Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao c.ontinuar navegando, você concorda com estas condições Para falar sobre LGPD: [email protected]

17 de Setembro 2021

Principais características do cabedal do calçado Marluvas

      O cabedal do calçado é o material que recobre os pés, é toda aquela parte que está acima do solado. Essa estrutura é essencial na classificação do calçado, que pode ser analisado quanto à altura ou pelo tipo de material que é feito.

      Em relação à altura, o cabedal pode ser classificado como:

A: calçado baixo: compreende sandálias, sapatos, tênis

B: botina

C: Bota meio cano: pode compreender coturno

D: Bota cano longo

E: bota cano extra longo

      Já na classificação quanto ao material, o calçado pode ser classificado como: Classe I, que possui cabedal feito em couro e outros materiais (como microfibra e têxtil), e classe II (calçado inteiro de borracha ou polimérico (por exemplo, constituído de PVC ou EVA).

      O couro utilizado na fabricação de calçados é denominado de vaqueta ou raspa, podendo apresentar acabamento liso (pólvora) ou rugoso (relax).

      Além desses, existem ainda outros tipos de couro, que apresentam propriedades diferentes:

Couro Hidrofugado: cuja característica básica é a resistência à passagem de água, porem permite a permeabilidade ao suor, ou seja, possui capacidade de liberar o suor mantendo o interior do calçado livre de umidade.      

Couro Emborrachado: Couro cuja característica é resistir a passagem de água, óleo e alguns agentes químicos.

Couro Nobuck: A sua aparência reluzente é muito parecida com a da camurça

      Além dos cabedais em couro, os calçados Marluvas ainda podem ter cabedal de MMicro (microfibra): um tecido desenvolvido com a mais alta tecnologia para manter a capacidade de impermeabilização e transpiração da pele. É constituída de microfilamentos de poliamida, viscose com fios termoligados e acabamento em PU. Reproduzindo as características técnicas da pele natural, além de ser antibacteriana, resistente à abrasão, tração e frio. A Microfibra ainda é lavável, leve, resistente a vários produtos químicos, não propaga chamas e permite a transpiração dos pés. A Mmicro ainda é ecológica, pois é biodegradável e livre de agentes prejudiciais à saúde, como o cromo VI.

      Outro tipo de cabedal é o feito em EVA, presente nos calçados da linha Flex Clean da Marluvas. Esse material torna o calçado leve, flexível, de fácil higienização, reciclável, resistente a alguns produtos químicos.

      Ainda temos os cabedais de PVC, que são característicos das linhas All Work e Vulcaflex PVC. Esse tipo de material é maleável, resistente a água e a diversos produtos químicos.

      Além da parte externa, nosso cabedal também possui uma forração interna. Essa forração tem como objetivo dar mais conforto e proteção ao usuário, além de aumentar a durabilidade do calçado. Aqui na Marluvas nós utilizamos vários tipos de forros, um deles é o forro sintético, que, além de mais durável, tem todo tratamento bactericida e também absorve água mais facilmente, diminuindo assim a contaminação da pele por microorganismos.

      Além desse, temos o forro colocado na gáspea, que é a parte mais frontal do calçado. A forração na nessa região serve para aumentar a resistência do produto, uma vez que esta é a região mais agressiva. É um tecido não-tecido agulhado ligado quimicamente, com tratamento bactericida.

      Outro forro utilizado nos calçados Marluvas é o Air Confort, um tecido composto por fibras de poliéster que garantem maior suavidade, leveza e comodidade aos usuários.

      Ainda temos o Outlast Climatech, que é uma tecnologia originalmente desenvolvida para a NASA para proteger astronautas das variações de temperatura no espaço. Esse forro possui uma estrutura 3D com recobrimento em microcápsulas PCM Outlast, que absorve, armazena e libera o calor para oferecer o conforto térmico ideal.

      Se ainda restou alguma dúvida, ouça o nosso podcast! Neste episódio, a Ariadne, técnica do laboratório Marluvas, explica sobre o cabedal, suas estruturas e proteção!

 

 

      Caso tenha dúvidas técnicas sobre seu produto Marluvas, entre em contato através do 0300 788 3323 ou pelo e-mail [email protected]

0 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

nossas redes sociais