Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao c.ontinuar navegando, você concorda com estas condições Para falar sobre LGPD: [email protected]

09 de Novembro 2021

Você já ouviu falar em Vigilância Compartilhada?

      É um programa simples, mas ao mesmo tempo sensacional que poderá mudar a forma como a sua equipe lida diariamente com a Segurança.

     Sabe quando você está assistindo a um filme em que o personagem está em perigo e você tenta avisá-lo, mesmo que mentalmente, que algo de ruim está prestes a acontecer? É como se naquele momento tivéssemos o poder de interagir com o filme e aconselhar o personagem.

     Esse tipo de comportamento é a base de um programa muito bacana de Segurança chamado Vigilância Compartilhada.

O que é “Vigilância Compartilhada?”

     O princípio básico do programa é estimular em todos os colaboradores, de todos os níveis (gestores, operacionais, parceiros, visitantes...) a buscar constante do conhecimento, o exercício da percepção de risco e a ação preventiva evitando situações desagradáveis no ambiente de trabalho.

     Em linhas gerais a proposta seria “vigiar” (si mesmo e os outros) seu comportamento, suas atitudes, pontuar possíveis falhas e “compartilhar” (distribuir) seu conhecimento, suas soluções.

Como o programa funciona?

     Uma caderneta é distribuída para todos os funcionários. Essa caderneta é composta por diversas folhas, denominadas de CDs ou “Comunicados de Desvios”. Desvio no universo da segurança é toda ação ou situação que pode provocar um acidente.

     Os desvios são representados pelo ato inseguro, quando um colega está executando uma atividade de forma equivocada ou uma condição insegura, quando a situação de risco se encontra relacionada com o ambiente em si, ou seja, um piso escorregadio, uma área mal iluminada, um equipamento ou componente com defeito, quebrado etc.

    Cada CD ou Comunicado de desvio contém em sua frente e verso uma espécie de checklist para detecção e registro de situações que envolvam risco de acidente.

    Se você estiver circulando por qualquer área da empresa e se deparar com um desvio, basta “sacar” a caderneta do seu bolso e preencher as características da situação encontrada, seja ela um ato ou condição inseguros.

    Mas a grande “sacada” do programa Vigilância Compartilhada, ou seja, o que o torna diferente dos demais programas dessa modalidade é o título do último campo a ser preenchido do Comunicado de Desvio, que fica no verso da folha e que diz o seguinte: “O quê você fez?”

Olha só a sequência dos acontecimentos:

1 – Identificar a situação de risco: nesse momento você está exercitando sua Percepção de Risco.

2 – Preencher o CD com as características e detalhes da situação: você estará exercitando e ampliando seu Conhecimento.

3 – Tomar uma atitude efetiva para eliminar ou minimizar o risco de acidente: Você estará executando uma “Ação Preventiva” também chamada de “Proatividade”.

     Só depois da terceira etapa você pode considerar o CD preenchido e então entregá-lo ao seu gestor imediato, é o que reza as normas do programa.

     Com os relatos obtidos através dos CDs é possível compartilhar experiências, identificando os desvios e buscando ferramentas eficazes para eliminá-los.

     Quando um colaborador emite um CD esse documento é contabilizado e no final de um período os colaboradores que emitirem o maior número de CDs relevantes ganham um prêmio simbólico que na ocasião era um voucher que dava direito a uma pizza com a família.

     Praticar a Segurança, zelar pelo bem estar de todos, ampliar seu conhecimento e ainda ser premiado por isso!

     Que tal um exemplo prático?

     Então ouça o Marluvas Play Podcast, em que Giovane Castro, consultor e palestrante explica sobre a “Vigilância Compatilhada”

 

 

    Se você gostou do conteúdo desse podcast, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos. Isso ajuda a exercitar o seu compromisso com a Segurança e também nos estimula a continuar produzindo cada vez mais conteúdos como esse.

     Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!

Giovane Castro (autor do conteúdo): Facebook | LinkedIn

Marluvas: Facebook | LinkedIn | Instagram | Youtube | Spotify

0 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

nossas redes sociais