notícias

Calçados de Segurança no Treinamento de Proteção

Treinamento periódico aumenta a segurança no trabalho

Treinamento periódico aumenta a segurança no trabalho. Como a segurança do trabalho é o assunto mais falado aqui no blog. Assim achamos importante também dar dicas relacionadas ao assunto. Estamos sempre em busca das melhores informações. Sobretudo atualizações para que vocês saiam sempre na frente. Hoje vamos nos aprofundar mais no assunto: treinamento.

 

O treinamento preventivo além de necessário para a saúde e a segurança dentro do ambiente de trabalho, pode se tornar uma excelente ferramenta. Uma ferramenta de impulsionamento na melhora da satisfação do colaborador. Uma melhora que afeta diretamente no clima organizacional. Assim também na qualidade da entrega do produto final, seja ele qual for.

Treinamento periódico aumenta a segurança no trabalho

Mas existem vários fatores que contribuem para o sucesso ou insucesso do treinamento preventivo, e é sobre eles que vamos falar neste artigo.

 

Antes de mais nada: o que é um treinamento de segurança do trabalho?

 

Treinamentos em segurança do trabalho são medidas educativas que conscientizam os colaboradores acerca dos riscos aos quais estão expostos durante suas atividades diárias. Além de promover essa consciência, durante o treinamento também são apontados os procedimentos ideais para minimizar os riscos e promover a segurança no trabalho.

medidas educativas que conscientizam os colaboradores

E não importa qual é o ramo de atuação da sua empresa, sempre há um fator capaz de colocar a saúde  e a segurança dos colaboradores em risco. Um bom treinamento é sempre bem vindo e só gera benefícios. Acima já falamos alguns destes benefícios: melhora a satisfação, o clima organizacional e a qualidade da produção.

 

É importante estar atento a alguns erros comuns que podem ocorrer quando o assunto é treinamento. O primeiro deles é oferecê-los apenas a novos funcionários. Perceba que dissemos “apenas”, pois quem é novo no trabalho precisa receber orientações específicas sobre as atividades que serão realizadas. O Treinamento precisa ser para todos!

O Treinamento precisa ser para todos!

É importante que os novos funcionários sejam capazes de identificar as situações que podem colocá-los em risco e quais os procedimentos para evitar acidentes. Mas depois desse primeiro contato com as orientações sobre segurança no trabalho, ele não deve ser esquecido como se já soubesse tudo o que é necessário.

O treinamento deve ser acessível a todos os colaboradores, incluindo os mais antigos. O trabalho de conscientização é contínuo. Colaboradores mais antigos, geralmente se sentem à vontade demais em relação às atividades que exercem. Esse excesso de confiança pode acarretar em uma negligência acerca dos procedimentos de segurança.

excesso de confiança pode acarretar em uma negligência

Os treinamentos devem ser oferecidos a todos os colaboradores, sem exceções quanto a cargos ou tempo de serviço e com regularidade. Outro erro comum é a não atualização do treinamento por parte da equipe responsável. É importante que novos equipamentos e procedimentos de trabalho estejam incluídos na rotina dos treinos para que o mesmo não se torne ultrapassado ou “sem utilidade” aos olhos dos funcionários.

 

Não há uma regra quanto à frequência de atualização. A rotina da própria empresa é quem vai apontar a necessidade da inserção de informações  e normas de procedimento.

 

Você sabe como elaborar um bom treinamento?

 

Você sabe o que é preciso para elaborar um bom treinamento de segurança para seus funcionários? Até agora só falamos em teoria sobre o treinamento de prevenção relacionado a saúde e segurança do trabalho, mas, o que realmente importa e surte efeitos é a sua prática. E como fazer para que ele consiga superar expectativas?

como fazer para que ele consiga superar expectativas?

O primeiro passo é ter um treinador (a pessoa que vai apresentar o treinamento), com boa desenvoltura e boa fala. O responsável pelo treinamento deve saber conduzir a conversa de forma leve e engraçada. Isso vai prender a atenção dos colaboradores e permitir que eles se sintam à vontade para tirar dúvidas e absorver o máximo de aprendizado.

 

Tão importante quanto manter a atenção dos colaboradores durante todo o treinamento, é passar informações precisas e corretas. Por isso é essencial contar com um profissional que além de desenvolto, domine o assunto com segurança. Escolha um especialista em segurança do trabalho que tenha recursos para passar as informações necessárias de forma dinâmica e correta.

todo o treinamento, é passar informações precisas e corretas.

Uma dica para não errar na escolha do profissional é consultar as empresas por onde ele já passou. Verifique também sua experiência com palestras, treinamentos, cursos e afins, isso fará total diferença na maneira como ele irá conduzir o treinamento.

 

Outro ponto importante é ter à disposição um ambiente adequado para receber esse tipo de evento. Não se engane pensando que uma sala com cadeiras e datashow é o suficiente. Um treinamento de segurança bem formulado, além de teorias, deve conter também demonstrações práticas. Sendo assim é importante um ambiente amplo e que permita a realização de demonstrações.

além de teorias, deve conter também demonstrações práticas.

Dependendo do assunto abordado durante o treinamento, é importante contar com um ambiente ao ar livre. Essa necessidade torna ainda mais importante a escolha do profissional. Como em muitas empresas esse espaço não existe, o profissional escolhido para realizar a atividade pode oferecer toda a estrutura e os equipamentos necessários.

 

Qual deve ser a periodicidade do treinamento preventivo?

 

Você já deve ter se perguntado de quanto em quanto tempo é necessário oferecer um treinamento aos colaboradores. Vamos falar sobre os momentos em que eles são indispensáveis. Sobretudo são totalmente necessários. De acordo com as dicas você adequá às necessidades da sua empresa.

Segurança da Informação é treinamento continuado

 

Sempre que houver uma mudança de cargo ou função, por consequências haverão novas tarefas e riscos aos quais o funcionário estará exposto. Neste momento o treinamento se faz necessário para respaldar a mudança. Outro momento é quando se nota uma crescente no número de acidentes e/ou afastamentos.

Sempre que houver uma mudança de cargo ou função

Reúna toda a equipe e promova um treinamento de reciclagem. Importante para reavaliar os riscos e as medidas preventivas que por algum motivo estão sendo negligenciadas. Quando o colaborador retorna de um período de afastamento, o treinamento também se mostra necessário. Dependendo do tempo em que ele esteve fora, pode ser que alguns procedimentos tenham ficado esquecidos ou mesmo que tenha sido alterados.

 

Aproveite esses momentos citados para reunir a equipe ou pelo menos parte dela. Assim você otimiza seu tempo e seu investimento.


Treinamento e equipamento: proteção garantida

 

Tão importante quanto manter a equipe bem treinada, é oferecer a ela equipamentos de proteção individual com boa qualidade. Se sua equipe necessita de calçados de segurança, conheça a Marluvas. A marca conta com calçados para diversas atividades e com as melhores tecnologias do mercado. Pesquise e descubra que a Marluvas é o melhor para você e para o seu funcionário.

Os produtos de Segurança do Trabalho que protegem os pés.

 

#Indicca – Geração de Conteúdo