Estamos acostumados a falar por aqui, sobre saúde e segurança no trabalho, e também a dar dicas de equipamentos para diversas atividades. Hoje vamos falar sobre a importância dos cuidados para o lazer. Para isso, conversaremos sobre o trekking seguro com equipamentos de qualidade. Já ouviu falar?

O trekking é um tipo de caminhada/trilha em pequenas ou grandes distâncias e é realizado em trilhas e montanhas. Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, pode ser realizado por diversas pessoas de diferentes faixas etárias, desde os mais ativos até os que desejam começar a se exercitar, mas não sabem como começar.

 A idade também não é limitação para o trekking.

Trekking seguro com equipamentos de qualidade

Quem pratica o trekking une o amor pela atividade física com a contemplação da natureza. Uma excelente maneira de sair da rotina e fugir um pouco do stress diário.

Conforto e segurança no seu trekking

Uma prática como o trekking, apesar de ser inclusiva, como falamos acima, requer alguns cuidados e equipamentos específicos para que a experiência seja segura e prazerosa. Um equipamento absolutamente indispensável para sua prática do são os calçados. Ao escolher o modelo mais adequado, você irá garantir muito mais conforto e segurança em sua caminhada.

A Marluvas possui linhas de calçados que são ideais para quem pratica este tipo de esporte trekking. As linhas Trekking, Premier e Premier Plus possuem características especiais, como: impermeabilização, climatização interna e absorção/dessorção de suor. Além disso, os calçados desenvolvidos com toda a tecnologia Marluvas, oferecem muito mais estabilidade para a prática do trekking.

Tecnologias de conforto e segurança aliadas ao trekking

A tecnologia DryOut é uma forração 100% impermeável, presente em um modelo de calçado – a bota Premier Plus DRY WP. Este calçado, além do forro, é confeccionado com couro nubuck repelente e inserto de TPU. Assim todas essas tecnologias reforçam a resistência a água e garantem mais estabilidade em terrenos irregulares: perfeitas para o trekking.

bota Premier Plus DRY WP

Conheça todo o catálogo Premier Plus Marluvas e escolha o calçado que mais lhe agrada. Veja quais as tecnologias que melhor atendem às suas necessidades e melhore cada vez mais sua performance no trekking.

Você conhece os diferentes tipos de trekking?

Já sabemos que o trekking é uma atividade física/modalidade esportiva e também onde encontrar o calçado ideal para a prática. Vamos descobrir agora as diferenças entre as modalidades de trekking existentes.

  •  de um dia

Um dos mais praticados no mundo, esse trekking é mais comum para o lazer. São caminhadas de curta duração (cerca de 10 km). No trekking de um dia, as travessias são bem delimitadas e podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

  •  de longa distância ou travessias

Também com intuito de lazer e travessias delimitadas, essa modalidade de trekking geralmente é praticada em grupo e necessita de equipamentos para pernoite: barracas, mantas, saco de dormir e lanches. Então a duração depende da distância e grau de dificuldade.

  •  de regularidade

O trekking de regularidade é categorizado como uma modalidade esportiva de competição, possui regras e é praticado por grupos de 3 a 6 pessoas. O percurso neste caso, é determinado pela organização do evento e os participantes não podem conhecê-lo antes da prova.

A velocidade não é fator importante pois o objetivo é fazer o percurso corretamente em um tempo pré-determinado. Por isso, são utilizados acessórios como mapas e planilhas para controle de velocidade, distância e referência. Cada pessoa da equipe tem uma função específica.

  •  de velocidade

Também tido como uma modalidade esportiva, o trekking de velocidade também é conhecido como “corrida de aventura”. Nesse caso, os atletas têm que chegar aos postos de controle definidos pela organização da prova. Isso deve ser feito dentro do menor tempo possível. Então o trajeto no trekking de velocidade não é pré-definido e os atletas podem optar pelo que for melhor para eles. Cartas de navegação e bússolas são utilizados.

Trekking

Trekking é qualidade de vida

Tanto como forma de lazer quanto modalidade esportiva, o trekking é uma atividade ótima para quem busca qualidade de vida, bem-estar do corpo e da mente. Caminhada, natureza e ar puro veja o que esse trio é capaz de acrescentar na sua vida positivamente.

  • Resistência cardiovascular

O trekking, por ser uma forma de caminhada, promove o aumento da frequência cardíaca, melhorando o condicionamento físico, por ser uma atividade aeróbica. Pois isso facilita o controle da pressão e do peso corporal, além de prevenir contra doenças cardiovasculares.

  • Fortalecimento do sistema circulatório

Na caminhada, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo e a dilatação das artérias, veias e vasos capilares. Então isso torna mais eficiente o transporte de oxigênio pelo corpo todo. Assim os efeitos permanecem por até 24h após o fim da atividade.

  • Diminuição do estresse

A natureza auxilia tanto no combate ao estresse quanto no tratamento para a depressão. Os sons e o ar puro melhoram o humor e promovem o bem-estar. A caminhada promove uma melhor respiração e libera endorfina. Afinal esse equilíbrio entre corpo e mente aprimora consideravelmente a qualidade de vida dos praticantes do trekking.

Equipamentos para o trilhas

Sabendo as modalidades existentes e os benefícios da prática do trekking, vamos passar agora rapidamente pelos equipamentos necessários durante a prática. Os calçados já foram citados anteriormente. Escolha o Marluvas mais adequado às suas necessidades. Então as meias também são itens importantes e garantem que os pés e o calçado não entrem em atrito durante a caminhada. Opte pelas térmicas ou de lã.

Tenha sempre um cantil durante a prática da atividade, pois a hidratação é indispensável. Dê preferência aos recipientes maiores, com capacidade para 1 litro. Tenha cuidado com o sol, e também com a chuva. Protetor solar, boné e capa de chuva irão te proteger. Salvo também que uma boa mochila para acompanhar seu trekking deve ser impermeável e espaçosa. Por fim, um bastão vai te auxiliar em percursos irregulares.

Tenha em sua mochila: lanterna, alimentos (frutas, barras de cereal), kit de primeiros socorros e pilhas. Pense sempre em todas as possibilidades. Contratempos acontecem e isso não pode estragar seu trekking. Anote as dicas e boa trilha!

#Indicca – Geração de Conteúdo

#botas trilha #botas aventura #botas para viagem