notícias

Os calçados utilizados nas plataformas têm que ser confortáveis e extremamente reforçados, já que estarão expostos a diversos eventos. A Marluvas, líder absoluta no segmento

Saúde e segurança em plataformas de petróleo e gás

Saúde e segurança em plataformas de petróleo e gás. Você sabe do que se trata e como funciona o trabalho em plataformas como as de gás e petróleo? Esse é um tipo de trabalho que enche os olhos de muitas pessoas principalmente pelo salário que tende a ser consideravelmente maior do que o de muitas outras atividades disponíveis no mercado. Assim como tratar todas as questões de Segurança, sobre tudo EPI. Desta forma o calçado de segurança é um item importante e pré requisito para o trabalho.

Saúde e segurança em plataformas de petróleo e gás

Outro atrativo do trabalho embarcado são as longas folgas. Em geral, o trabalhador ganha quinze dias de folga para cada quinze dias trabalhados. A parte não tão boa é que como o período de embarque nas plataformas é tão longo quanto o período de folga, pode ser que o trabalhador tenha que abrir mão de participar de eventos de família e amigos.

 

O regime de trabalho na Petrobrás, por exemplo, é de 21 dias de folga para 14 dias trabalhados. Os funcionários das plataformas se dividem em turnos de trabalho de 12h. Estão sempre em regime de sobreaviso. Ou seja, têm que estar disponíveis 24h por dia. É importante também pensar bem onde será sua residência, já que, apesar das longas folgas, a logística se mostra bem importante. As condições são criticas em função do risco. Relacionar ao dia a dia EPI que protegem e dão conforto são também muito relevante neste processo.

Proteção de Segurança com Calçados Marluvas

Plataformas e segurança do trabalho

 

Sabendo de duas das principais vantagens do trabalho embarcado em plataformas. Assim chegou a hora de conversarmos sobre os riscos que essas atividades oferecem à saúde e à segurança do trabalho. Materiais inflamáveis fazem parte da rotina diária nesse tipo de ambiente. Assim como o sulfito de gás hidrogênio, um gás muito tóxico e que está presente no petróleo que é retirado do furo.

 

Outro perigo inerente às atividades realizadas em plataformas é a utilização de maquinários pesados. Além dos perigos presentes nos maquinários por si só, existem também os imprevistos. Perigos que podem acontecer em relação às variações climáticas: ventos fortes e tempestades, capazes de causar instabilidade nas plataformas.

 

Essas variáveis que fogem do controle humano tornam a operação das máquinas ainda mais complicada. Desta forma faz com que qualquer pequeno descuido resulte em acidentes graves. Eventualmente até mesmo fatais. Esses são apenas alguns dos riscos presentes nas plataformas de gás e petróleo, falados aqui de maneira superficial.

 

Os riscos não são exclusividade das plataformas

 

Falando assim a gente pode acabar assustando quem tem interesse em trabalhar na área. Mas é importante que todos saibam que os riscos existem. Assim que todo cuidado é fundamental para que o trabalho não cause danos à saúde. É importante frisar também que qualquer atividade que você exerça, por mais inofensiva que ela pareça, tem sempre algum risco escondido. Desta forma necessita de um programa de saúde e segurança do trabalho. Precisa de estar alinhado com a CIPA -Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

 

Treinamentos são peça chave para segurança nas plataformas

 

O ponto tranquilizador quanto ao dia a dia nas plataformas de gás e petróleo, é que elas são absolutamente bem preparadas. Sobretudo com dispositivos de segurança para evitar e reagir a todo tipo de acidente. Além disso, nas plataformas, todos os empregados passam por treinamentos rigorosos antes de iniciar suas atividades. Existem também os treinamentos periódicos. Treinamentos que são realizados pontualmente como estratégia de reciclagem. Assim aprimoramento de técnicas.

empregados passam por treinamentos rigorosos

O planejamento de segurança do trabalho é extremamente rigoroso. Certamente bem planejado nesse ambiente. Por isso, apesar dos muitos riscos existentes, os acidentes não acontecem com frequência. Vamos conferir abaixo, algumas dicas de segurança que ajudam a salvar vidas nas atividades exercidas em plataformas de petróleo e gás.

