ESG: Prevenção de acidentes no trabalho

Acabamos de sair do mês de TST e vamos entrar em um assunto importante e que não pode passar batido. Vamos falar sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho?

Nós aqui da Marluvas levamos o assunto segurança extremamente a sério, já que é isso o que mantêm a empresa viva. Além de zelar pela segurança de nossos clientes e parceiros, nos preocupamos com a segurança de nossos colaboradores com rigidez e cautela. Pode até parecer um pouco cansativo ou até mesmo um pouco chato a cobrança excessiva em cima desse assunto, mas a verdade é que todo cuidado é pouco já que as consequências de um acidente de trabalho são imprevisíveis e podem ser fatais.

Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no Brasil, só em 2021 foram registrados 536.174 casos de acidentes de trabalhos, desse número, 2.487 casos foram fatais. Na indústria brasileira, mesmo nos dias atuais, há uma grande quantidade de trabalhadores que atuam de maneira informal e precária e isso faz com que os acidentes sofridos por estes não sejam contabilizados.

Entretanto, nas empresas formais e regularizadas, o dever de prevenir os acidentes no ambiente de trabalho não diz respeito somente ao técnico de segurança, mas também ao funcionário. É necessário zelarmos por nossos corpos sendo responsáveis com a saúde e proteção dos mesmos.

Separamos alguns lembretes simples, mas que podem salvar nossas vidas em um ambiente de risco.

 1ª- Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado.

A desorganização e a má higienização do ambiente podem causar acidentes de trabalho. Os exemplos são diversos como escorregar, tropeçar em algo no caminho, se cortar em algum utensílio que não está visível devido ao acumulo de objetos de maneira desorganizada, e por aí vai.

2ª- Não use ferramentas que estejam em más condições de uso.

Ferramentas em condições ruins para o manuseio podem gerar ferimentos graves. Nesse caso, o ideal é procurar a equipe de manutenção para corrigir o erro ou solicitar uma troca, caso for necessário.

3ª- Fique atento!

Ao realizar determinada tarefa, evite distrações. Preste atenção em seus movimentos para que não haja nenhum contratempo desagradável.

4ª- Não se exponha ao risco desnecessariamente.

Quando é perceptível que há risco de acidentes em determinada função, evite realiza-la e evite se expor de maneira imprudente.

A cooperação de todos pode salvar vidas!

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!