Conforto e segurança no trabalho são essenciais em qualquer rotina, seja qual for a ocupação profissional. De fato, em alguma ocasião, você já foi trabalhar com roupas ou calçados desconfortáveis e se sentiu incomodado pelo resto do dia. Certamento esse incômodo pode atrapalhar o rendimento no serviço, além de causar mal-estar e afetar a saúde, física ou mental, do trabalhador. Às vezes, não há escapatória: o código de vestimenta da empresa exige o uso de determinado traje, que pode se mostrar desconfortável para alguns. Nem sempre encontramos a roupa ou o sapato ideal, que alie conforto e beleza.

Principalmente os sapatos sociais. Muito utilizados na área administrativa e de prestação de serviços, esses calçados podem causar dor de cabeça na hora da compra. Outrossim, é comum encontrarmos um modelo bonito e elegante, mas que não se adequa ao formato do pé. E o contrário também acontece frequentemente: às vezes experimentamos um modelo muito confortável, mas que não nos agrada quanto à estética.

Calçados London Safe

Contudo, a Marluvas criou a linha London Safe, que apresenta calçados ocupacionais com design refinado, mas sem deixar o conforto e a segurança de lado. Os modelos da linha possuem a tecnologia Soft Comfort, com palmilhas higiênicas que possuem propriedades antibacterianas, proporcionando maior proteção contra micro-organismos. As palmilhas ainda são compostas por EVA e micropontos, que permitem a absorção e dessorção do suor, prevenindo a umidade.

Segurança no trabalho

Mas as vantagens não param por aí. Os calçados London Safe possuem solado com duas camadas de poliuretano (PU). A primeira camada é mais macia e leve, o que garante maior conforto. Já a segunda camada é mais compacta, resistente a objetos cortantes, perfurantes e à abrasão. Outrossim, o solado também possui sistema antiderrapante, com ranhuras especiais. Por fim, a linha ainda conta com a tecnologia Air Comfort, composta por calçados feitos com tecidos de fibra de poliéster, que dão mais leveza e suavidade ao produto. Antes de tudo sem perder a elegância e o estilo. São diferentes modelos e cores para escolher o que mais combina com você.

Por que investir em segurança no trabalho na área administrativa?

Sobretudo, toda a tecnologia da linha London Safe é voltada ao conforto e à segurança no trabalho de quem atua nas áreas administrativa e de prestação de serviços, e precisa de um calçado social elegante para a rotina profissional. Mas, afinal, a quais riscos esses trabalhadores estão expostos? Por que é importante investir em segurança no trabalho nessas áreas?

Conforme pontuamos em alguns textos do blog Marluvas, a segurança no trabalho se refere à garantia da saúde física e mental de todos os trabalhadores no ambiente profissional, de modo a diminuir os riscos aos quais eles estão expostos e prevenir qualquer tipo de acidente. Por isso, o Governo Federal instituiu uma série de Normas Regulamentadoras (NRs), que determinam quais as precauções que devem ser tomadas nos mais diferentes ambientes de trabalho. Dentre essas medidas, está a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), os quais variam de acordo com a ocupação profissional e os serviços prestados.

Profissionais e segurança no trabalho

Sobretudo, quando falamos em profissões ligadas à eletricidade ou à construção civil, fica fácil perceber por que se deve estar atento à segurança no trabalho e à utilização correta dos EPIs. Primeiramente, é imprescindível usar roupas e calçados isolantes, que protejam o trabalhador em caso de choques elétricos. Portanto, na construção civil, a utilização de capacetes e cordas de segurança é essencial. Mas, quando falamos em profissões ligadas à área administrativa e à prestação de serviços, inicialmente, não parece haver riscos. Entretanto, se engana quem pensa dessa forma. Todavia, mesmo que esses trabalhadores não estejam expostos a perigos tão graves quanto choques elétricos ou quedas de grandes alturas, ainda assim há riscos aos quais deve-se prestar atenção, por menores que possam parecer. Ademais, vamos conhecer alguns deles:

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Primeiramente, LER é uma síndrome que abrange um conjunto de doenças, como tendinite e mialgias, que afetam músculos, nervos e tendões. Todavia, é causada,por tarefas repetitivas, posições inadequadas ou compressões mecânicas. Os sintomas incluem dores crônicas, inflamações e fadiga muscular, que se manifestam, principalmente, no pescoço e membros superiores. A saber, sentar-se incorretamente na cadeira de trabalho, ou até mesmo a digitação excessiva no computador, podem ser causas da síndrome.

Frequentemente, a Lesão por Esforço Repetitivo também é chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Ainda assim, nos casos de LER, é importante identificar os comportamentos que estão levando ao distúrbio. Principalmente, é recomendado, em todos os casos, durante o expediente, o trabalhador se sente com as costas eretas e se levante a cada hora para pequenos alongamentos. A posição correta das mãos ao digitar também é um ponto a se prestar atenção. O ideal é não manter os punhos dobrados. Caso sinta dores ou incômodos que possam estar relacionados à síndrome, procure um médico ortopedista.

Quedas

Mesmo que não seja de grandes alturas, qualquer tipo de queda expõe o trabalhador a lesões. Na área administrativa não é diferente. Escadas, pisos molhados e escorregadios, e irregularidades podem ser os causadores de um tropeção e uma potencial queda. Como resultado, pode-se ter torções, machucados e até membros quebrados. Para evitar esse tipo de problema, além de estar atento a onde pisa, é importante utilizar calçados confortáveis e seguros, como os da linha London Safe, que possuem solado antiderrapante. Com um sapato que o machuca e incomoda, a chance de cair é bem maior.

Bolhas e Micoses (segurança no trabalho)

Falando em calçados, as bolhas e micoses são problemas que podem afetar trabalhadores de qualquer área, incluindo a administrativa e de prestação de serviços. As bolhas se formam, principalmente, pelo atrito. Quem nunca comprou um sapato novo e, ao usá-lo, adquiriu uma bolha? Por isso, é válida, mais uma vez, a recomendação de usar sapatos confortáveis, que não machuquem o pé. Já as micoses são causadas pela ação de fungos e podem aparecer devido ao calor e à umidade. As palmilhas higiênicas da linha London Safe também podem ser ótimas pedidas nesses casos, prevenindo a ação de micro-organismos e promovendo a absorção e dessorção de suor.

Manuseio de objetos pesados

É comum, durante o expediente, ter que carregar um ou outro objeto, arrastar caixas e mudar algumas coisas de lugar. Mas nada de levantar mais peso do que o corpo aguenta. Isso pode levar a lesões na coluna e nos membros superiores e inferiores. Nesses casos, peça ajuda. Quanto mais pessoas ajudando a carregar algo, mais distribuído será o peso, e menos seu corpo sofrerá com a sobrecarga.

Embora possam parecer pequenos, ainda assim há alguns riscos aos quais o trabalhador está exposto na área administrativa. Por isso, siga as recomendações e utilize calçados confortáveis e seguros, sem deixar o estilo e a elegância de lado. Conheça a linha London Safe e os produtos Marluvas.

#Indicca – Geração de Conteúdo

#luvas de proteção #calçados de proteção #EPI #segurança do trabalho