Com toda a certeza, os benefícios da atividade física para as mulheres vão muito além da questão estética. Essa afirmação é válida para indivíduos de todas as faixas etárias, independente do gênero. Eventualmente, neste texto vamos abordar, em especial, como a prática esportiva pode ser benéfica para o público feminino em diversos sentidos.

Sabemos que muitas mulheres precisam conciliar, diariamente, uma jornada tripla e bastante cansativa envolvendo filhos, casa e trabalho. Decerto a inserção de alguma prática esportiva dentro dessa rotina pode parecer complicada, mas com um pouquinho de jogo de cintura ela pode trazer benefícios imensuráveis. É importante lembrar que existem centenas de opções de atividades e que você não precisa passar horas em cima da esteira para desfrutar dos benefícios da atividade física.

Benefícios da atividade física.

Inegavelmente indo além da estéticas os benefícios da atividade física incluem uma maior autonomia corporal e uma saúde mental mais equilibrada. É cientificamente comprovado que a prática regular de atividade física promove o alinhamento de substâncias relacionadas ao sistema nervoso. A elevação dos níveis de oxigênio e do fluxo sanguíneo, por exemplo, agem em todo o corpo e auxiliam na melhora da memória, da concentração e ajudam a prevenir o AVC.

Manter o cérebro com suas funções reguladas e ativas é essencial para uma mulher que precisa lidar com uma carga elevada de atividades no dia a dia.

Os benefícios da atividade física e a endorfina

Você sabia que a endorfina é um dos grandes benefícios da atividade física? Com toda a certeza, esse hormônio é produzido no cérebro humano por meio de uma glândula chamada hipófise e sua principal forma de liberação é a realização de qualquer exercício físico. A endorfina possui ação analgésica e é capaz de promover relaxamento e bem estar. Entre os benefícios sentidos com a liberação regular de endorfina estão a melhora nos quadros de ansiedade e depressão, diminuição de dores musculares e enxaqueca, bem como uma notável melhora na capacidade de raciocínio e na memória.

A saber, Mulheres têm mais tendência a sofrer com distúrbios como ansiedade e depressão devido a diversos fatores. Entre eles podemos citar a vulnerabilidade social na qual as mulheres se encontram, além das alterações hormonais durante a tpm e no período gestacional, por exemplo. Escolher uma atividade física prazerosa e praticá-la com regularidade é extremamente benéfico e essencial para uma vida saudável.

Os benefícios da atividade física vão muito além da estética

Indo além dos resultados estéticos e da busca pelo “corpo perfeito”, criado por padrões sociais, os benefícios da atividade física podem ser sentidos, não só mentalmente, como também em outras camadas do corpo físico. Manter o corpo em movimento de forma regular promove a ativação e o fortalecimento de grupos musculares pouco utilizados no dia a dia. Essa característica contribui para a prevenção de lesões musculares e diminui a chance de lesões articulares em joelhos e ombros, por exemplo.

Isso porque a ativação da musculatura corporal como um todo evita problemas relacionados a sobrecarga em partes do corpo isoladas. Um corpo com musculatura forte gera autonomia em atividades do dia a dia e é, sem sombra de dúvidas, um caminho para a independência que muitas mulheres desejam. Sobretudo, sem contar que você não vai acordar mais cheia de dores pelo corpo depois de uma noite em claro na balada. 

Inegavelmente o fortalecimento cardiovascular e o aumento da oxigenação são benefícios da atividade física que contribuem para um aumento no condicionamento físico e facilitam tarefas corriqueiras do dia a dia como subir escadas e andar de um quarteirão a outro.

Devo praticar um exercício específico para colher os benefícios da atividade física?

Por certo, você não precisa se prender a uma prática específica para desfrutar dos benefícios da atividade física. O mais importante nesse caso são prazer e regularidade. A primeira coisa que falamos neste texto foi sobre como muitas mulheres têm que conciliar filhos, casa e carreira. Dessa forma é importante que a atividade física seja um momento de prazer e relaxamento. Comece intercalando a prática dia sim, dia não, para encaixar na rotina.

Nesse sentido, escolha algo que você já goste ou experimente até encontrar uma atividade que seja a sua cara. Pilates, musculação, dança, artes marciais, esportes ao ar livre, todas essas, entre tantas outras opções são válidas. É importante também contar sempre com a orientação de um profissional da área. Principalmente quando se está começando. A atividade física é extremamente benéfica, mas demanda orientação profissional para ser realizada de forma eficaz e segura.

Atividade física para as mulheres

Existe também a opção de inserir diferentes práticas na rotina e desfrutar dos mais diferentes benefícios da atividade física. Você pode praticar musculação ou pilates durante a semana, por exemplo, e praticar alguma atividade ao ar livre nos finais de semana. Ciclismo e caminhada são exemplos. Atividades ao ar livre são relaxantes e revigorantes. O ideal é que sejam praticadas em grupo para que uma pessoa auxilie a outra. Para aquelas mulheres com espírito mais aventureiro e amantes do contato com a natureza uma excelente opção é o trekking.

Ademais o trekking consiste na realização de trilhas em terrenos naturais, percorrendo parques e reservas. Existem diversos parques pelo Brasil com estrutura e roteiros de trekking pré montados, mas também existe a opção de desbravar lugares novos e conhecer as belezas naturais da sua região. Além disso, o trekking é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e com qualquer nível de condicionamento. O importante é escolher uma trilha adequada às especificidades do praticante.

Escolha de trilhas e calçados


Primeiramente comece a prática optando por trilhas menores e dê total atenção à sua preparação para a trilha. A preparação inclui, além da escolha do local, a escolha de roupas e calçados adequados e confortáveis. Se a caminhada for feita no sol, óculos, chapéu e protetor solar são indispensáveis. Certamente, o calçado deve ser confortável como um tênis de academia e seguro como um calçado de segurança.

Seja como for, a linha Premier Plus é exatamente o que você precisa para praticar um trekking seguro e aproveitar todos os benefícios da atividade física. Solado e calcanhar reforçados, material impermeável e sistema de absorção e dessorção de suor. Isso sem falar do design totalmente moderno e cheio de estilo.

Enfim, desfrute dos benefícios da atividade física com todo conforto e segurança que só a Marluvas é capaz de proporcionar.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#botas trekking #calçados marluvas