurança. A sensação é que há uma neblina densa à nossa frente, impossibilitando enxergarmos o que virá assim que ela seja dissipada. Será que encontraremos o sol ou a escuridão? Sendo que um nos leva a avançar com otimismo e o outro nos cria barreiras para seguir com segurança.

            Independente do cenário que vamos encontrar logo à frente, é papel do líder buscar o melhor caminho e desenhar o cenário ideal. E, para isso, o momento exige desta liderança forte espírito de análise crítica para extrair o melhor de si e de sua equipe. Por ser o agente das mudanças o líder precisa encontrar o caminho da excelência, mesmo diante de tantas turbulências.

            E você deve estar se perguntando: “qual caminho seria esse?”. Antes de tudo, vale constatar que, todo e qualquer “problema” é considerado algo indesejado para um líder, porém, é por meio dele que se busca o novo, que poderá abrir os caminhos para as oportunidades. Por que? Porque, onde muitos estão vendo o problema, outros estão enxergando resultados extremamente positivos, devido seu forte espírito de análise e visão estratégica, gerando ações fundamentadas e com grande poder de execução.

            É sabido: a importância no momento é focar toda a estratégia e as ações voltadas para manutenção do fluxo de caixa, esse que é o sangue nas veias das organizações para suportar o vírus danoso, que entorpece a movimentação da organização, podendo levá-la à morte súbita. Por isso, trabalhar com feedback da equipe, ouvir todos os interlocutores na organização, permite adotar o espírito colaborativo que pode levar adoção de ações que traga o equilíbrio financeiro necessário no capital de giro, sem sacrifício do fluxo de caixa, é o primeiro passo para manter a empresa saudável

            Além disso, uma forte visão organizacional e, acima de tudo, ações metódicas ao executar corretamente a estratégia definida, fará toda a diferença uma vez que o tempo é um elemento crucial nessa equação. Precisamos ser rigorosos com o tempo, pois ele é exigente e rigoroso conosco, e o cenário requer agilidade.

            Combater custos neste período é prioridade ímpar das lideranças, cortando ou postergando tudo aquilo que não impacta na movimentação da operação, além de suspender investimentos e todo tipo de gastos, focando a sustentação, equilíbrio e musculatura para o caixa, como forma de manter a sobrevivência da organização.

            Concluindo, a execução correta e à tempo das estratégias e das ações, promoverá resultados positivos. Não é momento para procrastinar decisões, é preciso suplantar as dificuldades atuais. Execução é a palavra-chave do líder eficaz.

            Sugiro então que, nesta pandemia permita-se refletir. Tudo é fácil quando o mercado está aquecido, uma vez que tal cenário não nos leva à busca de novos conhecimentos, mas sim à acomodação, por isso, com a provável retração do mercado, provoque-se, busque algo novo.

Por fim, é preciso ter esperança, do latim “spes”, que significa confiança em algo positivo.

“A saúde financeira é essencial pois sem ela não existe vida na organização.” Vicente Falconi

 

Denilton J. Silva

CEO da Marluvas Equipamentos Profissionais Ltda e Diretor da Focus Organização & Gestão Empresarial EIRELE

0 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

nossas redes sociais