A profissão de soldador é bastante delicada e demanda a utilização de equipamentos de segurança para solda específicos. Além da máquina de solda, o soldador também realiza atividades com maçaricos e máquinas de corte. Por isso, os equipamentos de segurança devem ser capazes de impedir estilhaços, calor e ruídos.

Existe uma diversidade de EPIs destinados ao operador de solda: máscaras de solda, luvas de proteção, peneiras, vestimentas específicas e outros acessórios para proteção do corpo. Trabalhadores autônomos são responsáveis pela compra e manutenção dos próprios equipamentos de segurança.

Funcionários de empresas devem receber os EPI’s dos empregadores.

Equipamentos de segurança básicos para soldadores

Sem dúvida os equipamentos de segurança destinados à proteção dos trabalhadores que operam equipamentos de solda e corte devem ser resistentes a corte e calor.

Máscara de solda

Primeiramente a máscara de solda é um equipamento de segurança característico dos soldadores. É comum que as pessoas reconheçam esses trabalhadores apenas pelas grandes máscaras posicionadas diante do rosto.

Existem máscaras de solda manuais e automáticas. As máscaras automáticas conseguem se adaptar às diferentes condições de luz, durante o dia ou a noite, diferentemente da máscara manual.

Algumas máscaras conseguem cobrir toda a cabeça do soldador, enquanto outras contemplam apenas a parte da frente do rosto, testa e queixo. O importante é que todas ofereçam proteção ultravioleta para que o operador não corra riscos devido à radiação emitida pela solda.

Com toda a certeza ela nunca deve ser deixada de lado.

Luvas de segurança

As luvas de segurança para soldadores devem ter proteção contra riscos térmicos, além de serem resistentes a qualquer tipo de abrasão. Alguns modelos são tricotados com fios térmicos, enquanto outros são feitos com camadas extras de couro e forro especial. É importante que a luva seja confortável para o trabalhador.

A Luva de proteção Marluvas, é uma luva perfeita para solda. A luva de solda possui alto desempenho e é confeccionada em couro especial resistente a altas temperaturas. Além disso as costuras são todas feitas em aramida, material também resistente a chamas, e a luva ainda possui forração térmica que proporciona controle de temperatura e conforto ao trabalhador.

A Luva de solda Marluvas é cem por cento testada e aprovada em conformidade com a EN388 e também segue os testes impostos pela EN407 e pela EN12477, ambas relacionadas a altas temperaturas e chamas. A luva de solda é um equipamento de segurança com nível máximo de proteção para contato com metais fundidos, calor convectivo e de contato.

O design e o tamanho da luva de solda Marluvas são pensados para proporcionar o máximo de conforto e desempenho ao trabalhador. Conheça a Luva de Solda. É recomendável que a luva de proteção seja utilizada sempre em conjunto com mangotes e outros equipamentos de segurança.

Mangote de proteção

Os mangotes oferecem proteção aos braços dos trabalhadores contra chamas e respingos. Além disso, eles funcionam com uma espécie de extensão das luvas e podem ser usados combinados com aventais sem mangas.

Óculos de proteção

Os óculos são equipamentos de segurança que devem ser usados mesmo com as máscaras pois funcionam como uma barreira extra para proteção dos olhos. Assim como as máscaras, é possível encontrar modelos manuais e automáticos. O ideal é que o trabalhador experimente diferentes modelos e escolha o mais confortável para ele.

Protetor auricular

Trabalhadores que desempenham atividades por mais de oito horas diárias não podem se expor, sem proteção, a níveis de decibéis maiores que 80. Por isso os soldadores precisam de protetores auriculares como equipamento de segurança.

Avental

O avental de raspa está na lista de equipamentos de segurança para operadores de solda. Sua função é proteger o tronco contra respingos, faíscas, objetos cortantes e escoriantes. Contudo, o avental também protege contra radiações não ionizantes

Touca

A chamada “Touca Árabe” deve cobrir toda a cabeça do soldador. A touca é um equipamento de segurança feito para impedir que a cabeça seja atingida por estilhaços, além disso é confeccionada com material antichamas.

Perneiras

Confeccionadas em raspa, as perneiras têm velcro ou fivelas metálicas e devem ser coladas na perna e nos sapatos do usuário. Visto que a função desse equipamento de segurança é proteger a perna do soldador contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos.

Blusão de raspa

O blusão é um dos equipamentos de segurança destinados ao tronco do soldador. A espessura do blusão pode chegar a 1,50 milímetros de gramatura e pode ter uma película de alumínio que aumenta a eficácia da proteção.

Máscara respiratória

Com o intuito de impedir que o soltador respire partículas metálicas, a máscara respiratória deverá ser utilizada por baixo da máscara de solda.

Por fim botas de couro especial e casaco de soldador complementam a lista de equipamentos de segurança destinados a esses trabalhadores. O trabalhador, além de utilizar sempre e corretamente esses equipamentos, devem também seguir à risca todas as boas práticas de segurança do trabalho.

#Indicca – Geração de Conteúdo