notícias

Esportes e proteção: entenda a importância

Esportes e proteção: entenda a importância

Esportes e proteção: entenda a importância! Que praticar esportes faz muito bem pra saúde a gente sabe né!? Movimentar o corpo praticando algum tipo de atividade física, traz inúmeros benefícios a curto, médio e longo prazo. Existem esportes dos mais variados tipos e níveis de dificuldades. Pessoas de todas as idades e com os mais diversos tipos de limitação, têm a oportunidade de se movimentar e acrescentar uma dose extra de saúde no dia a dia.

 

A prática de esportes pode ocorrer em lugares variados. Pode ser dentro de uma academia ou ao ar livre. Na rua, na praia, no campo, nas montanhas, temos infinitas possibilidades. O importante é sempre procurar orientação médica antes de começar a praticar, além da ajuda de um profissional experiente na área desejada.

Esportes e proteção: entenda a importância

Contar com o auxílio de profissionais qualificados, vai evitar que você sofra lesões por conta de movimentos realizados da maneira errada e também pelo esforço inadequado. Mas durante a prática de esportes, tão importante quanto ser apoiado por profissionais, é utilizar equipamentos específicos de proteção.

 

Equipamentos de proteção para a prática de esportes

 

Os equipamentos de proteção, vão te livrar de uma série de graves lesões enquanto você pratica seus esportes favoritos. Se você escolher uma atividade um pouco mais radical, o uso das proteções é ainda mais importante. É claro que nós não esperamos sofrer graves acidentes, mas prevenir nunca é demais.

 

Capacetes, joelheiras, cotoveleiras, calçados… Todos estes equipamentos vão oferecer segurança e proteger as articulações de alguma fratura ou lesão mais séria. Eles absorvem o impacto quando você de choca com algum obstáculo, ou durante uma queda. Isso pode te salvar de um possível osso quebrado, por exemplo.

 

Vamos falar um pouco mais sobre os equipamentos de proteção individual para a prática de esportes, e também sobre qual é a sua importância específica.

 

  • CAPACETE

O capacete é um equipamento indicado para praticamente todos os tipos de esportes considerados radicais. Isso porque uma fratura no crânio pode causar sérios danos à saúde, isso quando não são irreversíveis. O capacete protege contra choques em quedas e colisões, e também em casos que objetos caiam sobre a cabeça da pessoa.

 

Muitos atletas consideram o capacete um equipamento careta, mas ele acaba sendo uma das formas mais baratas e eficazes de proteção. E convenhamos que é melhor prevenir uma lesão do que deixar de praticar esportes por meses. Dicas importantes na hora de usar o capacete, é deixar a fivela sempre bem ajustada. Caso contrário, se você sofrer um acidente, o capacete vai voar da sua cabeça e te deixar desprotegido. Lembre-se também de comprar o capacete no tamanho correto para sua cabeça.

 

Alguns esportes que demandam o uso do capacete são: ciclismo, skate, futebol americano, basebol e outros.

 

  • LUVAS

As luvas, assim como o capacete são utilizadas em diferentes esportes. Entretanto, esse equipamento de proteção cumpre diferentes papeis em cada um deles. Os ciclistas, por exemplo, acabam negligenciando o uso da luva pois acham que ela serve apenas para fins estéticos. Mas se engana quem pensa assim. As luvas protegem as mãos do ciclista em caso de quedas e também oferece mais conforto em pedaladas de longa distância e em terrenos irregulares.

 

  • PROTETOR DE PULSO

Os protetores de pulso ou munhequeira servem para proteger os pulsos, como o próprio nome já diz. Eles servem para proteger e dar firmeza ao pulso em alguns esportes e também para evitar torções graves. Existem protetores de pulso fabricados com diversos materiais, em diferentes modelos e dimensões, então é importante estar atento na hora da compra.

Escolha o protetor que tenha mais a ver com suas necessidades específicas. Além de garantir a segurança, muitos atletas afirmam que as munhequeiras ajudam no melhor desempenho durante a prática dos esportes.

 

  • JOELHEIRAS

As joelheiras tem a função de proteger as articulações do joelho e também atuam na manutenção da circulação sanguínea ao reter o calor da região. Esse reforço na circulação ajuda a evitar dores e lesões musculares. Alguns esportes têm grande risco de queda e a joelheira também protege seu joelho de ficar ralado nesses casos. Ferimentos nessa área comumente levam tempo para cicatrizar.

 

  • COTOVELEIRA

Tem o papel de proteger as articulações do cotovelo, da mesma maneira que a joelheira age na região do joelho. Auxilia na circulação e evita ralados indesejados. Dependendo do material com o qual a cotoveleira é fabricada, ela serve para oferecer conforto durante a prática de determinados esportes.

 

  • CALÇADOS e CALÇADOS DE SEGURANÇA

Praticamente unanimidade. Muito utilizado em diversos esportes, o calçado correto tem papel crucial na vida de quem pratica atividade física. Escolher um tênis inadequado pode causar lesões sérias no joelho ou na coluna, por exemplo. Primeiramente todo mundo deve identificar seu tipo de pisada. Pronada, supinada ou neutra. Identificando essa característica você vai escolher um tênis que corrija sua pisada e seja adequado à prática esportiva desejada.

 

Academia, corrida, futebol, vôlei, crossfit, existem modelos destinados a todo e qualquer tipo de atividade. Agora, se você é adepto aos esportes de contato com a natureza, que expõem o corpo a diversas situações inesperadas, você precisa de um calçado ainda mais especial. Um calçado de proteção reforçado, anti-impacto, impermeável e resistente o suficiente para te acompanhar em qualquer ocasião.

 

Esportes como trilhas e escaladas exigem esse tipo de calçado específico e a Marluvas pode de oferecer o que você precisa. A empresa é especializada em calçados de segurança e trabalha com tecnologias de ponta. Essas tecnologias ajudam a tornar o calçado seguro e confortável, além de oferecer um design diferenciado. Pesquise e descubra quais são os modelos que melhor atendem sua necessidade.

Esportes para a vida

Esportes e proteção: entenda a importância

Para que a prática de esportes seja cada vez mais prazerosa e saudável, é importante nos atentarmos para os equipamentos corretos a serem utilizados e também para os profissionais capacitados que vão nos acompanhar no dia a dia.

 

Escolha um local seguro e adequado para receber a prática desejada; use sempre roupas leves e confortáveis; hidrate-se e se alimente bem; alongue-se antes e depois da atividade; ao menor sinal de desconforto, busque ajuda adequada.

 

Aproveite nossas dicas sobre esportes, cuide da saúde e divirta-se!

 

#Indicca – Geração de Conteúdo