Neste artigo você vai descobrir como a Marluvas consegue equilibrar dois pilares importantes para o sucesso da marca: qualidade e produtividade. Certamente o aumento e a manutenção da produtividade de uma empresa é fundamental para um bom posicionamento de mercado. Contudo, é importante, para quem deseja fidelizar clientes, manter o estoque sempre em dia e os pontos de venda/revenda abastecidos.

Não só a produtividade como também temos o padrão de qualidade dos produtos desenvolvidos. É essencial que a qualidade do que é entregue ao cliente não se perca no processo de produção em larga escala. Ao contrário disso, esse padrão deve ser elevado ao longo do tempo e com o aumento das vendas. Por outro lado, caso isso não ocorra, o sucesso pode não se sustentar e todo o trabalho anterior será perdido. Não se engane: os clientes serão capazes de notar a queda na qualidade de forma rápida.

A Marluvas é uma empresa muito bem consolidada no mercado nacional de EPIs e produz calçados e luvas com o máximo de qualidade que o consumidor merece. Isso claro, além de manter sua produtividade em um nível compatível com as exigências do mercado. Antes de tudo é importante entender como se dá, na prática dentro de uma empresa, as diferenças entre qualidade e produtividade. A partir daí é preciso buscar soluções para que, no momento da produção, uma característica não exclua a outra.

Qualidade x Produtividade

Utilizando as palavras do Supervisor de Qualidade da unidade Marluvas de Dores de Campos, Josafan do Nascimento, podemos dizer que produtividade envolve a capacidade de fazer mais e melhor com menos. A Marluvas está sempre em busca de produzir mais unidades de produtos, mas mantendo a mesma quantidade de recursos gastos como matéria prima, equipamentos e mão de obra. Isso com a manutenção e, sempre que possível, melhorando o nível de qualidade.

Com esse aumento de produtividade, e manutenção de recursos, a empresa será capaz de reduzir custos internos e manter o nível de competitividade no mercado. Enquanto isso, ao contrário da produtividade, a qualidade está totalmente ligada à visão, cultura, necessidade e expectativa do cliente. Dentro da Marluvas, por exemplo, a qualidade está ligada à escolha correta dos fornecedores, padronização de processos e pessoal qualificado. Tudo sempre com foco no cliente.

A produtividade é uma característica 100% ligada aos interesses internos de faturamento e crescimento de qualquer empresa. Já a qualidade deve ser voltada para a humanização do negócio (visão, missão e valores) e para as necessidades e o bem-estar do cliente. Dentro da Marluvas qualidade e produtividade caminham e crescem sempre lado a lado. Isso para que a empresa mantenha sua posição líder de mercado e continue levando a melhor qualidade e segurança ao consumidor.

Padrão de Qualidade e Produção Marluvas

A Marluvas produz calçados e luvas de proteção que atendem às normas nacionais e internacionais de qualidade e segurança. Para que se mantenha a qualidade e a relação custo-benefício dos produtos em equilíbrio, a empresa conta com uma estrutura de softwares e equipamentos de última geração que são capazes de agilizar todo o processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos.

A empresa possui um laboratório completo em sistemas de avaliação para ensaios físico-mecânicos, além dos equipamentos de análise de substâncias restritivas. São realizados testes tanto nos calçados e luvas já prontos quanto em suas matérias primas. Antes de irem definitivamente para a fabricação, os materiais são submetidos a ensaios laboratoriais e testes produtivos que avaliam em tempo real suas características. São avaliados o desempenho quanto à qualidade, resistência, impacto, abrasão, entre outros.

Os modelos produzidos pela Marluvas são desenvolvidos a partir de pesquisas que buscam sempre a alta performance, a durabilidade e a diferenciação no design para cada área de trabalho. São várias etapas envolvidas no processo. São pesquisados também novos materiais que sejam capazes de atender às especificações técnicas de utilização, espessura, resistência, aspecto visual, entre outros.

Equipe Marluvas

A Marluvas trabalha com uma equipe de profissionais formada por técnicos treinados em laboratórios credenciados ao Ministério do Trabalho e capazes de garantir a confiança dos relatórios e emitidos. Esses documentos são utilizados como referência para certificações nacionais e internacionais.

A equipe de desenvolvimento oferece todo o suporte técnico necessário à área de produção, para garantir as especificações e o desempenho do produto. Além de fazer também o acompanhamento das etapas e aperfeiçoando os métodos produtivos. Sempre com foco na eficiência e alta produtividade.

Além de tudo a Marluvas possui um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na NBR ISO 9002/1994, com elaboração e documentação de procedimentos em conformidade com os requisitos exigidos pela norma. Desde 2000, a empresa é certificada pela DNV – Det Norske Veritas Certificadora Ltda.

Alguns segredos da produção de qualidade Marluvas

  • Os equipamentos são controlados e inspecionados em todas as áreas da empresa, da matéria-prima ao produto final.
  • O manuseio correto dos materiais e equipamentos é considerado desde a chegada da matéria-prima até a expedição dos produtos.
  • O armazenamento de matéria-prima e produtos é realizado de acordo com as condições e características de cada caso, tudo para preservar a integridade e as características dos materiais.
  • Os calçados prontos são embalados em sacos plásticos ou em caixas individuais, dependendo do modelo. No entanto, em função de necessidades particulares, essa padronização pode mudar de acordo com solicitação de cada cliente na ocasião da compra do produto.
  • São definidos métodos apropriados para preservação e segregação de materiais e produtos.
  • Após a inspeção final, a garantia da qualidade do produto é assegurada por meio de procedimentos documentados até onde for de responsabilidade da Marluvas. Quando contratualmente especificado, essa proteção é estendida ao cliente.

Aliar as tecnologias corretas à mão de obra qualificada é o primeiro passo para equilibrar produtividade e qualidade. A Marluvas faz isso muito bem, além de seguir critérios rigorosos de padronização de processos que vão desde a escolha dos materiais que serão utilizados, até o processo de embalagem dos produtos prontos. Toda dedicação e seriedade necessárias para oferecer o melhor em conforto, segurança e durabilidade aos clientes.

#Indicca – Geração de Conteúdo