Turismo, paisagens naturais indescritíveis e uma pitada de aventura. Unindo esses três pilares do Ecoturismo no Brasil você vai praticar atividade física sem perceber e desbravar as mais belas e paradisíacas paisagens espalhadas pelo país. Afinal aqui no blog estamos sempre falando sobre a importância de cuidar da saúde no trabalho e também fora dele. A prática de atividades físicas regulares é essencial para uma vida equilibrada e você não precisa estar obrigatoriamente matriculado em uma academia para se exercitar.

O Ecoturismo, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, consiste em uma atividade turística que utiliza patrimônios naturais e culturais de forma sustentável. Além disso, o Ecoturismo, busca o bem estar da população por meio da formação e do fortalecimento da consciência ambiental. Tudo isso por meio de um contato intenso e cuidadoso com o meio ambiente.

Atividades de Ecoturismo no Brasil

“O Ecoturismo possui entre seus princípios a conservação ambiental aliada ao envolvimento das comunidades locais, devendo ser desenvolvido sob os princípios da sustentabilidade, com base em referenciais teóricos e práticos, e no suporte legal. O desenvolvimento sustentável é um conceito que visa harmonizar o crescimento econômico com a promoção da igualdade social e preservação do patrimônio natural, garantindo que as necessidades das atuais gerações sejam satisfeitas sem, contudo, comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.”

Existem uma série de atividades que se encaixam na categoria Ecoturismo: mergulho, trilha, observação de fauna e flora, visitas em cavernas e grutas, atividades de pesca, rapel, mountain bike, entre muitas outras. Conquanto a variedade de opções permite que o Ecoturismo seja desfrutado por pessoas de todas as idades e com os mais diferentes níveis de condicionamento físico. Lembrando sempre que é importante se conhecer, entender os limites do próprio corpo e procurar orientação profissional quando a prática demandar.

Exercite sua consciência ambiental praticando o Ecoturismo

O Ecoturismo é chamado também de Tursimo Ecológico. Como dito anteriormente, a prática é realizada em total contato com a natureza e desenvolvida seguindo princípios sustentáveis. O Ecoturismo visa a criação de laços e o fortalecimento da harmonia entre ser humano e meio ambiente. Se você está procurando um local de trekking, por exemplo, certamente vai se preparar para caminhadas longas e cansativas. Durante as caminhadas é comum carregar pelo menos algumas garrafinhas de água e frutas/lanches rápidos para repor as energias ao longo do dia.

O primeiro pensamento que se deve ter nesse caso é guardar o lixo produzido e descartá-lo apenas em local adequado. Não jogue embalagens na natureza e tão pouco descarte as cascas de fruta pelo caminho. Imagina escorregar em uma casca de banana enquanto faz sua trilha!? Desagradável e extremamente perigoso. Essa dica serve para qualquer passeio/prática esportiva dentro do Ecoturismo (fora dele também! Bom senso a todo tempo!).

Além das práticas mais básicas como essa, existem locais que colocam algumas regras específicas a fim de preservar ainda mais os recursos locais. Reservas ambientais são exemplo de lugares com orientações mais rígidas. Por este motivo é importante procurar conhecer antecipadamente o destino desejado e respeitar suas especificidades.

Pratique Ecoturismo no Brasil de forma segura

Cada tipo de passeio/prática esportiva do Ecoturismo vai exigir um tipo de vestimenta e equipamentos específicos. Além disso, procurar orientação profissional em determinadas situações, em todas elas é importante respeitar os pré requisitos básicos. Quem vai praticar esportes no mar deve vestir malhas específicas, não descuidar do protetor solar, além de respeitar os limites físicos e da natureza.

Os amantes da bike, por exemplo, devem usar capacetes, bermuda de ciclista, proteção para joelhos e cotovelos e calçado adequado. Enquanto para o trekking é importante utilizar roupas leves e calçado reforçado. O calçado de trekking deve ser mais do que um tênis de caminhada comum. É importante que o calcanhar esteja bem seguro e estável para evitar torções e lesões. O solado deve ser antiderrapante e o tecido impermeável, já que o contato com a natureza pode te colocar para atravessar pequenos riachos a pé.

Enfim, em todo caso é importante estar sempre em contato com profissionais do esporte e guias turísticos do destino escolhido. O Ecoturismo é uma prática que traz benefícios à saúde física, mental e ao bem estar social, mas é importante que o mesmo seja realizado com consciência e responsabilidade.

Cinco destinos no Brasil para conhecer com o Ecoturismo

O Brasil é um país extremamente rico em belezas naturais e todo mundo merece conhecer pelo menos um destes destinos.

  • Conceição do Ibitipoca – Minas Gerais

Em primeiro lugar, um vilarejo no interior de Minas Gerais com casinhas coloridas, ruas de pedras e muita natureza. Conceição do Ibitipoca abriga o Parque Estadual Do Ibitipoca, uma reserva natural dividida em quatro circuitos (trilhas). Pelo caminho diversas cachoeiras, piscinas naturais e paisagens de tirar o fôlego. Conheça a Janela do Céu e se encante por uma das mais belas vistas de Minas Gerais.

  • Fernando de Noronha – Pernambuco

Em segundo lugar, o Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km². A ilha principal, maior de todas e única habitada, dá nome ao arquipélago. Há quem diga que Noronha é o melhor lugar do mundo para mergulho. Visto que as águas possuem temperatura média de 26ºC e visibilidade de até 50 metros na horizontal. As outras dezenove ilhas do Arquipélago de Fernando de Noronha estão inseridas na área do Parque Nacional Marinho, são desabitadas e só podem receber visitas com licença oficial do IBAMA.

Mais alguns destinos

  • Canela – Rio Grande do Sul – Ecoturismo no Brasil

Logo depois, tranquilidade e muitas opções de lazer e descanso. A cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, é bastante atrativa para o Ecoturismo com seus belos parques, matas nativas, ar puro e o cantar dos pássaros. Quem visita a cidade pode aproveitar as quedas d’água com até 131 metros, trilhas, morros e vales com vistas inesquecíveis. Só para ilustrar alguns dos atrativos são: passeios a cavalo, quadriciclos, jipe 4 x 4, visita a ruínas históricas, passeios de helicópteros e muitas outras atividades.

  • Morro de São Paulo – Bahia

Sem dúvida, Morro de São Paulo é uma vila situada na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, na região conhecida como Costa do Dendê, no estado da Bahia. A história da vila passa pelo Brasil Colônia e suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países. Um destino belíssimo para os amantes do Ecoturismo. Além disso, curtir piscinas naturais, apreciar o pôr do sol e observar as baleias jubartes (entre julho e novembro), é possível praticar atividades como surf, mergulho, passeio no mangue e se aventurar na famosa “Tirolesa do Morro”.

  • Monte Verde – Minas Gerais

Por fim, eleita pela booking.com como um dos dez lugares mais acolhedores do mundo, a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, oferece diversas opções em Ecoturismo. Você pode praticar ciclismo nas montanhas mineiras, desbravar trilhas com paisagens de tirar o fôlego, andar de quadriciclo pelas estradas de terra das fazendas, praticar arvorismo, rapel, entre outras atividades.

#Indicca – Geração de Conteúdo

# botas alpinismo #bota confortável #bota alpinismo # botas aventura