Como eu posso saber a qualidade da Luva de Proteção?

Os membros superiores (mãos, braços e antebraços) são as partes dos corpos mais afetadas em acidentes de trabalho no Brasil. Cerca de 35% dos acidentes acontecem nessa parte do corpo, de acordo com dados do IBGE de 2019.

Em muitos casos, tais acidentes ocorrem pelo não uso ou utilização de forma incorreta dos EPI’S que são destinados à proteção do trabalhador, como as luvas de segurança – tema desse post.

Para garantia da segurança do trabalhador, antes de entrar no mercado, as luvas de segurança passam por testes de resistência com o objetivo de avaliar sua eficácia para que possam cumprir com a finalidade proposta.

As luvas que protegem contra riscos mecânicos, atualmente, são determinadas pela Norma EN 388:2016. Tal norma prevê ensaios de controle de qualidade que determinam sua resistência à abrasão, corte, rasgo e perfuração.

Antes dessa norma entrar em vigor, o teste realizado para aferir o grau de proteção contra corte que conferia a luva, ocorria somente através do Coup Test.  No entanto, No ano de 2017, o Ministério do Trabalho através do COMUNICADO XL definiu novas normas técnicas para as luvas de segurança. Os novos ensaios contra corte passaram a ser realizados também no equipamento TDM 100.  

Conheça os dois tipos de teste de resistência ao corte:   

Como é feito o Coup Test?

O Coup Test utiliza uma lâmina rotativa sob carga fixa. Essa lâmina se move em ciclos para frente e para trás na superfície da luva testada, com o objetivo de identificar o grau de resistência que ela possui.


Imagem do aparelho onde é realizado o Coup Test de nossas luvas
(Foto: IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos)

Tal teste oferece bastante precisão e ainda é utilizado. Mesmo assim, ele precisou ser aperfeiçoado pois a lâmina que é utilizada de forma constante, passa por um processo natural de desgaste que a cega com o passar do tempo – o que faz necessário um novo ensaio de teste, que será realizado no TDM 100.

Se não houver perda de corte da lâmina, o Coup Test permanece como referência para esses testes.

Como são feitos os testes no TDM 100?

Similar ao Coup Test, o teste do TDM 100 também conhecido como ISO 13997, é realizado com lâminas descartáveis, sendo aplicada força variável e de forma rotatória, não mais fixa.

Dessa forma, a lâmina de corte não fica cega, garantindo maior eficiência no teste, sendo útil para garantir que a efetividade seja compatível com a realidade do cotidiano.


Imagem do aparelho onde é realizado o teste TDM de nossas luvas
(Foto: IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos)

A maior desvantagem desse teste é a financeira: os custos são maiores, haja visto que utiliza diversas lâminas.

Há outros testes que são realizados para avaliar a resistência da luva para abrasão, rasgo e perfuração. Após a realização de tais ensaios, o desempenho da luva é classificado de acordo com quatro ou cinco níveis que são representados por um pictograma.

Pictograma

O nível de desempenho oferecido pela luva é descrito por um pictograma que pode ser encontrado tanto na luva, como na ficha técnica do produto. Veja o exemplo abaixo:

O novo pictograma    
(Imagem/Reprodução: MINISTÉRIO DO TRABALHO)

Anteriormente a norma, o pictograma contava com quatro níveis de desempenho (Abrasão, Corte, Perfuração e Rasgo) classificados de 1 até 5 dependendo do teste. A imagem acima representa o novo pictograma que conta com mais dois níveis de desempenho: “E” para o Corte-TDM-100 e “P” um teste não obrigatório para o caso de a Luva oferecer proteção contra impacto. Os dois novos níveis são classificados entre “A-F”, sendo “F” a maior resistência ao teste realizado.

Luvas com proteção MARLUVAS

Nós temos produtos com nota máxima nas avaliações em que são feitas as luvas de segurança. Confira algumas luvas que são referência na proteção a que se propõe:

Abrasão - 50M-NF (Spider M NF)

Luva anatômica, extremamente confortável para atividades que exijam sensibilidade tátil, alta aderência em superfícies secas, destreza e alta resistência a abrasão. C.A. 46073
Clique aqui para conhecê-la. 

Corte e Perfuração -  Ultratech Cut5 PU

Luva tricotada em fibras sintéticas de alta resistência a corte e banhada com Poliuretano (PU) na cor cinza na palma e nas pontas dos dedos, livre de fibras de vidro. Extremamente confortável para atividades que exijam sensibilidade tátil, alta aderência em superfícies secas, destreza e alta resistência a abrasão e a corte. C.A. 31519
Clique aqui para conhecê-la. 

Rasgamento - 50M-LC 3/4-A (Spider PRO)

Luva tricotada em fios de algodão e poliéster, possui banho especial em borracha látex corrugada três quartos (Palma, dedos e falanges). Dessa forma, oferece desempenho superior, além de ser muito confortável e extremamente resistente à rasgamento. C.A. 46120
Clique aqui para conhecê-la. 

Como se pode ver, cada calçado oferece diferentes tipos de proteção para atender as necessidades do trabalhador. Não sabe qual calçado te atenderá? Nós podemos te indicar o ideal. Fale conosco pelo telefone 0300 788 3323 e iremos te ajudar com o que precisar!

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!