notícias

Vantagens e desvantagens de trabalhar embarcado

O trabalho offshore ou embarcado, em português, é um tipo de atividade que enche os olhos de muita gente. Os altos salários, os longos períodos de folga e o baixo custo são os primeiros atrativos que vêm à cabeça quando falamos dessa profissão. Porém como em tudo na vida, trabalhar embarcado também tem seus contras.

Você alguma vez já pensou em trabalhar embarcado? Neste texto vamos falar mais sobre como funcionam as atividades offshore. E também apresentaremos algumas vantagens e desvantagens para que você coloque na balança e tire suas próprias conclusões sobre o assunto. Vamos começar conversando sobre alguns dos pré requisitos para trabalhar em plataformas?

Os pré requisitos para quem deseja trabalhar embarcado

É importante lembrar que além das formações específicas, quem deseja começar a trabalhar embarcado precisa também trabalhar algumas características pessoais que vão ajudar a tornar a experiência mais tranquila e gratificante. Primeiramente é importante saber que para trabalhar em alto mar você precisa de, no mínimo, uma formação sequencial ou técnica.

A formação sequencial é referente a cursos rápidos que não fornecem diplomas de nível superior e sim uma certificação básica. Essas formações podem ser em cozinha ou hotelaria por exemplo. Já a formação técnica pode ser mais interessante e servir como uma segunda opção. Esse conhecimento pode te auxiliar caso seja necessário complementar sua atividade ou apenas para ter um conhecimento específico mesmo.

É importante lembrar que geralmente o trabalho offshore vai exigir um conhecimento mais técnico.  E uma capacitação mais aprofundada em atividades como mecânica, elétrica, informática, instrumentação, etc. Agora, se você deseja pleitear um cargo mais específico é essencial que você tenha um curso superior.

Não existe um curso superior específico para que deseja trabalhar embarcado.

Você pode se formar em qualquer faculdade e procurar por empresas de trabalho offshore que estejam contratando profissionais dentro da sua área de formação. Não é muito diferente da busca por “emprego em terra firme”. Esses são os requisitos mais básicos relacionados à formação para quem deseja trabalhar em embarcado em plataformas. Além das formações que vão direcionar a carreira, existem os cursos específicos relacionados a procedimentos e segurança em alto mar.

Dois dos cursos de segurança para quem vai trabalhar embarcado são o Curso Básico de Segurança de Plataforma e também o curso de Treinamento de Escape de Aeronave Submersa. Falar mais de uma língua também é um pré requisito importante a ser citado não só pelo fato de que você provavelmente vai trabalhar com pessoas de outras nacionalidades. Saiba que falar mais de uma língua pode aumentar seu salário em até 30%.

Além das formações acadêmicas, o lado pessoal também deve ser preparado para enfrentar as situações às quais você será submetido trabalhando embarcado. É importante saber lidar com a pressão de desempenhar atividades que praticamente não permitem falhas. Diversos cargos atuam em esquemas de plantão, por isso, esteja pronto para passar noites sem dormir.

Outra situação à qual o trabalhador offshore está submetido é a saudade. Ficar semanas longe da família e dos amigos pode ser um desafio em certos momentos, principalmente quando a escala de trabalho te coloca embarcado em datas especiais e comemorativas. É preciso preparar o psicológico para que essas situações não te façam desistir da carreira.

Vantagens x Desvantagens de trabalhar embarcado

Agora que sabemos um pouco mais sobre quais são os pré requisitos necessários para quem sonha em trabalhar embarcado, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens da carreira offshore. Para cada vantagem apresentada traremos uma desvantagem para que você possa refletir.

  • Bons Salários

Não precisamos nem falar que essa é uma das vantagens né?! Certamente é um dos maiores atrativos para aqueles que desejam seguir carreira em alto mar. O salário para trabalhar embarcado costuma ser mais alto do que os de terra firme devido aos benefícios e ao chamado “adicional de embarque”.

Todos os trabalhadores offshore recebem esse adicional que varia de 50% a 140% do valor do salário base. Sendo assim o funcionário recebe seu salário base + adicional de embarque + benefícios.

