notícias

Segurança do profissional de construção civil

Segurança do profissional de construção civil

Segurança do profissional de construção civil. Você sabia que no dia 26 de outubro é comemorado o Dia do Profissional de Construção Civil? A data serve como forma de homenagear todos os trabalhadores da área, que exercem suas atividades sempre com muito empenho e dedicação, colaborando com o desenvolvimento econômico e estrutural do país. A construção civil é um setor que, segundo o IBGE, está em constante crescimento no país. Assim tornar ainda mais relevante as condições de Segurança Ambiental para o este trabalhador.

Segurança do profissional de construção civil, Dia do Profissional da Construção Civil

A variedade de profissionais que trabalham na construção civil é enorme. São arquitetos; engenheiros; mestres de obra; pedreiros; ajudantes de obra; armadores; pintores; gesseiros; eletricistas e encanadores. Cada um desses participa de uma etapa da obra e todos são igualmente importantes para que o resultado final seja satisfatório.

A condição relacionada a segurança contra acidentes justifica EPI específicos, treinamentos e abordagem diferenciada para cada um dos segmentos dentro da obra. O processo de valorização e preocupação com a segurança dos profissionais precisa estar inserido no dia a dia da obra.

 

O que faz cada um dos profissionais da construção civil?

Cada um destes profissionais que citamos acima têm um papel específico na construção civil. Você conhece o trabalho de todos eles?

 

  • Arquiteto

O arquiteto é quem dá início aos trabalhos da construção civil. Ele inicia o projeto e define como será realizado o trabalho. O arquiteto elabora e desenvolve a planta, define os materiais, os acabamentos e os métodos a serem utilizados na construção. Ele pode participar também da etapa de decoração, ao final da obra.

 

  • Engenheiro

O engenheiro coloca em prática o que foi pensado pelo arquiteto. É ele quem vai supervisionar a equipe de obras e orientar os profissionais envolvidos naquele projeto, de acordo com os desejos do arquiteto. O engenheiro também faz os cálculos relacionados a questões estruturais, arquitetônicas, elétricas e hidráulicas.

 

  • Mestre de obras

O mestre de obras é o profissional responsável pela parte de fiscalização e supervisão de todas as etapas da obra. Para isso, ele deve ter conhecimento em todas as áreas que serão citadas abaixo, além de entender mesmo que minimamente sobre os materiais que serão utilizados. O mestre de obras delega as funções aos encarregados e mantém o trabalho em ordem, sempre filtrando os problemas antes que eles cheguem à equipe de engenharia.

 

  • Pedreiro

A maior parte dos profissionais que compõem a construção civil são pedreiros. E a pessoa que exerce essa função, pode ter diferentes habilidades. Um pedreiro pode ser especialista em alvenaria, emboço, lajes, contrapiso e outros. Bons pedreiros são hábeis nas atividades com nível, prumo e esquadro.

 

  • Ajudante de obra

São os responsáveis por confeccionar, organizar e transportar os materiais de obra. Em geral, essa acaba sendo uma função que demanda mão de obra menos qualificada, portanto ser ajudante de obra é ideal para quem tem interesse em aprender e se desenvolver na profissão.

 

  • Armador

O armador é quem lida com as ferragens na construção civil. Ele corta, dobra e monta os ferros estruturais e deixa a obra preparada para a concretagem.

 

  • Pintor

O pintor aparece apenas na parte final da obra. O profissional de pintura participa da etapa de acabamento e tem diferentes especialidades: exteriores, interiores, texturização, predial e outros.

 

  • Gesseiro

O gesseiro é o profissional responsável por aplicar o gesso na parede e no teto. No geral, o profissional que lida com gesso também trabalha com a parte de dry-wall.

 

  • Eletricista

Os eletricistas cuidam das instalações elétricas dentro da construção civil. Iluminação, interruptores, tomadas e outros. Eles entram tanto no início da obra, com a previsão dos pontos  de luz, quanto no final, com a instalação de fato.

 

  • Encanador

Este é o profissional responsável pela parte hidráulica da obra. O encanador instala os canos responsáveis por ligar a água e o esgoto, além das pias, tanques e torneiras. Da mesma forma que o eletricista, o encanador também está presente no início da obra prevendo os pontos de água.

 

Estes são alguns dos profissionais indispensáveis para o bom andamento diário das atividades na construção civil. Além deles, outros profissionais específicos podem ser solicitados. Tudo vai depender do quão complexa será a execução da obra.

 

Saúde ocupacional na construção civil

 

A saúde e a segurança no trabalho é uma preocupação constante na área da construção civil. Os profissionais da área estão sempre expostos a diversos riscos de acidentes. São riscos relacionados ao operação de equipamentos, trabalho em altura, manuseio de objetos pesados que podem cair sobre os pés, ou, quando manuseados em andares altos, podem cair sobre alguém que está mais abaixo, excesso de ruídos e outros.

manuseio de objetos pesados que podem cair sobre os pés

Para amenizar os riscos contidos no ambiente da construção civil, é necessária a adoção de diversas medidas de prevenção de acidentes. Além dos treinamentos periódicos, é importante que as Normas Regulamentadoras específicas para a construção civil sejam seguidas à risca. Existem normas para as diferentes etapas da obra e é importante que os engenheiros e mestres de obras conheçam cada uma delas.

normas para as diferentes etapas da obra

Outra forma importante de prevenir danos à saúde por conta de atividades relacionadas ao trabalho na construção civil, é a utilização dos equipamentos de proteção individual. São equipamentos variados: capacetes; protetores auriculares; máscaras para proteger contra poeira e produtos químicos; cinto de segurança para trabalho em altura; luvas; óculos e viseiras.

botas de segurança

Sentiu falta de algum equipamento de proteção individual? Sim, o calçado de segurança. O calçado de segurança é indispensável e além de proteger o trabalhador contra acidentes como o esmagamento dos pés, por exemplo, vai ajudá-lo a se manter confortável durante o dia de trabalho. Conforto que gera saúde ao não sobrecarregar a coluna, oferecendo maior sustentação ao tornozelo, por exemplo.

vai ajudá-lo a se manter confortável durante o dia

E você sabe onde encontrar os melhores calçados de proteção? Na Marluvas. A Marluvas trabalha com as melhores tecnologias do mercado e oferece o máximo de qualidade, conforto e segurança. O TPU Plate, por exemplo, é um inserto de TPU ANTI-TORSION aplicado no enfranque do solado, que oferece maior sustentação ao tornozelo, estabilidade em terrenos irregulares e ao subir escadas, evitando acidentes.

 medicina do trabalho ajuda a melhorar sua empresa

A Composite TOE é uma biqueira de Composite não metálica, leve e confortável, resistente ao impacto 200J e compressão 1500N, conforme norma NBR ISO 20345/2015. Além dessas, outra tecnologia que faz toda a diferença no ambiente da construção civil é a palmilha em fibras de aramida não metálica e resistente à perfuração. Leve e flexível, a palmilha cobre 100% da planta do pé e resistente à perfuração mínima de 1100N conforme norma NBR ISO 20344/2015.

A Marluvas possui ainda calçados com sistema de aclimatação, anti chamas e antiderrapantes. Conheça a Marluvas e tenha o melhor em calçados de segurança!

 

#Indicca – Geração de Conteúdo