notícias

Calçado e proteção: as melhores tecnologias para você.

Calçados corretos garantem saúde e segurança no trabalho

Já sabemos o quão importante é a utilização correta dos equipamentos de proteção individual para a saúde e segurança no trabalho. Obrigatórios por lei, esses itens auxiliam na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e evitam uma série de doenças ocupacionais. As empresas são obrigadas a fornecer o equipamento de proteção individual aos empregados e auxiliá-los quanto à correta utilização. É dever dos empregados utilizar os EPI’s.

Em outros artigos, conversamos sobre a existência de EPI’s para diversas partes do corpo. Falamos sobre a importância deles para a saúde e segurança no trabalho, e destacamos os calçados. Apesar de passarem despercebidos, os sapatos corretos evitam uma série de lesões, não só nos pés mas também em outras partes do corpo. Itens primordiais quando se trata de saúde e segurança no trabalho e também para o conforto do trabalhador.

 

Temperaturas extremas X saúde e segurança no trabalho

 

Neste artigo vamos falar sobre os ambientes de trabalho onde o colaborador é exposto a temperaturas extremas. Tanto o frio como o calor, podem causar danos à saúde e segurança no trabalho.

Para evitar doenças ocupacionais relacionadas a esses tipos de exposição, é importante que o trabalhador utilize os equipamentos de proteção individual corretos. Desde os aventais, macacões e luvas, até os calçados.

Existem sapatos específicos, que devem ter características particulares para proteger tanto do frio quanto do calor. Assim o colaborador terá garantida a saúde e segurança no trabalho.

Trabalhadores que lidam em frigoríficos por exemplo, precisam que seus sapatos sejam impermeáveis, antiderrapantes e térmicos, para protegê-los das temperaturas baixas ao extremo. Já as pessoas que lidam com altas temperaturas, como é o caso dos bombeiros por exemplo, precisam de botas resistentes ao calor e às chamas.

 

Tecnologias especiais que garantem a saúde e segurança no trabalho

 

A atenção com a saúde e segurança no trabalho dos colaboradores expostos à situações extremas devem ser redobradas. Quem se expõe a altas temperaturas deve utilizar roupas especiais, luvas, capacetes e calçados específicos. A ausência destes equipamentos podem acarretar em danos irreversíveis.

Para atender a essa necessidade específica, a Marluvas, empresa especializada em calçados profissionais trabalha com tecnologias especiais para cada caso. Saúde e segurança no trabalho são as maiores preocupações da marca.

Para trabalhadores expostos a altas temperaturas, a Marluvas oferece calçados com a tecnologia Outlast Climatech. O calçado fabricado a partir dessa tecnologia possui um forro 3D com recobrimento em microcápsulas PCM Outlast. Esse sistema inteligente, permite uma rápida dispersão de umidade além de ser termorregulador de temperatura.

Assim, o calçado se adapta à performance do trabalhador e absorve o calor dos pés, irradiado pela pele. Esse processo retardando o suor e garante mais conforto, saúde e segurança no trabalho.

A tecnologia do Couro FR, também presente em calçados Marluvas, é mais uma aliada da saúde e segurança no trabalho. Especialmente para os colaboradores que lidam com a exposição a altas temperaturas. Este couro recebe um tratamento ignífugo que impede a propagação de chamas e diminui a irradiação de calor interno. Além de tudo os calçados com essa tecnologia atendem às normas de combate a incendio: EN ISO 15090:2012.

Além de garantirem saúde e segurança no trabalho, os calçados Marluvas possuem design moderno e sua aparência acaba tornando o uniforme de trabalho mais elegante. Garantia de colaborador protegido e satisfeito.

 

Ambientes frios, saúde e segurança no trabalho

 

Os empregados que se expõem a ambientes com temperaturas extremamente baixas, também precisam de atenção redobrada com a saúde e segurança no trabalho. Equipamentos de proteção individual específicos são indispensáveis.

Pessoas que trabalham em câmaras frigoríficas (câmaras frias) por exemplo, estão expostas a desconfortos, doenças ocupacionais, acidentes graves e que podem levar a morte. Quem trabalha em temperaturas extremamente altas (citados anteriormente) também está exposto a estes riscos.

A Marluvas é TOP OF MIND de Proteção na categoria calçados e a segunda empresa mais lembrada no segmento de saúde e segurança no trabalho. A Marluvas possui tecnologias específicas e direcionadas a cada tipo específico de necessidade. Em seu catálogo, alguns calçados específicos para trabalhadores que lidam com temperaturas extremamente baixas.

saúde e segurança no trabalho saúde e segurança no trabalho

 

A tecnologia Outlast Climatech, citada anteriormente, também garante proteção para ambientes frios e com vento. O calçado mantém o calor irradiado pela pele preso dentro do calçado por mais tempo. Isso garante que os pés fiquem devidamente aquecidos durante o trabalho.

Os calçados Marluvas com tecnologia Nubuck Repel são feitos com couro repelente à água. Tal material também se faz presente em ambientes como as câmaras frias. A Marluvas possui ainda palmilhas especiais para a saúde e segurança no trabalho.

As palmilhas com tecnologia Thermal Insole são isolantes. Revestidas de alumínio e fibras térmicas entrelaçadas, elas protegem os pés tanto do frio como do calor.

 

EPI’s bem cuidados garantem a saúde e segurança no trabalho

 

Cuidar corretamente dos calçados de proteção individual é algo tão importante como utilizá-lo diariamente. No artigo anterior demos dicas quanto à isso, mas não custa relembrar algumas delas. Saúde e segurança do trabalho é coisa séria.

Secar os sapatos e deixá-los arejando após um dia de trabalho é importante para prolongar o seu tempo de vida útil. Truque para evitar o mau odor no interior dos calçados é esfregá-los com algodão umedecido em vinagre. Feito isso, deixe-os secar naturalmente e eles estarão sempre livres de cheiros desagradáveis.

Limpe a superfície dos sapatos com flanela úmida. Para a sola, opte por uma escova com cerdas macias. Não coloque-os em máquinas de lavar. Seu equipamento de saúde e segurança do trabalho deve ser lavado sempre delicadamente e à mão.

Mantenha os calçados de couro sempre engraxados. Isso ajuda a conservá-los com aparência de novos. Mas lembre-se de só engraxar os sapatos quando eles estiverem completamente limpos. A graxa, além de manter a aparência hidrata o couro, evitando seu ressecamento.

 

Calçados corretos garantem saúde e segurança no trabalho

 

Fornecer ao colaborador os equipamentos de proteção individual específicos para cada tipo de serviço é obrigação de todo contratante. Utilizá-los da maneira correta é dever do contratado. Zelar pela saúde e segurança no trabalho deve ser uma ação conjunta.

 

#Indicca – Geração de Conteúdo