  • Trabalho puxado

Em plataformas e embarcações ganha-se bem mas trabalha-se o equivalente. Podemos dizer que esse é um ponto negativo. Geralmente a rotina de quem realiza o trabalho offshore inclui uma jornada de 12h diárias de tarefas pesadas e braçais. Lembrando que isso é durante os 14 dias consecutivos de trabalho (ou mais, dependendo da escala), sem folga. Para aguentar a jornada é necessário um bom preparo físico e psicológico.

  • Folga

Outra coisa que enche os olhos de quem sonha em trabalhar embarcado são os longos períodos de folga.  As folgas podem ser nos esquemas 14×14, 28×28, 14×21… Isso varia de empresa para empresa e de acordo com a escala, mas em geral seguem esses padrões. O melhor de tudo é que durante as folgas o funcionário pode voltar pra terra firme e aproveitar os dias da maneira que julgar mais conveniente.

Aproveite para dormir até tarde, estar com a família e amigos, viajar, fazer cursos, resolver coisas pessoais… Coisa pra fazer durante a folga é o que não falta. Mas tenha sempre um planejamento do que fazer durante as suas folgas já que o tempo costuma passar rápido e você pode acabar não fazendo nada do que queria. E sim! Existe a possibilidade de te chamarem de volta para a plataforma durante a folga, mas caso isso aconteça você receberá 100% já que não deveria estar ali.

  • Balanço

Se você é daquele tipo de pessoa que enjoa e sente mal estar com facilidade. Vai encontrar um dificultador para trabalhar embarcado. As plataformas fixas dificilmente balançam, mas as não fixas costumam balançar muito. Tudo vai depender de como está a maré. Quando o balanço acontece o trabalho em escritório, por exemplo, se torna praticamente impossível.

As cadeiras correm de um lado para o outro e tudo o que está na mesa vai parar no chão. Dormir também deixa de ser uma tarefa fácil se você é muito sensível.

  • Tempo de reflexão

Se você trabalha ou já trabalhou em qualquer ramo que não seja o offshore, certamente já teve aquela vontade de dar uma escapadinha da rotina não é!? A agitação da ida e da volta para o trabalho, trânsito, barulho, pessoas… Saiba que ao trabalhar embarcado você vai ter esse momento de tranquilidade tão sonhado, já que não precisa se deslocar por longas distâncias para começar ou finalizar um dia de trabalho.

Aproveite a calmaria para ler livros, estudar, ouvir músicas, ver filmes… Aproveite também para programar o que vai fazer durante a folga. Saiba usar seu tempo livre com qualidade.

  • Status

Aqui temos uma característica que pode ser vista como uma vantagem separada por uma linha tênue de se transformar em desvantagem. Ao trabalhar embarcado você vai ter um maior prestígio dentro da sua área de estudo e junto àqueles que sempre sonharam com a carreira offshore. Você só precisa cuidar para que esse reconhecimento não suba à sua cabeça. Procure não viver uma vida com grandes excessos e tente não se tornar uma pessoa arrogante, prepotente e desagradável.

Mantenha-se humilde e sempre procurando ajudar as pessoas ao redor. Seja gentil e prestativo com quem divide o espaço de trabalho com você e com as pessoas que convive quando está em terra firme. Compartilhe seus conhecimentos e experiências e seja receptivo ao que as outras pessoas têm para lhe oferecer.

Planeje-se para trabalhar embarcado

Agora que você já conhece alguns pré-requisitos, vantagens e desvantagens do trabalho offshore, está pronto para começar a se planejar para seguir carreira. Saiba que ainda tem muito o que conhecer sobre este ramo. Não falamos aqui sobre a segurança do trabalho. Mas ela é imprescindível na rotina em alto mar para que os acidentes não sejam parte da rotina.

Os epi’s também estão presente no dia a dia do trabalhador de embarcação e devem ser de excelente qualidade. A Marluvas possui linhas especiais e confeccionadas para atender todas as características particulares do trabalho offshore. Pesquise e comprove que a Marluvas é a melhor no que faz.

#Indicca – Geração de Conteúdo