Responsabilidade socioambiental, conforto e segurança são três palavras que resumem a missão Marluvas. Nesse ínterim a missão da empresa consiste em “produzir e comercializar calçados contribuindo com a segurança, saúde, conforto, lazer e produtividade de nossos clientes, respeitando o meio ambiente e colaborando com o crescimento da nossa comunidade”.

Dessa maneira, líder de mercado, a Marluvas realiza em seu dia a dia muito mais do que a produção de calçados e luvas de segurança. Em contrapartida, a empresa possui uma preocupação real com o bem estar da comunidade em que está inserida e realiza ações a fim de que os impactos industriais sejam de fato minimizados.

Afinal de contas, o que é a responsabilidade socioambiental?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente a responsabilidade socioambiental “está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade”. Bem como, governo, empresas e todos os cidadãos têm responsabilidade sobre a preservação do meio ambiente.

Uma vez que sabendo dos impactos em ser uma empresa de grande porte a ponto de liderar seu segmento de atuação, a Marluvas desenvolve uma série de ações e projetos ambientais internos e também externos, envolvendo as comunidades em que está inserida. Posto que as ações externas geralmente são realizadas em parceria com ongs, associações e escolas, a fim de promover conhecimento e despertar a consciência socioambiental.

Conheça as ações Marluvas de responsabilidade socioambiental

A saber, entre as ações de responsabilidade socioambiental Marluvas está o EDUCAM. Todavia, realizado nas escolas públicas e privadas de Dores de Campos e Capitão Enéas, duas cidades mineiras que possuem instalações Marluvas, o EDUCAM visa conscientizar os alunos sobre a importância das ações de preservação do meio ambiente. For fim, outro projeto realizado pela Marluvas recentemente é a parceria com a Associação Amigos dos Animais de Dores de Campos (AMADC).

Com a finalidade de realizar a castração de cães de rua, a AMADC foi criada em 2013. A castração é um ato importante de amor aos animais e também uma questão de saúde pública, pois é a forma mais eficaz de diminuir a população de animais de rua. O grupo de amigos que fundou a AMADC entrou em contato com a Marluvas ao saber do histórico da empresa com projetos socioambientais e foram recebidos de braços abertos. A associação hoje é sediada em um espaço que foi viabilizado pela Marluvas.

AMADC

O grupo recolhe os cachorros abandonados pelas ruas de Dores de Campos, leva para o abrigo, realiza a castração e disponibiliza os animais para adoção. Este mês a AMADC está iniciando um projeto viabilizado pela Marluvas: o mutirão de castração. Com o apoio da empresa, a associação será capaz de realizar um mutirão a cada três meses. O objetivo é que em cinco anos a população de cachorros de rua em Dores de Campos diminua  de forma considerável.

Se preocupar não apenas em produzir e gerar lucro, mas também com a responsabilidade social oferecendo suporte e desenvolvimento local, de forma a gerar impacto global. Não por acaso um dos valores Marluvas é a responsabilidade: “priorizar e apoiar o meio ambiente e a comunidade com ações de sustentabilidade, disponibilizando ao mercado produtos que assegurem a integridade física dos usuários”.


Responsabilidade socioambiental de dentro pra fora

A preocupação Marluvas com o meio ambiente não se resume aos projetos externos. A responsabilidade ambiental da empresa envolve também os processos de produção dos calçados e luvas. Todos os resíduos gerados no dia a dia da são separados, reaproveitados e recebem a destinação correta. A reciclagem também é uma preocupação Marluvas.

O trabalho é realizado em conjunto com empresas licenciadas, o que garante padronização e eficiência. Antes de colocar em prática esse projeto ambiental, a Marluvas destinava todo seu resíduo a aterros industriais. Hoje, este percentual caiu para 85% e os outros 15% são enviados para reciclagem. Os resíduos de PU (poliuretano) são reutilizados na confecção de calçados tradicionais e a espuma na confecção de pelúcias e almofadas.

ETEs

A Marluvas ainda conta com Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs – em todas as unidades. Nessas estações são tratados os resíduos dos sanitários e lavatórios, com supervisão diária e análise físico-química de efetividade para assegurar o acompanhamento adequado.

Responsabilidade socioambiental refletida em produto de qualidade

Tamanha preocupação com o meio externo reflete completamente a qualidade de produção dos calçados e luvas Marluvas. Além dos efetivos projetos de responsabilidade socioambiental a marca conta com uma rigorosa política de qualidade em sua linha de produção. Tudo isso para entregar ao cliente um produto final líder de mercado, com garantia de extremo conforto e segurança na realização de qualquer atividade.

“Certamente nossos calçados são desenvolvidos a partir de rigorosas pesquisas para atender cada área profissional. Posteriormente, os produtos são testados em nosso centro técnico, que possui a mais avançada tecnologia. O resultado? De certo o consumidor recebe um produto com alta performance, durabilidade e design diferenciado. Enfim a Marluvas recebe as mais importantes aprovações e certificações nacionais e internacionais. Além disso a excelência no atendimento, a Marluvas tem um serviço de assistência técnica para orientar sobre escolha, uso correto e conservação do produto. É esta relação com o cliente que faz a Marluvas ser líder no mercado de calçados profissionais”.

Top Of Mind

Com toda a certeza, os certificados conquistados pela marca ao longo dos seus 47 anos de história e os dois Top Of Mind conquistados recentemente coroam um trabalho de produção realizado com muita excelência e responsabilidade socioambiental. Da mesma forma a Marluvas possui o Selo Verde, conquistado por meio de uma pesquisa realizada pelo Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, na área de Preservação e Educação Ambiental. Ademais, a Marluvas foi destaque, confirmando que o seu negócio é proteção. Até da natureza.

Antes de mais nada, desde 2000 a empresa é certificada pela ISO 9001, um reconhecimento nacional e internacional à qualidade dos produtos e serviços, e também à eficácia contínua dos processos internos. Bem como a marca também é certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão capacitador que assegura a conformidade de produtos e serviços,  e comprova junto ao mercado e aos clientes o rigor no sistema de fabricação Marluvas.

Por fim, os calçados Marluvas são certificados também pelo Selo Conforto do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, laboratório que executa testes mecânicos de conforto e garante a qualidade, a segurança e a alta performance dos calçados. Além disso, participa do Programa Conforto e Saúde, e é credenciada como empresa que investe em Tecnologia do Conforto e Inovações Tecnológicas. Tudo para garantir o melhor para os clientes.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#proteção ambiental #epi #proteção #botas de segurança #calçados de proteção