Não importa qual seja o setor ou o serviço prestado por determinada empresa, em todos os âmbitos deve-se ter como uma das prioridades a segurança no trabalho (a Marluvas trabalha com os calçados de segurança). Esse termo refere-se a todas as medidas necessárias para se evitar qualquer tipo de acidente que possa prejudicar a saúde física, ou mesmo psicológica, de um trabalhador. Para tanto, existem medidas de segurança individual e coletiva determinadas por lei, de acordo com as Normas Reguladoras (NRs) estipuladas pelo Governo Federal.

Normas Reguladoras (NRs)

Todavia, essas Normas Reguladoras instituem uma série de cuidados, no contexto da segurança no trabalho, que devem ser tomados por funcionários e empresas, dependendo do setor e do serviço. Dentre as diversas medidas de segurança, está o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que também são determinados de acordo com a função exercida. Os EPIs são utilizados para proteger cada trabalhador de diferentes riscos aos quais está exposto. Dessa forma, quem lida com a área da saúde deve usar certos EPIs, enquanto aqueles que mexem com produtos químicos devem usar outros tipos de dispositivos de segurança. Todos esses equipamentos de proteção individual são especificados nas mais de 30 NRs, que levam em conta as peculiaridades e os perigos de cada serviço.

Calçados de segurança

Além disso, por exemplo, capacetes, luvas e máscaras, os calçados de segurança também são considerados equipamentos de proteção individual. Assim como os EPIs, esses calçados precisam estar de acordo com as especificidades de cada profissão. Portanto, os calçados utilizados por eletricistas não terão as mesmas especificações de segurança que aqueles usados por enfermeiros, por exemplo. Cada calçado utilizado como EPI deverá possuir as características necessárias para a proteção, conforto e segurança do trabalhador que exerce o serviço em questão.

Equipamentos de proteção individual

Assim sendo, para atender a todas as necessidades de um EPI e garantir a comodidade e a segurança do trabalhador, os calçados precisam contar com tecnologias que os transformam em equipamentos de alta qualidade. Os calçados Marluvas possuem uma série de tecnologias que buscam fornecer o máximo de proteção e conforto, tanto para calçados de segurança, que podem funcionar como EPIs, quanto para outros tipos de calçados, como os utilizados para o trekking. Você já conhece as tecnologias Marluvas?

M Micro

Os calçados com tecnologia M Micro são feitos com microfibra de textura semelhante ao couro. A vantagem em relação ao couro é que a microfibra é mais leve e lavável. Além disso, esses calçados permitem, por meio de microporos, a transpiração, absorção e dessorção do suor, oferecendo mais conforto e comodidade. Um importante diferencial da tecnologia M Micro é a resistência a produtos químicos, sendo uma opção segura para quem trabalha em ambientes com riscos químicos.

Thermal Insole

Esses calçados possuem palmilhas isolantes, revestidas com alumínio e fibras, sendo capazes de proteger contra o calor e o frio. Podem ser utilizados, por exemplo, no segmento alimentício ou em frigoríficos, onde os trabalhadores estão sujeitos a baixas temperaturas devido ao armazenamento dos produtos.

PAP

Os calçados com tecnologia PAP possuem palmilhas em fibras de aramida, uma espécie de fibra sintética. Essas palmilhas são resistentes à perfuração, além de serem leves e flexíveis. Podem ser usadas em diferentes setores, como o agrícola.

Composite TOE (calçados de segurança)

São calçados com biqueira de composite, resistente ao impacto e à compressão. O composite é um composto de fibra de carbono, vidro e poliéster especial, ou seja, não é metálico. Além da leveza, a vantagem de uma biqueira não metálica é a não condução de eletricidade – um diferencial para quem trabalha em ambientes com riscos elétricos, pois o metal é condutor.

Air Comfort

Com a finalidade de dar mais leveza e suavidade ao produto, s calçados com tecnologia Air Comfort são feitos com tecidos de fibra de poliéster. Dessa forma, os calçados garantem mais conforto e comodidade aos usuários.

Couro FR

Com o propósito de proteção, os calçados com Couro FR impedem a propagação de chamas e diminuem a irradiação de calor interno. São ideais para quem trabalha em ambientes com riscos relativos ao fogo, já que podem evitar queimaduras e protegem contra o calor excessivo.

DryOut

Todavia, os calçados com tecnologia DryOut possuem membranas de poliuretano (PU), utilizado para a impermeabilização. Mas, mesmo sendo calçados impermeáveis, eles ainda são transpiráveis. Basicamente, os microporos da membrana são menores que as gotas de água, impedindo-as de penetrar no calçado. Entretanto, esses microporos são maiores que o vapor de água, o que permite a dessorção do suor.

Outlast Climatech (calçados de segurança)

Em resumo, são calçados com sistema de dispersão de umidade e termorregulação. Essa tecnologia mantém a temperatura dos pés, além de permitir que permaneçam secos. Dessa forma, em ambientes quentes o calor é absorvido, prevenindo o suor. Já em ambientes frios, o calor é retido, permitindo que os pés se mantenham aquecidos. São calçados ideais para quem pratica caminhadas, trekking ou trilhas, por exemplo.

TPU Plate

Com a finalidade de maior sustentação ao tornozelo, é aplicado um inserto no solado dos calçados com tecnologia TPU Plate. Essa aplicação permite que o usuário tenha maior estabilidade, principalmente em terrenos irregulares. Esses calçados também podem ser utilizados por quem faz caminhadas em ambientes naturais, sem estabilidade de terreno, ou mesmo em determinados setores de indústrias.

Nubuck Repel

Os calçados com tecnologia Nubuck Repel são feitos de couro repelente à água. Devido ao tratamento especial do couro, esses calçados impedem a penetração de umidade quando há contato repentino com a água. Em trilhas, por exemplo, se o usuário pisar em uma poça de água, com essa tecnologia o calçado impedirá que os pés se molhem.

Soft Comfort (calçados de segurança)

A fim de proporcionar maior proteção contra micro-organismos, os calçados com palmilhas higiênicas, que possuem propriedades antibacterianas. Além disso, as palmilhas Soft Comfort são compostas por EVA e micropontos, os quais permitem a absorção e dessorção do suor, prevenindo a umidade.

Enfim, os calçados Marluvas combinam várias dessas tecnologias em um só produto, oferecendo as melhores características de acordo com as necessidades de cada profissão, serviço ou atividade. Confira nossas linhas e escolha o calçado que mais se adequa ao que você precisa, seja para cumprir a função de EPI, garantindo a segurança no trabalho, ou para oferecer conforto e comodidade na hora de atividades como o trekking e a caminhada.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#calçados em eva #calçados de proteção #luvas de proteção