10 Dicas para cuidar bem de seu calçado

Se você ama seu calçado precisa cuidar dele, principalmente porque sua principal função é dar conforto, segurança e estabilidade a seus pés.

Para manter seus “pisantes” sempre bonitos e novos por mais tempo seguem abaixo algumas dicas.

São elas:

 

  • Evite molhar seus sapatos, a qualquer custo. Mas, caso isso aconteça, deixe-o secando sempre na sombra (evite sol e fontes de calor). Além disso, coloque um jornal dentro do calçado, para absorver a umidade.
  • Mantenha o sapato em um ambiente arejado antes de guardá-lo, afinal, depois de um dia inteiro em contato com os pés, eles também precisam “respirar”. Lembrando que ambientes muito úmidos, como banheiros ou áreas de serviço, não são indicados para isso.
  • Ao limpar, umedeça uma flanela e, em seguida, passe-a delicadamente sobre superfície de seus calçados e interior. Já para limpar a sola, prefira uma escova com cerdas macias. Não molhe demais seus calçados, o resultado pode ser muito ruim. Produtos químicos como detergente e sabão, que não servem para esta finalidade, só irão danificar, então descarte eles da sua lista de limpeza para calçados.
  • Para a limpeza de calçados em couro branco utilize uma borracha escolar para “apagar” as manchas. Pasta dental ajuda a clarear o solado dos seus calçados brancos. Aplique uma pequena quantidade do produto numa escova de dentes e esfregue o solado. A pasta deve ser branca, sem corantes. O pó dental também serve ao mesmo propósito.
  • Assim que tirar os calçados, faça uma higienização rápida, tirando o excesso de sujeira com uma esponja macia e um pano de algodão. Se o sapato estiver muito sujo, faça uma lavagem seca. Não coloque os calçados na máquina de lavar nem em água corrente, pois o excesso de água pode danificar a cor e o material.
  • Se o sapato tiver uma mancha fresca de gordura, é preciso aplicar talco ou amido (maizena) na área afetada. Essas substâncias irão absorver a oleosidade, e após 4 ou 5 horas, você poderá retirar o excesso usando uma escova. E pronto, a mancha será coisa do passado! Para tons de café, o melhor é aplicar borra de café em vez do amido ou talco. O processo é o mesmo e não traz consequências indesejadas.
  • O vinagre ajuda a acabar com os odores desagradáveis dentro do calçado. Umedeça uma bola de algodão com vinagre de 6% ou 9% e use-a para esfregar o sapato por dentro. Depois disso, é só deixar as peças ao ar livre, para ventilar.
  • Para calçados impermeáveis, uma dica simples é untá-los com óleo de linhaça algumas vezes ao longo das costuras, assim evitará entrada de água por estas pequenas entradas e ajudará na conservação do material.
  • Em sapatos de couro o engraxe é uma excelente sugestão, lembrando que Engraxar é uma ação que só deve ser realizada após o calçado estar completamente limpo, caso contrário, você só irá camuflar a sujeira e não aumentar a vida útil dos seus sapatos. A graxa dever ser colocada em um pano liso (camiseta velha de algodão é uma ótima pedida), depois passada de maneira circular, assim você obtém um resultado uniforme e sem oscilações de cor ou brilho. A função da graxa não é só fazer brilhar, mas também hidratar o couro e evitar que ele resseque.
  • Lave seus cadarços. Não é necessário que seja com tanta frequência como o polimento, mas é interessante que eles não estejam encardidos, pois isso pode alterar sua cor e, ajudar no aumento do odor desagradável (sim, cadarços também fedem!!!). Para lavá-los, encha a pia com água quente e pouco sabão, deixe-os de molho por cerca de 10 minutos, depois enxágue bem com água fria, depois só deixar secando e pronto. Cadarços limpos e cheirosos!

Gostaria de saber mais sobre calçados de proteção? Qual o tipo ideal para você?  Ouça nosso podcast “Como escolher o calçado de proteção ideal”, em que nosso gerente regional de vendas, Alexandre Abrahão, explica com detalhes os pontos fundamentais para a escolha.

 

 

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!