notícias

Como limpar e cuidar do seu calçado

Você já ouviu aquela expressão “quem ama cuida?” Pois então, ela se aplica a várias situações, pessoas e coisas, inclusive nossos calçados.
Se você ama seu calçado precisa cuidar dele, principalmente porque sua principal função é dar conforto, segurança e estabilidade a seus pés.
Para manter seus “pisantes” sempre bonitos e novos por mais tempo seguem abaixo algumas dicas.

Como limpar e cuidar do seu calçado

– Evite molhar seus sapatos, a qualquer custo. Mas, caso isso aconteça, deixe-o secando sempre na sombra (evite sol e fontes de calor). Além disso, coloque um jornal dentro do calçado, para absorver a umidade.

– Mantenha o sapato em um ambiente arejado antes de guardá-lo, afinal, depois de um dia inteiro em contato com os pés, eles também precisam “respirar”. Lembrando que ambientes muito úmidos, como banheiros ou áreas de serviço, não são indicados para isso.

 

– Ao limpar, umedeça uma flanela e, em seguida, passe-a delicadamente sobre superfície de seus calçados e interior. Já para limpar a sola, prefira uma escova com cerdas macias. Não molhe demais seus calçados, o resultado pode ser muito ruim. Produtos químicos como detergente e sabão, que não servem para esta finalidade, só irão danificar, então descarte eles da sua lista de limpeza para calçados.

Não molhe demais seus calçados

– Para a limpeza de calçados em couro branco utilize uma borracha escolar para “apagar” as manchas. Pasta dental ajuda a clarear o solado dos seus calçados brancos. Aplique uma pequena quantidade do produto numa escova de dentes e esfregue o solado. A pasta deve ser branca, sem corantes. O pó dental também serve ao mesmo propósito.

– Assim que tirar os calçados, faça uma higienização rápida, tirando o excesso de sujeira com uma esponja macia e um pano de algodão. Se o sapato estiver muito sujo, faça uma lavagem seca. Não coloque os calçados na máquina de lavar nem em água corrente, pois o excesso de água pode danificar a cor e o material.

faça uma higienização rápida

– Se o sapato tiver uma mancha fresca de gordura, é preciso aplicar talco ou amido (maizena) na área afetada. Essas substâncias irão absorver a oleosidade, e após 4 ou 5 horas, você poderá retirar o excesso usando uma escova. E pronto, a mancha será coisa do passado! Para tons de café, o melhor é aplicar borra de café em vez do amido ou talco. O processo é o mesmo e não traz consequências indesejadas.

– O vinagre ajuda a acabar com os odores desagradáveis dentro do calçado. Umedeça uma bola de algodão com vinagre de 6% ou 9% e use-a para esfregar o sapato por dentro. Depois disso, é só deixar as peças ao ar livre, para ventilar.

Como limpar e cuidar do seu calçado

– Para calçados impermeáveis, uma dica simples é untá-los com óleo de linhaça algumas vezes ao longo das costuras, assim evitará entrada de água por estas pequenas entradas e ajudará na conservação do material.

Dica Simples!

– Em sapatos de couro o engraxe é uma excelente sugestão, lembrando que Engraxar é uma ação que só deve ser realizada após o calçado estar completamente limpo, caso contrário, você só irá camuflar a sujeira e não aumentar a vida útil dos seus sapatos. A graxa dever ser colocada em um pano liso (camiseta velha de algodão é uma ótima pedida), depois passada de maneira circular, assim você obtém um resultado uniforme e sem oscilações de cor ou brilho. A função da graxa não é só fazer brilhar, mas também hidratar o couro e evitar que ele resseque.

Uma excelente sugestão

– Lave seus cadarços. Não é necessário que seja com tanta frequência como o polimento, mas é interessante que eles não estejam encardidos, pois isso pode alterar sua cor e, ajudar no aumento do odor desagradável (sim, cadarços também fedem!!!). Para lavá-los, encha a pia com água quente e pouco sabão, deixe-os de molho por cerca de 10 minutos, depois enxágue bem com água fria, depois só deixar secando e pronto. Cadarços limpos e cheirosos!

Cardarços limpos é uma proteção adicional

 

É isso aí. Quem cuida dos seus pés merece todo seu cuidado!


Tailerson Olímpio
Jornalista e Colaborador Marluvas
tailerson@hotmail.com