Você sabia que o seu calçado possui dois tipos de palmilhas?

Os calçados têm dois tipos de palmilha: a interna e a de montagem. A Palmilha interna é removível. Dentre suas principais características estão os micro furos que favorecem a transpiração dos pés, sua baixa densidade que compõe o sistema de absorção de impacto e distribuição de pressão dos pés, tratamento antifungos e sua aderência à palmilha de montagem de forma a que o pé do usuário não escorregue dentro do calçado.

A Marluvas possui vários tipos de palmilhas internas, uma delas é a Palmilha higiênica em EVA (que é a nossa palmilha removível padrão) ela é em EVA branco com um tecido azul. Além disso, temos as palmilhas removíveis conformadas, que possuem valor agregado.      

Essas palmilhas internas conformadas são indicadas especialmente para aqueles profissionais que caminham muito durante suas jornadas de trabalho e precisam de ainda mais absorção de impacto, são elas: palmilha em PU Jacar, a conformada dos calçados da linha composite, a conformada dos calçados feminino, a conformada térmica com lã e temos também a palmilha removível antiestática.           

A palmilha higiênica antiestática Marluvas constituída de espuma látex sintético é utilizada em nossos calçados antiestáticos e compõem o sistema antiestático destes produtos juntamente com o solado e a palmilha de montagem.        

Bom, agora que a gente já sabe mais sobre a palmilha interna, vamos falar sobre a segunda palmilha do calçado: a de montagem.      

Enquanto a palmilha interna é removível, a palmilha de montagem é costurada no calçado, essa técnica é chamada de strobel, que tem como objetivo evitar que o calçado se abra. Dessa forma, a palmilha de montagem fica entre o solado e a palmilha interna removível.  

Para os nossos modelos padrão a palmilha de montagem é um tecido resinado. Quando o calçado necessita de proteção antiestética, temos a palmilha de montagem especifica para inserir nesta linha de calçados.

Além disso, também temos as palmilhas de montagem para proteção térmica.

Quando o cliente precisa estar em ambientes com risco de perfurações no solado, ele precisa de um calçado com palmilhas de montagens específicas para esse risco. Então, o usuário tem duas opções: palmilha de aço ou a PAP.           

A palmilha PAP é constituída de aramida, o mesmo material que constitui os coletes à prova de balas e assim como a palmilha de aço, é resistente a perfuração de 1100 Newtons.   

As duas resistem a perfurações, a diferença é que a de aço é rígida e não pode ser utilizada em calçados eletricistas, enquanto a palmilha de aramida é maleável – o que gera mais mobilidade aos pés, e por ser material não-metálico, pode ser utilizada em calçados eletricistas.          

A Palmilha resistente a perfuração e a palmilha de aço são itens de segurança de um calçado, não podendo ser incluídas em modelos que não possuem CA específico e nem retiradas do modelo cujo CA oferece essa proteção. Uma forma de verificar se seu calçado possui a palmilha é avaliando a simbologia de aprovação, que deverá constar a letra P como um dos requisitos aprovados.

O usuário consegue comprar as palmilhas separadamente?

A palmilha de montagem (como as resistentes a perfurações), por ser fixa, não é possível comprar separadamente. Então não é possível adaptar o seu calçado para resistente a perfuração apenas comprando uma palmilha de aço ou aramida.

Apenas as palmilhas removíveis podem ser trocadas e compradas separadamente do calçado (como a higiênica, conformadas, PU Jacar, etc). Inclusive, as palmilhas Marluvas podem ser compradas em nossos parceiros revendedores!

Ouça também nosso podcast! A técnica do laboratório, Ariadne Malta, explica sobre os tipos de palmilhas utilizados na Marluvas.

Se ainda restou alguma dúvida, entre em contato com a Marluvas através do 0300 788 3323 ou pelo e-mail [email protected].

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!