As luvas de proteção fazem parte da vasta gama de equipamentos de proteção individual exigidos pelo ministério do trabalho. Aliás, o mercado disponibiliza uma grande variedade de luvas e isso acaba confundindo o empregador na hora da compra. Entretanto você sabe como fazer para escolher corretamente a luva de proteção que seu colaborador deve utilizar?

As luvas de proteção devem ser escolhidas com cuidado e atenção para proteger o trabalhador de forma correta e completa. Outrossim os equipamentos de proteção individual são regulamentados pela NR6. Em suma, essa norma regulamentadora é responsável por estabelecer as regras de utilização dos EPI’s, bem como assegurar a proteção dos trabalhadores durante a realização das suas atividades.

A NR6 ainda define todas as obrigações, os direitos e os deveres dos empregadores e também dos colaboradores. Dessa forma todas essas diretrizes têm por finalidade manter resguardadas a saúde, a segurança e a integridade do trabalhador. Todavia a norma orienta a escolha dos equipamentos, bem com sua utilização e manutenção. As luvas de proteção estão enquadradas nessas normas.

Saiba mais sobre as luvas de proteção

De acordo com NR6, as luvas de proteção fazem parte dos equipamentos de proteção individual para segurança dos membros superiores. Assim como as luvas, entram nessa categoria o creme protetor, mangas, braçadeiras e dedeiras. Com efeito o Anexo 1 da Norma Regulamentadora 6 divide as luvas de proteção em nove categorias:

a) luvas para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes;

b) luvas para proteção das mãos contra agentes cortantes e perfurantes;

c) luvas para proteção das mãos contra choques elétricos;

d) luvas para proteção das mãos contra agentes térmicos;

e) luvas para proteção das mãos contra agentes biológicos;

f) luvas para proteção das mãos contra agentes químicos;

g) luvas para proteção das mãos contra vibrações;

h) luvas para proteção contra umidade proveniente de operações com uso de água;

i) luvas para proteção das mãos contra radiações ionizantes.

Dessa forma a escolha e a compra das luvas de proteção pelo empregador será feita com base nas atividades que serão desenvolvidas pelo trabalhador. Ademais ele deve levar em conta quais são os riscos que estão presentes nessa atividade. Eventualmente, aqui no blog abordamos com frequência a importância dos pés e da segurança no dia a dia do trabalhador. Semelhantemente devemos levar em consideração que as mãos também são indispensáveis em todas as atividades.

Certamente, trabalhadores da construção civil, eletricistas, açougueiros, profissionais da saúde, marceneiros e uma infinidade de atividades que dependem diretamente das mãos.  Mãos que operam equipamentos, carregam peso, manipulam materiais de diversas naturezas, lidam com alimentos, têm contato com fluídos químicos e biológicos… Portanto, atividades com diferentes níveis de riscos à saúde do trabalhador e que demandam a utilização das luvas de proteção.

Como saber qual a luva de proteção indicada para cada atividade?

De fato, por conta da variedade de atividades que necessitam do uso das luvas de proteção é normal que se tenha dúvida no momento da aquisição. O material que a luva é confeccionada, suas características de proteção e os riscos da atividade praticada são determinantes para a escolha. Em conclusão, vamos facilitar essa missão a partir dos materiais os quais são confeccionadas as luvas.

Em primeiro lugar, Luvas de látex natural conferem grande flexibilidade e boa resistência contra produtos químicos. O látex nitrílico é resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes. Todavia ideal também em atividades com óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal. Em segundo lugar, Luvas de vaqueta e raspa de couro são excelentes contra abrasão e atividades de solda. Portanto ideais para trabalhadores que não necessitam de muita maleabilidade.

Em terceiro lugar, Luvas descartáveis possuem uso único e propósitos específicos. São muito comuns na indústria alimentícia e na área da saúde. Luvas anticorte são ideias para proteção em contato com produtos secos, sob temperatura ambiente, que possam causar corte nas mãos. Em suma as luvas de malha resistem à abrasão, farpas de madeiras e outros. Em conclusão as luvas com isolamento elétrico protegem contra choque e corrente elétrica.

Já conhece nossas luvas de proteção?

Essas luvas de proteção são anatômicas e extremamente confortáveis. Ideais para atividades que exigem sensibilidade tátil, alta aderência em superfícies secas, destreza e alta resistência a abrasão. Por receber banho de borracha nitrílica apenas na palma, possui dorso ventilado que proporciona maior respirabilidade e conforto. O punho tricotado evita a entrada de resíduos sólidos.

Indicada para serviços gerais, atividades secas ou levemente úmidas, manuseio de objetos abrasivos, embalagem e logística, indústrias madeireiras, oficinas mecânicas e vidreira (sem exposição à risco de corte).

Luvas de couro especial

Luvas de  proteção confeccionadas em couro com tratamento especial, costuras em aramida e forração térmica para extremo conforto, além de punho de segurança de saque rápido. Esse modelo proporciona um melhor desempenho e mais segurança para o trabalhador envolvido em atividades que demandem proteção a chamas, calor por contato ou radiante, além de respingos de metal.

Indicada para serviços de solda, corte e dobra e colheita de dendê. Construção civil, indústria metal mecânica, metalúrgica, siderúrgica e automotiva.

Luva tricotada em fio Flextherm com palma banhada em borracha látex corrugada

Esse modelo de luva é anatômico e extremamente confortável para atividades em baixas temperaturas que exijam agarre e alta resistência a abrasão. O fio Flextherm é composto de fibras acrílicas, fios poliéster e algodão de alta visibilidade. A luva tem toda a palma banhada em borracha látex corrugada e possui dorso ventilado proporcionando respirabilidade e conforto. O punho tricotado evita a entrada de resíduos sólidos.

Indicada para atividades em câmaras frias, atividades secas ou levemente úmidas e manuseio de objetos abrasivos. Indústria alimentícia, piscicultura, silvicultura e frigoríficos.

Luva de fibra Hero e Kevlar com palma de couro

Mais um dos muitos modelos de luvas de proteção, mas dessa vez com diferencial exclusivo Marluvas. Essa luva é tricotada com a inovadora e exclusiva fibra Hero® composta de Kevlar®, fio de aço, nylon, algodão e poliéster. Os fios Hero® oferecem alta resistência a cortes, conforto térmico e muita ergonomia. O reforço em couro na palma da mão gera muito mais aderência e proteção para o trabalhador. A resistência térmica tolera um contato de 3 segundos em até 130ºC. O formato anatômico reduz a fadiga muscular e a luva ainda conta com punho tricotado que evita a entrada de resíduos sólidos.

Igualmente ideal para atividades onde há manuseio de objetos cortantes, laminados, chaparias e manutenção pesada. Indústria siderúrgica, metalúrgica e de papel e celulose.

Outras considerações sobre as luvas de proteção

Tanto quanto saber as especificidades de cada atividade no momento de escolha das luvas de proteção, é levar em consideração o tamanho das mesmas. Visto que a luva tem que ser do tamanho exato da mão de quem irá utilizar. Luvas grandes ou pequenas demais geram desconforto e falta de precisão, duas características determinantes para a ocorrência de acidentes.

Sem dúvida dê atenção também à validade do Certificado de Aprovação (CA) no momento da aquisição da luva. Por isso só adquira luvas com o CA válido. Após compradas utilize-as apenas enquanto estiverem dentro do prazo de validade. Por fim Equipamento de proteção individual vencido não garante a segurança do trabalhador.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#luvas de proteção #luvas de segurança #epi