notícias

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho

Segurança no trabalho é um assunto importante e que deve ser levado a sério. Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho. Toda empresa deve ter um planejamento em relação à saúde e a segurança no trabalho. Manter os colaboradores o mais longe possível dos acidentes ocupacionais é dever de todo contratante.

planejamento em relação à saúde

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho

Outro ponto importante é manter os funcionários sempre satisfeitos com o ambiente de trabalho. Colaborador que trabalha com prazer, certamente dá retornos mais positivos para a empresa. Mas você sabe o que fazer para tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro e confortável? Vamos descobrir juntos.

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho

Comece pelo básico: técnico em segurança do trabalho

 

Vamos começar falando sobre a importância em contar o auxílio de um profissional em segurança do trabalho. Parece óbvio, mas a verdade é que muita gente negligencia as orientações passadas pelo profissional da área e essa atitude, muitas vezes não intencional, acaba acarretando em acidentes e prejuízos de diversas proporções.

 

O papel do técnico em segurança do trabalho é garantir que todos os funcionários da empresa em questão, estejam sempre seguros. Essa segurança provém da prevenção de lesões, doenças ocupacionais, riscos ergonômicos e outros problemas diretamente ligados à saúde no ambiente de trabalho.

estejam sempre seguros

Garantindo a segurança, cria-se um ambiente de trabalho mais agradável e confortável. E para que tudo seja de fato posto em prática, o técnico em segurança deve elaborar e orientar atividades que executem os procedimentos de segurança. O que são essas atividades? São programas de prevenção de acidentes e eliminação de riscos, além de planos e medidas de prevenção.

 

O  técnico de segurança do trabalho deve elaborar junto às necessidades e disponibilidade da empresa, treinamentos periódicos, a fim de reforçar a importância dos procedimentos e equipamentos de segurança.

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho
A importância do treinamento para a segurança do trabalho

 

Já sabemos que uma das funções do técnico em segurança do trabalho, é desenvolver treinamentos de prevenção para a equipe da empresa onde atua. Não pense que essa prática é uma perda de tempo e dinheiro jogado fora. A verdade é que os treinamentos merecem todo o destaque quando falamos em prevenção de acidentes.

prevenção de acidentes

É por meio dos treinamentos específicos, que a equipe aprende a identificar os possíveis riscos nas atividades diárias. E por meio dessa identificação fica mais fácil adotar medidas de proteção. Dessa maneira todos podem passar a agir preventivamente, ao invés de esperar que um acidente aconteça para então pensar no que fazer.

 

Manter a equipe ciente dos riscos e pronta para evitá-los aumenta a segurança da empresa como um todo. Pense: é mais eficiente ter apenas um profissional (o técnico em segurança do trabalho) cuidando de todos os setores, mapeando os riscos e tentando evitar os acidentes, ou ter dezenas de pessoas atentas e preparadas?

 

Os treinamentos ainda aumentam o engajamento por parte dos colaboradores pois eles se sentem mais valorizados. É uma troca de valores: o funcionário ajuda a empresa, que ajuda o funcionário de volta. Engajamento é motivação e motivação gera retorno. Sendo assim, a empresa sempre sai ganhando por investir no bem estar do trabalhador.

Engajamento é motivação

O clima organizacional é melhorado em decorrência do maior engajamento e satisfação. E o clima organizacional é importante, pois reflete a imagem da sua empresa. Se o funcionário está bem, feliz e satisfeito com seu trabalho, a tendência é que ele fale isso para as outras pessoas. Essa é uma excelente forma de promover sua empresa para o público em geral. Um  investimento, muitos ganhos.

Mas o efeito é totalmente contrário se o colaborador não se sente bem. A propaganda que ele vai fazer sobre a empresa é negativa e pode acabar afastando clientes e parceiros. Não é isso que você quer para o seu negócio não é!? E por fim, investir em equipe treinada e segura, garante uma maior produção.

Se você deixar os acidentes acontecerem com frequência, suas atividades estarão sempre interrompidas devido ao afastamento dos funcionários. Agora, se você investe em prevenção, os acidentes não acontecem e o trabalho segue sempre a todo vapor.

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho

Riscos comuns em todos os ambientes de trabalho

 

Cada ambiente de trabalho possui seus perigos específicos. Mas existem alguns riscos chamados “riscos ergonômicos” que são comuns a diversos ambientes. Vamos falar sobre alguns deles para que você possa observar sua empresa e seus funcionários, a fim de detectar esses riscos e corrigi-los.

 

Todo funcionário já reclamou de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. E esse tipo de lesão afasta muita gente do trabalho. A causa mais comum da dor nas costas, é a postura inadequada, muito comum com pessoas que trabalham muito tempo sentadas.

Além da dor nas costas a falta de postura causa dores nos ombros e nos pulsos, as chamadas DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). É importante orientar os colaboradores quanto à melhor postura a ser adotada a fim de evitar esse tipo de lesão. Existem também as Lesões por Esforço Repetitivo (LERs), causadas pelo excesso de um único movimento. A tendinite é o tipo mais comum, causa dores e limita os movimentos. Afeta quem trabalha horas com o computador, por exemplo.

 

Iluminação inadequada também acarreta em acidentes de trabalho. Além de ter mais chances de tropeçar, cair e se machucar, a má iluminação também causa problemas de vista. E não apenas “doenças” físicas que entram nas medidas de promoção à saúde do trabalho. O excesso de demanda e o ritmo de produção acelerados causam estresse.

 Iluminação inadequada também acarreta em acidentes de trabalho

O estresse, físico e psicológico fragiliza a saúde e deixa o trabalhador mais exposto a distúrbios como hipertensão arterial, transtorno de ansiedade, depressão e outras doenças. É importante estar atento às necessidades dos funcionários, flexibilizar seus horários  de trabalho e oferecer um ambiente agradável e não cobrar demandas desumanas de produção.

Descubra como aumentar a satisfação e a segurança no trabalho

Equipamentos de proteção individual

 

Já falamos sobre eles aqui em nosso blog diversas vezes. Entre tantos outros, os calçados, pouco lembrados, são importantíssimos para evitar lesões e oferecer mais conforto e segurança para o trabalhador. A Marluvas é Top Of Mind na categoria e oferece os melhores calçados de segurança para o seu funcionário, seja qual for a sua necessidade: impermeáveis, antiderrapantes, resistentes ao calor excessivo, ao frio excessivo, à perfurações e produtos químicos.

 

É dever da empresa fornecer equipamentos e orientar quanto ao uso. Não negligencie essa prática e ofereça o melhor ao seu colaborador. Como já dissemos: colaborador com saúde e segurança garantidos, é mais satisfeito e produz melhor.

 

#Indicca – Geração de Conteúdo