Botas de Segurança: Item essencial para a segurança do trabalho. Você já deve saber o que é um EPI (equipamento de proteção individual). O EPI é algo essencial quando se trata de segurança do trabalho. Já falamos sobre eles aqui no blog. A segurança do trabalho é um conjunto de normas, ações e medidas, que visam a prevenção de acidentes no local de trabalho, atuam para o combate das doenças ocupacionais e buscam o bem estar permanente dos colaboradores.

Botas de Segurança: Item essencial para a segurança do trabalho

É dever do responsável pela empresa cumprir todas as regulamentações da segurança do trabalho e fiscalizar seu trabalhador quanto ao cumprimento das regras a ele direcionadas. Pois isso inclui a disponibilização dos equipamentos de proteção individual e também a fiscalização quanto à correta utilização dos mesmos.

Equipamentos de proteção e segurança do trabalho

Como dito anteriormente, os equipamentos de proteção individual são indispensáveis para a segurança do trabalho. Estes equipamentos são definidos pela Norma Regulamentadora nº 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) como sendo: todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho

A correta utilização dos equipamentos de proteção individual, como orientam as normas de segurança do trabalho evitam lesões e contribuem para o bem estar do trabalhador. Então alguns exemplos de EPI são: capacete; óculos; protetor facial; protetor auricular; respirador; proteção do tronco; luvas; mangas; calçados; macacão; cinturão.

Existe a possibilidade do trabalhador não se adaptar ao equipamento. Então caso isso aconteça, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deve entrar em ação. Dessa forma, cabe a eles a elaboração de equipamentos compatíveis com cada trabalhador, tendo em vista que a segurança do trabalho o impede de exercer suas funções sem a correta utilização do mesmo.

Calçados: Item essencial para a segurança do trabalho

A segurança do trabalho preza também pela saúde dos pés do colaborador. Concordamos que praticamente todos os tipos de trabalho colocam os pés em risco correto? É claro que a segurança do trabalho está de olho nisso. Então seja por estar em um ambiente escorregadio, pelo manuseio de coisas pesadas, ou pelo deslocamento em terrenos irregulares, o certo é que escolher corretamente o sapato utilizado pelo trabalhador é fundamental para o bom desempenho das atividades.

Outros fatores podem colocar em risco a integridade física do trabalhador. Esses fatores devem ser prevenidos como parte das normas de segurança do trabalho. Para que essa prevenção seja efetiva, é preciso que se escolha corretamente os calçados de segurança que serão utilizados.

Substâncias quentes ou corrosivas colocam a saúde do trabalhador em risco. Riscos elétricos e superfícies molhadas também devem ser lembradas pela segurança do trabalho. Calçados com materiais especiais, destinados a cada caso garantem a integridade do colaborador.

Segurança do trabalho em Calçados de Segurança: EPI para pés e pernas

Vamos conhecer agora quais são os equipamentos de proteção individual para pés e pernas que estão de acordo com os itens de segurança do trabalho.

  • Sapatos ou botas resistentes a quedas e esmagamentos.
  • Calçados condutores de energia para prevenir acúmulo de eletricidade ou não condutores, para prevenção de acidentes elétricos.
  • Botas de fundição. Calçados resistentes a temperaturas extremamente altas e também a metais fundidos.
  • Botas impermeáveis (à prova d’água). Importante para manter os pés secos em ambientes molhados.
  • Botas anti deslizamentos. Calçados antideslizantes com solado apropriado para terrenos escorregadios. Seja por umidade ou oleosidade.
  • Botas térmicas. Recomendadas para temperaturas baixas. Mantém os pés aquecidos.
  • Protegem as pernas do calor excessivo e de metais fundidos.

A escolha correta do calçado que garanta a integridade sugerida pelas normas de segurança do trabalho é de extrema importância para a saúde e bem estar do colaborador. Por isso é importante analisar a quais riscos o trabalhador vai ser exposto. Pois conhecer os materiais de cada calçado também garante a segurança do trabalho.

Conforto e segurança do trabalho

Tudo bem que o foco é a segurança do trabalho. Mas convenhamos: o conforto do colaborador também deve ser levado em consideração na hora da escolha do calçado. Sapatos mal ajustados podem causar danos aos pés. E se o assunto é segurança do trabalho, saúde e bem estar, danos não são nosso desejo.

O calçado deve ser confortável e permitir a mobilidade dos dedos. Segurança do trabalho e bem estar acima de tudo. Tipos mais comuns de lesão nos pés são cortes, esmagamentos e danos causados por produtos químicos. Lesões que causam danos a outras partes do corpo, mas acontecem pela falta do uso de EPI para os pés, podem ser causadas por escorregões e desequilíbrios.

Outros tipos de lesões que podem comprometer o trabalho do colaborador mas não são classificadas como “doenças ocupacionais” são os calos e as unhas encravadas. Mesmo não se enquadrando elas fazem parte das preocupações da segurança do trabalho pois podem impactar diretamente no resultado final do trabalho. Levando à fadiga e consequentemente à lesões que podem comprometer músculos e articulações.

Investir em segurança do trabalho é retorno garantido (botas de segurança)

Um trabalhador protegido pela segurança do trabalho, que tenha à disposição todas as medidas de segurança necessárias para exercer suas atividades e garantir seu bem estar, certamente renderá bons frutos à empresa.

Investir nos melhores calçados para gerar o conforto mencionado acima,  e estar de acordo com as normas de segurança do trabalho é essencial. Para isso existe a Marluvas. Empresa que é Top Of Mind de Proteção em Calçados de segurança e segunda mais lembrada no quesito saúde e segurança do trabalho. Empresa brasileira mais bem posicionada no segmento.

A Marluvas possui um catálogo de calçados de segurança extenso. Com tecnologias disponíveis para todas as necessidades citadas acima. Terrenos irregulares, conforto e estabilidade, anti-impacto, impermeável e resistente a temperaturas extremas. Calçados resistentes à perfuração, resistentes à propagação de chamas e anti bacterianos, que previne odores e garantem maior conforto.

No próximo texto falaremos sobre as botas de proteção de segurança do trabalho direcionadas aos terrenos escorregadios. Qual a real importância desses calçados para os trabalhadores? Vamos descobrir juntos os danos evitados.

Certo é que todo empregador deve garantir o bem estar de seu empregado.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#botas de segurança #calçados de segurança #epi #proteção