Equipamentos de proteção individual – Conheça os calçados em EVA

Se você costuma acessar nosso blog, provavelmente já se deparou com o tema “segurança no trabalho”. O assunto é recorrente em nossos textos por um motivo simples: é de extrema importância. Mas, caso ainda não esteja familiarizado com o termo, não se preocupe, porque vamos relembrar um pouco sobre o que é e por que é preciso investir em segurança no trabalho.

Segurança no trabalho

A segurança no trabalho se refere a todas as medidas necessárias para prevenir qualquer tipo de acidente e reduzir os riscos aos quais um trabalhador está exposto. Para tanto, as empresas devem seguir as Normas Regulamentadoras (NRs) instituídas pelo Governo Federal, que determinam, por lei, quais precauções devem ser tomadas nas mais diversas situações de trabalho. Desse modo, existem mais de 30 NRs – cada uma leva em consideração as peculiaridades dos serviços e dos ambientes de trabalho. Há, por exemplo, a NR-10, voltada às medidas de segurança para trabalhos com eletricidade, e a NR-32, que determina diretrizes para serviços de saúde.

Normas Regulamentadoras

Um dos principais pontos da maior parte das Normas Regulamentadoras faz referência à utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Os EPIs, como o próprio nome diz, são equipamentos que irão proteger cada trabalhador de uma série de riscos, como quedas, queimaduras e choques. Esses equipamentos serão definidos de acordo com o ambiente de trabalho. Quem trabalha com eletricidade, por exemplo, deve utilizar equipamentos isolantes, enquanto aqueles que lidam com produtos químicos devem dispor de botas e luvas impermeáveis.

Norma Regulamentadora do EPI

A Norma Regulamentadora 6 trata, exclusivamente, dos EPIs. Segundo a NR-6, de acordo com as peculiaridades de cada atividade profissional, é obrigatório por parte do empregador fornecer todos os equipamentos necessários para proteger a saúde, segurança e integridade do trabalhador. Contudo, não é suficiente apenas fornecer os EPIs: é necessário exigir o uso desses equipamentos de segurança.

É preciso seguir à risca todas as normas previstas por lei

Dessa forma, é preciso seguir à risca todas as normas previstas por lei, sob risco de penas previstas pela legislação. A correta implementação das Normas Regulamentadoras no ambiente de trabalho garante a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, sendo imprescindíveis em qualquer empresa privada ou órgão público. A orientação sobre a utilização adequada dos EPIs também é de responsabilidade do empregador. Um equipamento mal colocado ou usado de forma incorreta pode ser ineficaz e falhar na hora de proteger o trabalhador de riscos e acidentes. Portanto, quando o assunto é segurança, é essencial não somente fornecer todos os equipamentos necessários, como também informar sobre a correta utilização desses EPIs.

Atenção à certificação dos equipamentos de proteção individual

 Entretanto, além de tais medidas, é preciso estar atento à certificação dos equipamentos de proteção individual. Os EPIs devem possuir Certificado de Aprovação (CA) expedido pelo órgão competente do Estado. O CA tem data de validade e, para que a situação do produto esteja sempre regular, é necessário renová-lo de tempos em tempos. Dessa forma, será possível analisar, de forma recorrente, se o equipamento de segurança está de acordo com as normas estipuladas e, no caso de novas regras, se ele se adequou à nova legislação. Os calçados Marluvas possuem todos os certificados exigidos para garantir a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador. Conte sempre com uma empresa de confiança e qualidade para fornecer os EPIs corretos para seu ambiente de trabalho.

Os calçados em EVA Equipamentos de proteção em EVA

Dentre os diversos equipamentos de proteção individual estão capacetes, luvas, máscaras e, é claro, os calçados. Alguns desses EPIs, como botas de borracha ou PVC, são conhecidos por muitos, mas você já ouviu falar dos calçados em EVA?

O EVA é a forma popular de se referir ao Etileno Acetato de Vinila, um polímero emborrachado. Provavelmente você já viu folhas de EVA em papelarias e até já as utilizou em trabalhos escolares ou artesanatos. Entretanto, esse produto é bastante versátil, podendo ser empregado, ainda, na fabricação de tatames ou até protetores de para-choques.

Calçados de Etileno Acetato de Vinila – (Equipamentos de proteção em EVA)

Nos calçados, o Etileno Acetato de Vinila é utilizado para dar leveza e flexibilidade. Devido a essas características, os calçados em EVA são muito confortáveis, se mostrando perfeitos para quem tem jornadas extensas de trabalho e necessita de comodidade. Esse tipo de EPI também é uma boa pedida para quem fica muito tempo em pé ou transita recorrentemente no ambiente de trabalho, como enfermeiros e médicos plantonistas. Dessa forma, mesmo em serviços com cargas horárias longas e atividades que requeiram movimentos constantes, os calçados em EVA são capazes de dar conforto e comodidade ao trabalhador, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho.

Calçados possuem alta absorção de impacto

Além disso, esses calçados possuem alta absorção de impacto – é por esse motivo que os Equipamentos de proteção em EVA são utilizados na fabricação de tatames, usados em esportes que envolvem artes marciais e lutas, por exemplo. Isso aumenta a durabilidade do produto, que não “acaba” com facilidade. Outra vantagem dos calçados em EVA é a fácil higienização. Por ser uma espécie de material emborrachado, o Etileno Acetato de Vinila é muito fácil de limpar. Às vezes apenas água e sabão são suficientes para retirar sujeiras e manchas. Quando isso não é o bastante, pode-se usar detergente, cloro ou água sanitária. Entretanto, é preciso tomar cuidado com temperaturas elevadas, que podem derreter o produto. O ideal é fazer a secagem com um pano ou à sombra.

Segurança e comodidade do trabalhador

Pensando na segurança e na comodidade do trabalhador, a Marluvas criou a linha Flex Clean, composta exclusivamente por calçados em EVA (Equipamentos de proteção em EVA). Além do conforto, da absorção de impacto e da fácil higienização, os calçados Flex Clean têm solado Full Grip, com tecnologia antiderrapante, e são impermeáveis. Os solados antiderrapantes – assim como os calçados em EVA – são perfeitos para quem trabalha com saúde, alimentação ou serviços gerais, pois são mais aderentes e previnem quedas devido a escorregões ou derramamento de líquidos. Já a impermeabilidade impede que haja eventuais contatos com produtos químicos perigosos, como os corrosivos e irritantes, ou até biológicos, como sangue. A linha Flex Clean também possui palmilhas higiênicas, que absorvem umidade, promovendo ainda mais conforto e comodidade.

Outro diferencial dessa linha Marluvas é a sustentabilidade. Além de cuidar da saúde e segurança do trabalhador, os calçados em EVA Flex Clean são recicláveis. Mais um motivo para confiar na qualidade Marluvas, não é mesmo? Conheça nossas linhas e escolha o calçado ideal para suas necessidades.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#galocha #botas sete léguas #calçados de proteção #eva