A utilização do equipamento de segurança reforçado é obrigatória em diversas atividades de trabalho. Os equipamentos de proteção individual são fundamentais para garantir a integridade física do trabalhador impedindo a ocorrência de acidentes e lesões ocupacionais.

Os calçados de proteção estão entre os equipamentos de segurança que podem ser utilizados em diversos tipos de atividades. Dos chefes de cozinha aos serventes de obra, passando pelos militares e profissionais de saúde, todos esses trabalhadores utilizam calçados de segurança.

É claro que todos esses profissionais não utilizam o mesmo tipo de calçado. Para cada profissão existe um equipamento de segurança específico, confeccionado em materiais especiais e capazes de suportar riscos e impactos de intensidades diferentes.

Para cada atividade um equipamento de segurança específico

É importante entender que os equipamentos de segurança são escolhidos de acordo com os riscos específicos de cada atividade. Não existe uma padronização de equipamentos e cada caso deve ser analisado pelos profissionais em saúde e segurança do trabalho.

A partir do estudo do local e das atividades de trabalho realizadas, são apontados os equipamentos de segurança necessários para cada trabalhador. Cabe ao empregador garantir que todos os EPIs sejam adquiridos e entregues em perfeito estado.

Os calçados de segurança utilizados em hospitais e cozinhas, por exemplo, possuem características em comum, mas são completamente diferentes dos calçados que devem ser utilizados em canteiros de obras.

Muitas pessoas nem sabem que os calçados utilizados em cozinha e hospitais atuam como equipamentos de segurança, mas eles são itens indispensáveis para atuação na área. Os calçados para esses ambientes devem ser leves e confortáveis, considerando que esses profissionais passam a maior parte do tempo caminhando.

É importante também que, para a cozinha, o calçado seja impermeável e antiderrapante, já que o chão costuma estar molhado na maior parte do tempo. Para a área da saúde é indispensável um calçado que, além de ser impermeável, seja resistente a produtos químicos.

Para cozinha e ambiente hospitalar os calçados devem ser resistentes a materiais cortantes e perfurantes. Para ambas as áreas a Marluvas possui linhas de calçados de segurança que atendem a todas essas especificações.

A linha Flex Clean é fabricada em EVA, um tipo de plástico (polímero) emborrachado, flexível, com propriedades adesivas e componentes à prova d’água. Calçados leves, duráveis e resistentes a impactos.

A linha All Work é outra linha de calçados de segurança que pode ser utilizada em cozinhas e hospitais. Essa linha possui calçados tipo bota, com cano de 25 e 30cm e confeccionados em PVC. Todas as botas All Work possuem solado full grip antiderrapante e opcionais de biqueira de aço, forração interna e fechamento em polaina.

Outras atividades, mais pesadas e com riscos físicos mais eminentes, demandam a utilização de equipamentos de segurança mais reforçados. Para a construção civil, por exemplo, é ideal que se utilize calçados reforçado em sua totalidade.

Os calçados ideais são aqueles que oferecem o máximo de conforto e estabilidade aos pés, resistência a cortes e perfurações, resistência a esmagamento, solado antiderrapante e antiperfurante.

Canteiros de obras e atividades militares são exemplos de atividades que demandam a utilização desse tipo de calçado. A linha Premier Plus Marluvas atende a todas essas especificidades com atenção especial ao solado dos calçados da linha.

O solado dos equipamentos de segurança Premier Plus são totalmente resistentes a objetos cortantes, perfurantes e a abrasão. O que garante essa resistência são as duas camadas de poliuretano (PU), injetadas diretamente no cabedal.


A primeira camada de PU, a entressola, é mais macia e leve e confortável, com densidade de 0,4g/cm3. A segunda camada, a sola, é mais compacta e possui densidade de 1,0g/cm3. O solado ainda possui sistema antiderrapante constituído de ranhuras especiais de 3mm de altura e 6mm de largura.

Para se ter ideia da resistência desse solado, a Marluvas realiza uma série de testes em seus equipamentos de segurança e a bota Premier Plus só é rompida de forma completa com um jato de água concentrado e direcionado.


Mas calma que não é qualquer jato de água. O teste é realizado com uma combinação de água + abrasivo, direcionados com uma pressão 80 vezes maior que a exercida por uma mangueira de incêndio, cerca ed 6.480 bar.

Essa combinação é capaz de romper placas de aço de até 30 centímetros, vidros blindados, pedras maciças, latarias de automóveis e mais. Clicando neste link você pode comprovar a resistência dos calçados de segurança da linha Premier Plus.

Escolha o melhor equipamento de segurança

Um equipamento de segurança tem papel muito importante na rotina de trabalho e na saúde dos colaboradores. Trabalhador protegido e confortável produz mais e melhor. A Marluvas possui calçados destinados a diversos tipos de atividades.

Todas as linhas são desenvolvidas pensando na segurança e no conforto total do trabalhador.

#Indicca – Geração de Conteúdo