O trabalho em construção civil é um trabalho pesado e que exige equipamentos de proteção individual extremamente resistentes e específicos para a área (Luva para Construção Civil). Sem dúvida, é importante pensar também no conforto do trabalhador, que realiza atividades pesadas por várias horas seguidas.

Com toda a certeza o canteiro de obras é um local que envolve diversas atividades. Como resultado, apresenta diversos riscos para quem está no ambiente. Devido a essas características os EPI’s utilizados também são variados.

Entre os equipamentos de proteção mais comuns para a construção civil podemos citar: primeiramente os calçados de proteção, ademais luvas, capacete, óculos, protetor auricular, vestimentas (calça, blusa e/ou macacão). Cinturões e outros equipamentos para trabalho em altura quando for o caso.

Aqui no blog já falamos sobre os calçados destinados ao canteiro de obras. Profissionais da construção civil precisam de conforto, proteção contra esmagamento por objetos pesados, contra cortes e perfurações em todo o calçado (solado e parte superior).

Conheça o calçado perfeito para o canteiro de obras lendo o artigo deste link.

Luva para construção civil

As mãos do profissional que atua na construção civil devem estar sempre bem protegidas pois estão sempre em contato com objetos pesados, cortantes, perfurantes e capazes de lesionar o trabalhador.

Para essas atividades o profissional da construção civil pode contar com a luva Flex Tuff Marluvas. A Flex Tuff é uma luva de proteção tricotada em fios de algodão e poliéster, muito confortável e ideal para atividades que exijam alta proteção a abrasão.

Banhada em borracha látex completamente corrugada, a Flex Tuff é confeccionada em dois modelos: modelo tradicional com banho na palma das mãos e ponta dos dedos e modelo 3/4, que recebe banho de látex também em parte do dorso.

A Flex Tuff é uma luva indicada para atividades secas a levemente úmidas, mas livre de contato com óleos e hidrocarbonetos. Isso porque o látex enquanto borracha natural pode reagir com essas substâncias, expandindo e deteriorando com mais rapidez.

O banho em látex natural corrugado oferece muito mais aderência e segurança no manuseio de qualquer tipo de objeto, até mesmo aqueles mais pesados e abrasivos. A Flex Tuff é testada e aprovada pela EN388: norma europeia de riscos mecânicos em atividades secas.

EN388

A EN388 serve, sobretudo, para garantir que os riscos para as mãos a que são submetidos os trabalhadores sejam evitados ou minimizados. A norma impõe que as luvas de segurança passem por uma série de testes para comprovar sua segurança e conforto.

Durante a realização dos testes as luvas são submetidas aos efeitos dos riscos mecânicos e avaliadas de acordo com os parâmetros de qualidade definidos pela norma. Os testes de resistências realizados são: resistência a abrasão, corte, rasgo e perfuração. Saiba mais sobre a EN388.

A Flex Tuff, luva de segurança indicada para construção civil, possui modelagem ergonômica que promove redução da fadiga muscular e dorso ventilado que promove respirabilidade e conforto. Tudo isso além do punho tricotado para evitar a entrada de resíduos sólidos.

Riscos de acidente em construção civil

Além dos riscos já citados, para pés e mãos, a construção civil e o canteiro de obras escondem uma série de outros riscos mais e menos graves. É importante que o colaborador esteja sempre bem equipado com todos os EPIs necessários e seguindo todas as orientações passadas pelo empregador e pela segurança do trabalho.

Manter o ambiente do canteiro de obras sempre organizado também é imprescindível para a segurança do trabalhador. A desorganização é um prato cheio para quedas e outros tipos de acidentes.

Imagine um canteiro de obras com caixas, materiais e ferramentas de todos os tipos jogadas pelo caminho. Objetos fora do seu devido lugar podem acabar machucando aqueles colaboradores menos atentos.

A falta de atenção é inclusive mais um dos causadores de acidentes na construção civil. Trabalhador desatento comete erros que podem ser fatais tanto para si quanto para os colegas de trabalho.

Os materiais manuseados dentro do canteiro de obras são dos mais variados tipos e pesos, indo desde simples parafusos até enormes placas de concreto. Dessa maneira imagine a gravidade dos acidentes que podem ser causados pela queda de objetos mais pesados.

A gestão de riscos é fundamental na construção civil. Quer saber mais sobre o assunto? Clicando neste link você acessa um texto completo sobre o assunto.

#Indicca – Geração de Conteúdo