notícias

medicina do trabalho ajuda a melhorar sua empresa

Entenda como a medicina do trabalho ajuda a melhorar sua empresa

Entenda como a medicina do trabalho ajuda a melhorar sua empresa. No artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e agradável. Essa é uma de nossas maiores preocupações. Assim deve ser também a de todo empresário ou responsável por equipes que estejam expostas a todo e qualquer risco ocupacional em seu dia a dia de trabalho. Vamos conhecer a medicina do trabalho?

 

Quando você ouve falar em medicina do trabalho no que você pensa? Exame demissional e admissional? Se sua resposta foi positiva sinto informar que você está enganado. E o pior de tudo é que quando uma empresa tem visão equivocada sobre a medicina do trabalho. Desta forma não se alia a ela no dia a dia, as chances de prejuízo são enormes.

Entenda como a medicina do trabalho ajuda a melhorar sua empresa

Quando não há devida atenção com a saúde do trabalhador, aumentam os casos de doenças ocupacionais. Assim consequentemente de afastamentos. Isso afeta diretamente a rotina de trabalho e acaba causando prejuízos à empresa pela queda no rendimento do trabalho. Sofrer por conta de prejuízo é a última coisa que queremos nos dias de hoje.

 

Portanto, é importante estar atento aos benefícios oferecidos pela medicina do trabalho.  Certamente que vão muito além dos exames admissionais e demissionais, citados anteriormente. Sua empresa pode ser muito melhor para o trabalhador. Desta forma ser bem vista externamente e com uma credibilidade inquestionável.

 

Conheça a medicina do trabalho

 

Muito mais do que apenas cuidar de exames admissionais e demissionais. Também oferecer planos de saúde. Assim a medicina do trabalho é uma especialidade que lida com a prevenção das doenças ocasionadas pelas atividades de trabalho. Também auxilia no controle de riscos do ambiente. A medicina do trabalho zela para que o trabalhador realize todas as atividades que lhe são destinadas, sem que estas causem danos à sua saúde física e mental.

 

Podemos dizer que a medicina e a segurança do trabalho são irmãs inseparáveis. Uma está sempre fazendo companhia para a outra e indo atrás de um mesmo objetivo. As duas adotam medidas preventivas no que diz respeito a saúde e segurança do trabalho. A medicina do trabalho promove ainda um acompanhamento periódico e individual em caso de necessidade por parte do trabalhador.

 

Vale ressaltar que segurança e medicina do trabalho não são iniciativas facultativas. A presença de um programa que garanta a saúde do trabalhador e humanize suas funções em todas as empresas,  são exigidas por lei e baseadas em Normas Regulamentadoras. O descumprimento dessas ações pode levar a empresa a sofrer sérios danos.

 

A Norma Regulamentadora nº7 afirma que as organizações devem oferecer a medicina do trabalho e implementar ações do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A lei também garante ao funcionário que não recebe o devido amparo por parte da empresa, o direito de pedir indenizações e reparos por qualquer prejuízo sofrido.

 

Apresente a medicina do trabalho ao seu colaborador

 

É muito importante inserir a medicina do trabalho na rotina diária do trabalhador. Isso pode ser feito por meio da difusão de informações entre a equipe. Informe sempre aos seus colaboradores sobre qual é a importância de estar em dia com os exames de rotina. É importante orientá-los também quanto à periodicidade desses exames. Um médico do trabalho será o responsável por essas informações.

 

Medidas como essas, a princípio bastante simplórias, podem evitar casos de doenças e outros problemas facilmente diagnosticáveis que acarretam em afastamentos. A medicina do trabalho visa a preservação da saúde física e mental de toda a empresa. Manter a qualidade de vida e a segurança do trabalhador garante que as atividades serão desenvolvidas com mais qualidade.

 

Se sua empresa tiver estrutura suficiente, você pode contratar um médico especialista em medicina do trabalho e reservar uma sala que servirá de consultório médico. É importante  buscar um profissional que domine a área, que é bem ampla. O médico responsável vai analisar o ambiente como um todo e auxiliar no desenvolvimento de um programa eficaz de prevenção de doenças, além de estar à disposição do trabalhador caso apareçam problemas que afetem seu trabalho.

 

Outra opção é fazer uma parceria com alguma empresa que terceirize os serviços de saúde e segurança do trabalho. Dessa maneira você não terá apenas um único médico para cuidar de todos os seus funcionários, mas sim uma equipe inteira treinada e especializada para lidar com diversas situações. E ainda economiza em questão de estrutura física e de custo profissional.

Na terceirização, além dos profissionais de medicina do trabalho você pode contar ainda com os profissionais de segurança do trabalho. Com esses dois especialistas atuando em conjunto as ações e resultados de promoção e prevenção à saúde serão muito mais eficazes. Médicos, terapêutas ocupacionais, técnicos em segurança do trabalho, todos estarão à disposição da sua empresa.

 

Adotar medidas de segurança com a saúde do seu colaborador traz credibilidade para a sua empresa, aumenta a produtividade da equipe, previne doenças, acidentes e afastamentos decorrentes desses eventos indesejados.

 

Medicina do trabalho e a segurança do seu colaborador

 

Além de promover a medicina do trabalho por meio do incentivo à realização de exames preventivos, e oferecendo suporte físico e mental, é importante ressaltar também a importância dos trabalhos voltados especificamente para a segurança do trabalhador no que tange a prevenção de acidentes ocupacionais.

 

Realize treinamentos periódicos que conscientizem os colaboradores sobre a importância da correta utilização dos equipamentos de proteção individual. Ensine-os a conservar seu equipamento sempre em bom estado e a utilizá-lo somente em horário de serviço. Lembre-se também de oferecer a eles o que há de melhor em equipamentos de segurança.

Se seu colaborador trabalha em movimento ele deve ter um cuidado especial com os pés. A escolha do calçado é crucial para que ele esteja seguro e confortável o tempo todo. Sapatos resistentes, antiderrapantes, antitranspirantes, anti chamas. Tudo isso você encontra na Marluvas. As melhores tecnologias do mercado quando se trata de calçado de segurança. Pesquise e comprove que a Marluvas é líder absoluta no segmento.

medicina do trabalho ajuda a melhorar sua empresa

 

Além dos equipamentos de proteção, é importante orientar quanto ao uso correto dos equipamentos de trabalho. Sempre que houver um equipamento ou um funcionário novo, realize treinamentos e aproveite para unir a empresa toda neste momento. Os mais antigos se reciclam e os mais novos se integram.

 

Não descuide da saúde e da segurança dos seus colaboradores. São eles que mantém sua empresa em movimento.

 

#Indicca – Geração de Conteúdo