notícias

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

Hospede-se no Parnaso. Viva a natureza, pratique esporte com segurança! Continuando nossa série de artigos sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, hoje daremos dicas de acampamento e hospedagem no Parnaso. O parque possui tantos atrativos e atividades que um dia apenas pode não ser suficiente. Suficiente para que você finalize o roteiro, ou passeio desejado. E justamente por esse motivo, o próprio parque oferece duas opções de abrigo. Assim além de três estruturas completas para camping em duas sedes.

dicas de acampamento e hospedagem no Parnaso

O Parnaso possui em toda a sua extensão uma diversidade enorme de trilhas. A princípio vias para escalada, piscinas naturais e áreas de lazer. Assim esporte e diversão para toda a família. Alguns trajetos de caminhada levam mais de um dia para ser percorridos por completo.  Então por isso é necessário dormir no parque. Passar uma noite no Parnaso e em meio a tantas belezas naturais é uma experiência única. Experimente.

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

O Parnaso conta com três estações de camping: uma em Teresópolis e duas em Guapimirim. Além de dois abrigos: um em Petrópolis e um em Teresópolis. O local da sua pernoite vai depender do trajeto da trilha escolhida.

O local da sua pernoite vai depender do trajeto

Acampe no Parnaso

 

A estrutura de acampamento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos localizada na sede de Teresópolis, chamada de Camping Teresópolis.  A saber conta com banheiros, água quente para banho, pias e áreas para piqueniques e refeições. Já os Campings Jacu e Araçari, localizados em Guapimirim, não possuem água quente. Desta forma você terá de encarar um banho frio ou, para os menos corajosos, aguardar até a volta para a sede no dia seguinte.

estrutura de acampamento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Quem já é mais acostumado com a rotina de acampamento pode optar pelos campings selvagens. O Parnaso possui áreas reservadas para a prática. Os interessados precisam apenas informar sobre a permanência no parque e pagar a taxa de entrada (normal para todos os visitantes). Como você precisa pagar algumas taxas para utilização das estruturas de camping. Em suma o acampamento selvagem pode ser uma saída mais econômica.

acampamento selvagem pode ser uma saída mais econômica

Acampar sem estrutura requer alguns cuidados. Vamos dar algumas dicas para que sua caminhada e pernoite no Parnaso sejam tranquilas. Desta forma sem contratempos. O primeiro lembrete é que como você precisará carregar muitos itens, sua caminhada pode acabar ficando um pouco mais cansativa que o normal. Além do itens indispensáveis para a trilha: protetor solar, repelente, garrafas de água, troca de roupa, meias… Você ainda terá que levar acessórios para acampamento.

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

Você não pode deixar para trás seu saco de dormir, alimentos e utensílios como fogareiro, talheres, mini panelas… É importante lembrar que no Parnaso as temperaturas costumam chegar a 0°C. Nesta condição de temperatura é importante levar roupas e sacos para dormir que sejam térmicos. O calçado escolhido também vai fazer toda a diferença nessa hora. O calçado ideal é uma bota de segurança, neste caso pode ser uma Marluvas.

não pode deixar para trás seu saco de dormir

Opte por calçados confortáveis, leves e com tecnologias que se adaptem a diferentes situações. A linha Premier Plus da Marluvas é tudo isso e muito mais. Os calçados possuem reguladores de temperatura que retém ou exalam o calor corporal dependendo da situação. Além disso eles trabalham a absorção e dessorção de suor, são impermeáveis, antiderrapantes e resistentes. Perfeitos para as trilhas e travessias do Parnaso.

Calçado ideal para trilhas na Serra dos Orgãos

 

No camping selvagem você provavelmente não terá nem água fria para tomar banho. O jeito é se limpar com lencinhos umedecidos e caprichar no desodorante. Você pode optar por fazer sua higiene nas cachoeiras próximas. Só não faça muito tarde, próximo da noite, por conta das baixas temperaturas.

 

Opte por alimentos pré prontos, enlatados e que não estraguem com facilidade: café solúvel, chás, macarrão instantâneo, nuts, frutas secas, ovos cozidos, chocolates… Cuidado também com a produção de lixo. Mas não pense que acampamento é só perrengue e improviso! Uma das vantagens do camping, seja ele selvagem ou com estrutura, é a vista que você vai ter à noite. Alem disso tem também o contato com a natureza que é singular e diferenciado.

 

O céu livre de poluições estará cheio de estrelas e elas serão as maiores responsáveis por iluminar sua noite, junto à lua. As noites no Parnaso são lindas. Lembrando que no Parnaso você tem a opção de alugar uma barraca. Neste caso a equipe responsável monta e desmonta ela pra você.

Parnaso você tem a opção de alugar uma barraca

Abrigue-se no Parnaso em Petrópolis ou Teresópolis

 

Se você estiver na sede do Parnaso em Petrópolis ou em Teresópolis e o acampamento não faz seu estilo, ou se em sua rota não existem estruturas de camping nem áreas de camping selvagem, você pode passar sua noite em algum abrigo disponível na região.

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

O Abrigo do Açu, situado na sede Parnaso de Petrópolis, está localizado a 2.150 metros de altitude e a 7 km de distância da entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O abrigo tem paredes feitas de madeira, energia solar e tratamento biológico de efluentes. O abrigo dispõe também de banho quente e cozinha. Tudo que você precisa para descansar com qualidade e renovar as energias para continuar sua trilha.

O abrigo dispõe também de banho quente e cozinha.

O Abrigo do Açu tem capacidade para trinta pessoas: são 12 beliches e 18 bivaques. Em geral, as pessoas que se hospedam no Abrigo do Açu estão no Parnaso realizando a Travessia Petrópolis x Teresópolis. Você também pode parar por ali se estiver realizando a trilha Castelos do Açu, por exemplo, uma caminhada de cerca de 5 horas

 

Já o Abrigo 4, localizado na Pedra do Sino, sede do Parnaso em Teresópolis, é um chalé de montanha e suporta a mesma quantidade de pessoas do Abrigo do Açu: trinta visitantes. O Abrigo 4 está a cerca de 2.200 metros de altitude e foi projetado pelo Laboratório de Produtos Florestais do IBAMA.

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

 

Erguido sobre as ruínas das fundações do antigo abrigo que fazia parte da rede de abrigos da trilha da Pedra do Sino, o espaço tem 12 beliches e 18 bivaques, assim como o anterior. A Pedra do Sino, onde o abrigo está localizado, é o ponto culminante do Parnaso.

 

O local é o trecho final da Travessia Petrópolis x Teresópolis e também é acessado por meio de uma trilha com 11 km de extensão, cerca de 5 a 6 horas de caminhada a partir da sede do Parnaso em Teresópolis. Do alto da Pedra do Sino é possível avistar toda a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba. Uma vista e tanto.

Viva a natureza, pratique esporte com segurança!

Essas são as nossas dicas de pernoite no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Todos os valores relacionados aos campings e abrigos, bem como as reservas e resolução de dúvidas podem ser feitas pelo site do Parnaso.

#Indicca – Geração de Conteúdo