 

  • Utilizar os EPIs corretamente

Já sabemos a importância do equipamento de proteção individual em todo e qualquer ambiente de trabalho. Sabemos que todo empregador tem o dever de fornecê-los sempre em ótimo estado. Assim além de dar orientações quanto ao uso dos mesmos. Além disso, todo empregado tem a obrigação de usar esses equipamentos de proteção da maneira correta. Nesse sentido somente dentro do ambiente de trabalho. Por consequência deve zelar pela boa conservação dos mesmos.

importância do equipamento de proteção individual

Dentro das plataformas de petróleo e gás existem pessoas desempenhando as mais diversas funções, logo os equipamentos de proteção individual devem ser específicos para cada uma dessas funções. Quem lida com radiação por exemplo, precisa de macacões que protejam todo o corpo, inclusive a cabeça. É importante também que utilize luvas e botas de borracha.

Um equipamento de proteção que contempla a todos os empregados de plataformas, independente da atividade que estes exercem, são os calçados de proteção individual. Os calçados são extremamente importantes já que muitas atividades exigem do trabalhador, horas de pé e/ou caminhando.

 

Os calçados utilizados nas plataformas têm que ser confortáveis. Também extremamente reforçados, já que estarão expostos a diversos eventos. A Marluvas, líder absoluta no segmento, produz calçados destinados às mais diversas atividades. Assim desta forma com as melhores tecnologias disponíveis no mercado.

Eles produzem calçados com sistemas de aclimatação, que são capazes de reter o calor do corpo em ambientes frios, fazendo com que o trabalhador esteja aquecido e confortável durante o trabalho. O mesmo sistema se adapta a ambientes mais quentes, dispersando o calor interno e o suor, fazendo com que o trabalhador esteja seco e fresco durante todo o dia de atividades.

 

Outra tecnologia Marluvas que agrega muito em qualquer situação, inclusive nos trabalhos em plataforma, são os solados antiderrapantes, as biqueiras não metálicas resistentes a impactos de 200J e compressão 1500N, além do Inserto de TPU ANTI-TORSION aplicado no enfranque do solado, que oferece maior sustentação ao tornozelo e estabilidade. Tudo isso garante segurança e conforto ao trabalhador.

Não acabou! A Marluvas também possui calçados fabricados em couro totalmente impermeável e anti chamas, além de palmilhas 100% resistentes à perfuração conforme recomendação da norma NBR ISO 20344/2015. São muitas qualidades em uma única marca. Conheça a Marluvas e tenha o melhor em saúde e segurança do trabalho.

 

  • Previna incêndios

Parece uma dica de segurança muito óbvia, mas não é. Treinamentos relacionados à prevenção de incêndios são indispensáveis. Como nas plataformas a grande maioria dos materiais são altamente inflamáveis, os incêndios podem gerar explosões inimagináveis, então o melhor a ser feito é prevenir e preparar a equipe para combater os focos sem precisar esperar ajuda.

 

Evite o acúmulo de óleos, graxas e combustíveis em porões, e sobre instrumentos elétricos e equipamentos que trabalham com alta temperaturas; evite guardar panos e trapos em cantos e próximos de equipamentos elétricos; não opere equipamentos elétricos em sobrecarga; evite usar produtos químicos e inflamáveis próximos a equipamentos elétricos em funcionamento e em locais que operam com alta temperatura.

Essas são apenas algumas dicas básicas de segurança em plataformas de petróleo e gás. Muitas outras dicas devem ser seguidas para que todas as atividade sejam desenvolvidas em segurança e dê o retorno desejado ao trabalhador.

#Indicca – Geração de Conteúdo