Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: [email protected]

11 de Fevereiro 2021

DESIGN DO CALÇADO: Como um novo modelo de calçado é desenvolvido?

     Antes do primeiro corte no couro ou da primeira costura, o calçado toma forma na mente dos modelistas técnicos do setor de Pesquisa e Desenvolvimento. Mas como é definido do design? Como são feitos os testes?

    A primeira etapa de criação do calçado se inicia com uma demanda do comercial ou quando uma oportunidade de nicho é vista pelo setor de desenvolvimento. A partir de trocas de ideias, são feitos os primeiros esboços em papel. Nesse momento são analisados os tipos de proteção necessários e definidos os modelos, cores e matérias-primas mais adequadas para o lugar onde o produto será utilizado. Por exemplo, um calçado direcionado para o público feminino terá linhas mais suaves e cores mais marcantes, enquanto um calçado trekking, terá linhas mais arrojadas e tons mais escuros para se adaptar melhor ao ambiente de uso. Após essas definições, a ideia é passada do papel para o software, onde o desenho técnico é feito e detalhes são aperfeiçoados.

     O primeiro modelo é confeccionado à mão e testado pelos próprios modelistas e colegas de trabalho, como os colaboradores do setor comercial, que começam a utilizar o calçado no dia a dia de trabalho. A partir dessa experiência, as observações são passadas para os designes que em colaboração vão aprimorando o calçado.

     Após a aprovação interna, o modelo final é enviado para laboratórios acreditados pela ABNT, onde é testado em relação à durabilidade, conforto e segurança. Somente após a aprovação laboratorial que ateste o cumprimento das normas de segurança, o novo modelo é liberado para ser produzido e comercializado.

Assista ao vídeo abaixo, em que os modelistas técnicos da Marluvas explicam o desenvolvimento dos calaçados:

 

TEM MAIS CONTEÚDO NO NOSSO SPOTIFY!

     Nós falamos um pouco mais sobre este processo de criação no nosso podcast sobre “Ergonomia dos calçados”. Dê o play e ouça esse episódio no Marluvas Play podcast!


Galeria de fotos

0 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

nossas redes sociais