notícias

Prevenção do acidente

Utilize os equipamentos corretos na prevenção do acidente de trabalho

Você já sabe o quão importante é utilizar os EPI’s corretos nos mais diferentes ambientes para prevenir o acidente de trabalho. Equipamentos de proteção individual são itens obrigatórios por lei. Todas as empresas têm o dever de fornecer ao empregado os equipamentos que se adequem às suas atividades. Além disso, também é papel do empregador orientar quanto ao uso correto de cada equipamento.  Assim Utilize os equipamentos corretos na prevenção do acidente de trabalho

 

E cabe ao empregado seguir todas as recomendações e utilizar corretamente o equipamento de proteção individual para garantir sua segurança, conforto. O equipamento de proteção individual mantém o indivíduo protegido contra um eventual acidente de trabalho.

Prevenção do acidente! Utilize os equipamentos corretos na prevenção do acidente de trabalho

Mas quando falamos em acidente de trabalho e equipamento de proteção individual, quais são as tarefas que logo vem a sua cabeça? Aposto que trabalho em frigorífico passa despercebido, acertei? Pois é. Mas esse é um local que necessita de cuidados específicos e oferece uma série de riscos à saúde e segurança do trabalhador.

 

 

Frigoríficos, um prato cheio para o acidente de trabalho

 

Você sabia que existe uma norma específica para evitar o acidente de trabalho em ambientes como o frigorífico? A norma regulamentadora 36 trata dos procedimentos nas áreas de saúde e segurança do trabalho, em setores de abates e processamento de carnes e derivados. Essa norma foi assinada no ano de 2013 pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

A norma regulamentadora 36 também exige que os frigoríficos façam adequações de segurança em seus equipamentos para garantir a integridade de seus empregados evitando o acidente de trabalho. A utilização dos equipamentos de proteção individual também é essencial em ambientes como esse.

 

Os riscos de acidente de trabalho são muitos. Os mais comuns são relacionados a acidentes com ferramentas perfurocortante, capazes de decepar mãos, dedos e outras partes do corpo. Isso torna essencial também o treinamento dos funcionários para o manuseio das máquinas.

 

Importante lembrar que cada empregado lida com uma parte do processo da produção das carnes em frigoríficos, logo, cada um necessita de um equipamento específico. Um funcionário que vá lidar com o couro do animal por exemplo. O mesmo deve utilizar luva aderente no lugar da luva de raspa. Os pés também merecem atenção. Equipamento de proteção e acidente de trabalho é coisa séria.

 

Lesões de acidente de trabalho no frigorífico

 

Quando se trata de acidente de trabalho no frigorífico, lesões ortopédicas são bem comuns. Outras doenças ocupacionais, relacionadas ao frio, umidade e agentes biológicos também tem grandes chances de acontecer. Acidentes com ferramentas perfurocortantes colocam a  segurança dos trabalhadores em risco diariamente.

 

Equipamento importante e que ajuda a prevenir grande parte do que diz respeito a acidente de trabalho, é o calçado de proteção individual. Calçados especiais, desenvolvidos com tecnologias específicas e que garantem a saúde, a segurança e, por último mas não menos importante, o conforto do empregado.

 

A Marluvas, empresa especializada em calçado EPI, líder no segmento de calçados de segurança possui diversos modelos que se adequam às necessidades específicas do ambiente do frigorífico. Calçados resistentes ao frio, à água, a materiais cortantes e antiderrapantes. A Marluvas se preocupa em garantir a segurança, o conforto e prevenir o acidente de trabalho em diversos ambientes.

https://www.marluvas.com.br/diferenciais/m-micro/

Não sofra com o acidente de trabalho: use Marluvas

 

Com uma gama diversa de tecnologias, a Marluvas possui em seu catálogo uma série de calçados para proteção individual, que atuam na prevenção do acidente de trabalho. Uma dessas tecnologias é a Composite TOE. Uma biqueira não metálica, leve, confortável e resistente a impactos. Essa tecnologia se adequa às normas da NBR ISO 20345/2015. Uma tecnologia desenvolvida para frigoríficos e a MMicro, microfibra de alta performance que proporciona, por meio de microporos, a transpiração, absorção e dessorção do suor. 

 

Outra tecnologia que se adéqua perfeitamente à prevenção de acidente de trabalho no ambiente de frigorífico é a Outlast Climatech. Os calçados com essa tecnologia, possuem sistema inteligente que dispersa a umidade interna e regula a temperatura de acordo com a necessidade do usuário.

 

Calçados com Couro WR e membrana DryOut também são indicados para proteção em frigoríficos. Enquanto o Couro WR atende às normas da ISO 20345:2015 resistentes a agua. Por outro lado os calçados com membrana DryOut são 100% impermeaveis e transpiráveis. A tecnologia DryOut por conter poros menores que as gotas d’água, porém, maiores que o vapor. Assim atendendo as demandas de acordo com necessidade e ambiente. Conforto e segurança caminhando juntos na prevenção de acidente de trabalho.

 

A PAP é uma palmilha com fibras de aramida não metálica e resistente à perfurações. Leve, flexível e que abrange toda a sola do pé. A palmilha também atende à norma NBR ISO 20344:2015. Assim possui resistência perfuração mínima 1100N. Já a Palmilha SoftBedPU proporciona perfeita adequação aos pés e evita fadiga muscular.

Não sofra com o acidente de trabalho: entenda da certificação dos calçados de segurança

Ainda falando de CERTIFICAÇÃO de USO APROPRIADO para FRIGORÍFICO a tecnologia M Micro. Calçados com Couro WR e DryOut também são indicados para proteção em frigoríficos. O Couro WR atende às normas da ISO 20345:2015 resistentes a agua. Por outro lado os calçados com DryOut são 100% impermeáveis e transpiráveis, por conter poros menores que as gotas d’água, porém, maiores que o vapor. Assim atendendo as demandas de acordo com necessidade e ambiente. Conforto e segurança caminhando juntos na prevenção de acidente de trabalho.


Com um catálogo tão repleto de benefícios, fica fácil entender porque a Marluvas conquistou o prêmio Top Of Mind na categoria Calçados de Segurança. Vale ressaltar que a empresa também é a segunda mais lembrada no segmento de saúde e segurança do trabalho. A escolha certa para que se preocupa com o funcionário e com a prevenção do acidente de trabalho.

 

Não negligencie as boas práticas para evitar o acidente de trabalho

 

Para evitar qualquer tipo de acidente de trabalho, não basta ter os melhores e mais modernos equipamentos, investir em equipamentos de proteção de ponta, com as melhores tecnologias, se o bom senso não andar junto no dia a dia da empresa.

 

Treinar o empregado é algo indispensável para o manuseio das máquinas que oferecem riscos à integridade física dos mesmos. Incluir programas nas linhas de produção e fazer pausas estratégicas durante o serviço também são medidas importantes. Essas pausas servem para descanso mas também atuam na prevenção de distúrbios osteomusculares como tendinite e bursite.

 

Lembrando que as pausas não podem ser compensadas com o aumento do ritmo de trabalho. A empresa que deseja melhorar seus resultados cada dia mais. Está empresa deve se preocupar com a saúde e o bem estar do colaborador.


O churrasquinho do final de semana depende de muitas e muitas horas de trabalho em um ambiente cheio de riscos. Zelar por quem trabalha nesse meio, é uma forma de agradecer por todo empenho. Não se esqueça: calçado de segurança da melhor qualidade, garante um colaborador satisfeito e consequentemente um serviço bem prestado. E tudo isso reflete nos números da empresa.

#Indicca – Geração de Conteúdo