A Marluvas está no mercado de EPIs há 48 anos. Desde o nascimento da empresa (1972), até hoje, a marca sempre caminhou com o intuito de oferecer o melhor para a saúde e a segurança do trabalhador. Além disso, a Marluvas trabalha também para o crescimento dos locais onde está inserida. A empresa possui sede em Dores de Campos (MG) e mais nove unidades espalhadas pelo interior do estado.

Neste texto você vai conferir um pouco do crescimento da Marluvas ao longo dos últimos dez anos. A marca consegue realizar uma geração de empregos indireta de forma nacional, por meio dos seus distribuidores e revendedores. Apesar dessa abrangência nacional, os números e demais informações citadas aqui neste texto vão falar principalmente sobre os impactos proporcionados sobre as comunidades que acolhem suas unidades.

Isso para que a gente consiga visualizar uma realidade mais tangível. É claro que a partir desses números será possível dimensionar a grandeza que a marca representa diante do mercado nacional. Certamente não é por acaso que a Marluvas é reconhecida nacional e internacionalmente por meio de certificados e outras premiações. Incluindo os Top Of Minds de Proteção. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Acompanhe o crescimento Marluvas nos últimos dez anos

Primeiramente, para começar a falar sobre a evolução Marluvas nos últimos dez anos vamos falar sobre o crescimento interno em números de funcionários. No ano de 2010 a Marluvas empregava, de forma direta, um total de 1480 pessoas distribuídas entre suas dez unidades, neste ano de 2020 a empresa chegou à marca de 2890 colaboradores diretos. Em conclusão, esse salto representa um aumento total de 95% em um período de dez anos.

O número de funcionários empregados diretamente pela empresa praticamente dobrou. Também ao longo do mesmo período a Marluvas conseguiu mais que dobrar o seu Market Share. Posto que em 2010 a marca possuía uma participação de mercado de 15% e agora, em 2020, a marca domina um total de 32% da distribuição de calçados de segurança no mercado brasileiro.

De fato o Market Share é o grau de participação de uma empresa dentro do mercado, a fração de mercado que ela controla. Podemos defini-lo como uma porcentagem que corresponde à relevância da marca diante dos competidores da indústria em que está inserida. Alguns medidores que traduzem o Market Share em números podem ser representados pelo valor de mercado, pela porção do público que prefere a marca em questão, pelo volume de vendas, entre outros aspectos.

Linha de Produção

Antes de tudo falando em linha de produção, a Marluvas basicamente triplicou seus números entre os anos de 2010 e 2020. Esse fator foi capaz de contribuir consideravelmente para o aumento da qualidade de vida das comunidades onde a marca possui unidades produtivas. Todavia para se ter ideia do que estamos falando, na cidade de Dores de Campos, terra natal da Marluvas, o PIB per capita contabilizado em 2010 girava em torno de R$11.890,00.

Todavia, no ano de 2017, durante a realização do último censo do IBGE, a Marluvas fez nova consulta do PIB per capita da cidade e constatou que o novo valor era de R$26.863,00. Os números mostram que o PIB de Dores de Campos mais que dobrou em um período de apenas sete anos, mesmo período onde o PIB nacional teve queda. Na cidade de Capitão Enéas, onde a Marluvas passou a produzir calçados no ano de 2011, o PIB per capta teve um aumento de 52,3% entre os anos de 2011 e 2017.

A Marluvas não é a única empresa presente nessas regiões, mas é, de longe, a maior empregadora e contribui de forma direta no crescimento local. Em Prados o crescimento do Produto Interno Bruto, entre 2010 e 2017, foi de 57,82%. Em Madre de Deus de Minas a Marluvas passou a produzir no ano de 2012 e o crescimento do PIB da cidade, até 2017, foi de 91% por habitante. Número absolutamente expressivo para um período de apenas cinco anos. São Vicente de Minas e Minduri cresceram seus PIB’s em 67%.

Inegavelmente a cidade de Cruzília obteve um crescimento do PIB de 48%. Os números positivos não deixam dúvidas sobre a influência positiva da Marluvas nas comunidades onde atua. Confira o vídeo com o chefe de operações Pedro Arcara Neto. A empresa consegue impactar diretamente a qualidade de vida local por meio da geração de empregos e também da atuação socioambiental. Grande parte do sucesso da marca se deve também aos parceiros que caminham lado a lado.

Marluvas e a responsabilidade socioambiental

A saber, além de se preocupar com o aumento dos números internos relacionados à produção, a Marluvas se preocupa também em cuidar do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável das comunidades que acolhem suas unidades de produção. Afinal de contas o negócio da Marluvas é proteção, não é mesmo!?. Das pessoas e da natureza. Na prática a Marluvas desenvolve uma série de ações e projetos ambientais nas comunidades onde atua.

O EDUCAM é uma dessas iniciativas. O projeto, implementado nas cidades de Dores de Campos e Capitão Enéas, com o propósito de conscientizar alunos das escolas públicas e privadas sobre a importância de realizar ações de preservação. Os alunos desenvolvem atividades na escola e são estimulados a reproduzir e incentivar os bons hábitos dentro de suas casas.

Outra prioridade na Marluvas é a reciclagem. Com toda a certeza, todos os resíduos gerados no dia a dia de produção são separados, reaproveitados e recebem a destinação correta. O trabalho é feito em conjunto com empresas licenciadas, garantindo padronização e eficiência. Antes de realizar este projeto ambiental, a Marluvas destinava 100% dos seus resíduos a aterros industriais. Atualmente este percentual caiu para 85% e os outros 15% são enviados para reciclagem.

Os resíduos de PU (poliuretano) são reutilizados na confecção de calçados tradicionais e a espuma na confecção de pelúcias e almofadas. Além disso a empresa conta também com Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em todas as unidades. Os resíduos dos sanitários e lavatórios são tratados com supervisão diária e análise físico-química de efetividade capazes de assegurar o acompanhamento adequado.

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