As luvas de segurança fazem parte de um extenso grupo de equipamentos de proteção individual. Afinal todo e qualquer tipo de atividade profissional que oferece riscos físicos à saúde do trabalhador, exige o uso de EPI’s. Desse modo Óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, calçados, cintos de segurança, protetor solar entre outros são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral. Todo uso é regulamentado pela segurança do trabalho.

Inegavelmente os equipamentos de proteção individual, além de evitar uma série de acidentes de trabalho, também são usados para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais. Um exemplo é a LER (lesão por esforço repetitivo), uma síndrome que abrange uma série de doenças ocupacionais. Bastante frequente e capaz de acometer trabalhadores em diferentes atividades, a LER abrange doenças como tendinite e mialgias, que afetam músculos, nervos e tendões.

Luvas de proteção e segurança do trabalho

Todavia entre os diversos tipos de equipamentos de proteção individual estão as luvas. Outrossim as luvas têm a função de proteger as mãos, pulsos e, dependendo do modelo, os braços do colaborador. São variados os riscos de segurança do trabalho que implicam no uso das luvas de segurança.

  • Físicos: cortes, queimaduras e perfurações.
  • Químicos: produtos de limpeza, ácidos e demais substâncias corrosivas.
  • Biológicos: bactérias, fungos e outros.

Antes de mais nada a atuação de um profissional de segurança do trabalho é de extrema importância durante o processo de realização do mapeamento de riscos. A saber o profissional, depois de analisar cuidadosamente, indicará o tipo de luva específica que deverá ser utilizada pelo trabalhador, de acordo com os riscos aos quais ele está submetido. De fato existem luvas confeccionadas em diferentes tipos de material e com diferentes texturas para melhor proteção do trabalhador.

A Marluvas trouxe de volta ao seu catálogo, recentemente, diferentes opções de luvas de segurança. A empresa se preocupa, há 47 anos, com a segurança do trabalho aliada ao conforto do trabalhador. Líder do mercado de proteção com seus diversos modelos de calçados de segurança, a empresa passa a oferecer agora o melhor em luvas de segurança. Com as melhores tecnologias do mercado, a Marluvas tem um catálogo de luvas completo e capaz de atender trabalhadores que desempenham diferentes atividades.

TIPOS DE LUVAS

A LUVA HERO COM REFORÇO EM KEVLAR SX 93.860, por exemplo, é uma luva tricotada com a inovadora e exclusiva fibra Hero® composta de Kevlar®, fio de aço, nylon, algodão e poliéster. Um produto tecido com fios Hero® de alta resistência a corte, conforto ergonômico e térmico.  Com o intuito de melhor proteção, esse modelo conta com reforço entre o polegar e o dedo indicador em Kevlar® para proteção ainda maior a cortes. Possui resistência térmica de contato até 130°C por 3 segundos.

Da mesma forma o formato anatômico reduz a fadiga muscular e ainda conta com punho tricotado que evita a entrada de resíduos sólidos. Pode ser usada em serviços gerais de perfis leves a pesados, atividades secas, manuseio de objetos cortantes, entre outros. A LUVA EXCALIBUR BLACK 3/4 CUT5 EX4 é um modelo de luva tricotada em fio com alta resistência a corte e abrasão, com banho especial em borracha nitrílica três quartos (palma, dedos e falanges).

Inegavelmente confortável, em formato anatômico que reduz a fadiga muscular, tecida em fios sintéticos que proporcionam equilíbrio térmico às mãos. Punho tricotado que evita a entrada de resíduos sólidos. Este modelo é ideal para o manuseio de peças ou objetos com presença de oleosidade, atividades secas ou levemente oleosas, operações de metalurgia e montagem, entre outras atividades.

A LUVA PREDADOR PUNHO DE SEGURANÇA 97.961 é uma luva confeccionada em malha de algodão totalmente banhada em borracha nitrílica para alta resistência a abrasão em ambientes secos ou úmidos. Sua modelagem proporciona conforto e proteção. Dispõe de punho de segurança (punho em lona para saque rápido), ideal para trabalhos com maquinários em operação.

A LUVA WELD 4.501 é uma luva indicada para trabalhos de solda MIG, TIG, eletrodo, ponto; corte e dobra e colheita de dendê. Confeccionada em couro com tratamento especial, costuras em aramida e forração térmica para extremo conforto. Design cuidadosamente desenvolvido para o melhor desempenho em atividades que demandem proteção a chamas, calor por contato ou radiante, além de respingos de metal. Punho de segurança de saque rápido.

Informações adicionais

De acordo com as orientações da segurança do trabalho é importante que as luvas sejam do tamanho correto da mão do trabalhador. De fato a luva do tamanho certo não corre o risco de sair durante a realização das atividades e dessa forma realiza corretamente sua função de proteção. Do mesmo modo é importante também que ela não seja apertada demais para não comprometer o conforto do trabalhador.


Seja como for, é importante que as luvas de segurança do trabalho sejam utilizadas e conservadas corretamente e seguindo as orientações do fabricante. Cada uma das luvas Marluvas possui uma cartilha com recomendações de cuidados. Por exemplo, alguns materiais devem receber atenção especial e existem também os cuidados gerais que são destinados a todos os modelos. As luvas de couro com tratamento especial, por exemplo, devem ser higienizadas com a utilização de sabão em pó ou detergente neutro.

Contudo é importante que não sejam utilizados produtos de lavagem a seco ou alvejantes. Tanto a limpeza quanto o enxague devem ser feitos em água morna, não excedendo 50°C, por até 10 minutos. A secagem é natural ou em secadora, não excedendo 50°C, por 10 a 15 minutos.

Utilizar EPIs é garantir a segurança do trabalho

Certamente a obrigatoriedade do uso dos equipamentos de proteção individual é regulamentada pela norma regulamentadora número 6. A NR6 estabelece que os EPIs são essenciais para que o trabalhador desempenhe suas funções de trabalho com segurança e  devem ser fornecidos de forma gratuita. A saber o mercado de epi conta com uma grande variedade e tipos de luva de proteção. Cada uma delas com especificidades distintas para atender aos mais diferentes tipos de atividade.

Enfim, para que o empregador saiba quais são os EPIs que devem ser utilizados pelos seus colaboradores, é necessário realizar um mapeamento de riscos na empresa. Aliás esse mapeamento será feito por um profissional capacitado em segurança do trabalho. Além de mapear riscos e fornecer o equipamento, a empresa deve orientar quanto ao uso correto e realizar a fiscalização. A fiscalização visa garantir que o colaborador está utilizando o EPI corretamente e dando a ele o devido cuidado.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#luvas de segurança #produtos marluvas #luvas de proteção