Cómo son los calzados electricistas? Entérate sobre a qué pruebas los calzados necesitan ser sometidos para que sean considerados aislantes eléctricos

Calçado eletricista, como é?

A nova Norma Eletricista ABNT NBR 16.603:2017 traz diversas mudanças importantes para o calçado com o objetivo de melhorar e diferenciar o grau de proteção a riscos elétricos. Enquanto a norma anterior analisava principalmente o solado, a atual estende os testes ao produto por completo. Veja a quais testes o calçado é submetido na nova regra:

1- RESISTÊNCIA ELÉTRICA

A resistência deve ser maior que 1000 MΩ

2- ISOLAMENTO ELÉTRICO

O calçado deve suportar 14.000 V (rms) em 60Hz durante 1 minuto, sendo que o valor da corrente de fuga não deve ser maior que 0,5mA. IMPORTANTE: O valor de tensão de ensaio de 14.000 V não implica que o calçado possa ser utilizado nessa tensão. A tensão de uso especificada para o calçado na norma é 500V.

3- RESISTÊNCIA ELÉTRICA A ÚMIDO

O calçado passa por testes em ambiente com umidade relativa de 85+-5% e temperatura de 23+-2ºC durante sete dias.

4- COSTURAS

Não é permitido ter costuras no dorso até o ressalto do cabedal, ou seja, a região do “peito do pé” precisa ser uma peça única, sem costuras.

5- COMPONENTES DE METAL

Não é permitido nenhum tipo de componentes metálicos no calçado. Assim, a norma atual não permite, ilhós, fivelas, zíperes, ou seja, nada de material condutivo.

6- CALÇADO IMPERMEÁVEL

É obrigatório que o calçado seja impermeável. Isso é necessário pois o material hidrofugado tende a reter menos umidade, se tornando mais seguro em ambientes com risco de descargas elétricas.

7- NOVAS MARCAÇÕES

O calçado precisa ter as simbologias SI (Segurança Isolante Elétrico), PI (Proteção Isolante Elétrico) e OI (Ocupacional Isolante Elétrico).

Desenho do símbolo de resistência de choque

Além disso é obrigatório ter o desenho do símbolo de resistência de choque, resistência do produto e a palavra “SECO” impresso no calçado. Assim, a proteção fica visível e indica a proteção e ambiente de uso do produto.

Botas Eletricista

É importante saber que alguns calçados que eram adequados à norma anterior, não se encaixam na norma atual. Mas isso não significa que os antigos estão irregulares, pois a norma anterior tem validade de até 5 anos. Ou seja, podemos encontrar calçados adequados apenas à norma antiga até 2022, quando é o limite da validade do CA. Mas é importante que os usuários já migrem para calçados adequados à nova norma, já que é mais segura e atual.

Quer saber mais sobre a diferença entre os calçados Condutivos, antiestéticos e eletricistas? Assista ao vídeo abaixo! O nosso gestor de treinamentos Marlon explica as diferenças!