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21 de Junho 2021

Dicas de merchandising: Como aumentar as vendas?

    Diversos estudos mostram a importância da aplicação de uma boa estratégia de merchandising na loja física. De acordo com dados do livro “Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda”, os olhos do consumidor passam pelas gôndolas a 100 Km/h, percebendo apenas 10% dos itens que estão na loja. Não é apenas a velocidade da visão que surpreende, mas a decisão também é rápida: o tempo médio de decisão de compra é de apenas 5 segundos.

    Além desse estudo, os autores do livro “Merchandising no ponto de venda” revelam que 53% dos consumidores brasileiros não fazem uma lista de compras, podendo perceber a necessidade de consumo apenas quando veem o produto. O perfil do consumidor brasileiro ainda tem uma característica importante:  85% decidem na hora o que vão levar para casa. Essa compra por impulso é superior à média mundial, que está entre 60% a 74%.

  Diante desse ambiente competitivo, em que as marcas e produtos disputam a atenção restrita dos consumidores, é essencial adotar técnicas de diferenciação no PDV criando uma experiência especial de compra. Aqui estão algumas dicas:

 

  • Ensine o valor do produto

Invista em vendedores treinados que ajudam o cliente a tom

ar a melhor decisão. Os atendentes da loja devem ser verdadeiros consultores, que oferecem solução para os clientes, gerando uma relação de confiança. Ainda dentro dessa estratégia está o uso de materiais informativos nas lojas, como banners, stoppers, wobblers, e outros materiais de comunicação que informem as características dos produtos.

 

  • Invista no layout da loja

Além de um ambiente decorado, limpo e bem iluminado, utilize materiais de merchandising! Itens como displays, banners, totens, e demais materiais de marketing inspiram ainda mais o consumidor e dão maior exposição ao produto.

  • Cross shopping: pense em produtos relacionados

Tente aproximar produtos complementares na gôndola, assim quando o cliente se interessar por um produto, pode perceber a necessidade do outro item. Isso aumenta o ticket médio do seu cliente! Por exemplo, já pensou em colocar as luvas Multi Task da Marluvas próximas a itens que ofereçam risco a corte? Ela oferece a proteção a esse risco e seu cliente pode perceber a importância desse item quando for comprar um material para jardinagem, por exemplo.

  • Deixe o cliente experimentar o produto

O cliente terá certeza da compra quando puder experimentar os calçados e luvas. Assim é fundamental proporcionar um ambiente que permita essa experimentação, apenas assim ele perceberá o conforto e segurança do EPI que pretende comprar.

  • Estimule os sentidos

Se possível, tente estimular mais de um sentido para que a experiência de compra seja completa. Por exemplo, invista na visão com um bom layout da loja e apresentação dos produtos e permita que o cliente utilize o tato para perceber a qualidade do item. Em algumas situações ainda é possível ter uma música agradável, um aroma característico da loja e, para alimentos, estimular o paladar com degustações.

Analise o seu produto e lo

ja pensando em quais sentidos podem ser estimulados para uma experiência de compra inesquecível.

  • Ação especial

Além de todas as estratégias anteriores, ainda é possível proporcionar lazer e entretenimento para o cliente. Dentro dessas ações especiais podem ser citados os workshops, lojas de artigos esportivos podem promover competições, e uma loja de aventuras organizar um trekking, por exemplo.

É fundamental conhecer os interesses do cliente e usar a criatividade para pensar nessas ações especiais. O objetivo é não apenas vender um produto, mas promover uma exper

iência de compra memorável e prazerosa para o consumidor.

 

 

 

Gostaria de mais dicas de merchandising? Assista ao vídeo abaixo e coloque em prática essas informações!

 

 

É cliente Marluvas? Então peça o seu material de merchandising para seu representante ou através do telefone 0300 388 3323.

 

Indicação de leitura:

Os livros abaixo foram as fontes de informação deste post, por isso são nossas indicações, caso vo

cê queria se aprofundar no assunto:

ALVAREZ, F. J. S. M. Trade marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda. São Paulo: Saraiva, 2007.

BLESSA, R. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2005.

D’ANDREA, R. et al. Shopper marketing: a nova estratégia integrada de marketing para a conquistado cliente no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2011.

 

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