Marluvas recebe certificado ESG das mãos do presidente da Abicalçados

Na última semana, representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estiveram na Marluvas para entrega do certificado prata do programa Origem Sustentável. A Matriz da empresa é uma das primeiras do segmento de calçados profissionais a receber o selo, que representa o compromisso da companhia com os objetivos e metas de ESG.

“A indústria calçadista nacional é um case de sucesso quando falamos de sustentabilidade. O crescimento do Origem Sustentável, a única certificação de ESG para empresas do setor no mundo, é prova disso”, comemora o presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.

A sigla ESG vem de environmental, social and governance, que em português se traduz em ambiental, social e governança. Especialistas explicam que trata-se de uma gestão integrada dos programas de sustentabilidade e compliance das empresas, a partir do amadurecimento dos processos e que traz grande diferencial na qualidade da gestão e para o mercado.

“A proteção está em nosso DNA e sabemos que ela só é completa quando preservado o ambiente em que vivemos”, afirma o presidente da Marluvas, Marcelo Arruda. A empresa investe em soluções verdes, realiza a compensação ambiental e racionaliza os recursos utilizados na produção dos mais de 50 mil pares de calçados disponibilizados ao mercado todos os dias.

Como parte da responsabilidade social, a Marluvas tem iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida, com a criação de postos de trabalho, investimentos em projetos que transformam a vida dos vizinhos e valorização da cultura local.

Segundo o diretor de operações da Marluvas, Alexandre Cardoso, a certificação da Matriz destaca ainda mais a Marluvas como uma grande e representativa empresa no país, reconhecendo as iniciativas para a perenidade do negócio e construção de um legado positivo para as pessoas e meio ambiente.

Haroldo entende a sustentabilidade como uma jornada que tem um início, mas não tem um fim. “Nos deixa orgulhosos o fato de que mais empresas, independente do porte ou nicho de atuação, estejam encarando o desafio que é produzir de forma sustentável”, diz. De acordo com ele, a cadeia produtiva do calçado do Brasil é, hoje, a mais adiantada na adoção de práticas ESG entre as concorrentes de todo o mundo.

“As empresas, puxadas por um consumidor mais consciente, enxergam a sustentabilidade não somente como uma forma de obter ganhos internos e mais produtividade, mas também como um meio de obtenção de ganhos em termos de imagem e posicionamento”, conclui o executivo.

O Programa Origem Sustentável é gerido pela Abicalçados e Assintecal. Ele é baseado em referências internacionais de sustentabilidade e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) e ao Global Reporting Initiative (GRI).

Também estiveram na Marluvas, em Dores de Campos (MG), o presidente do conselho da Abicalçados, Caetano Neto, e a secretária executiva, Cassia Mello. Juntamente com Alexandre e Marcelo, eles foram recebidos pelo superintendente da empresa, Denilton Silva, e pelo líder de ESG, Emerson Leão.

Encontre os produtos
Marluvas
ideais
para seu segmento
calçados | luvas
Notícias, novidades e
muito mais no blog
Marluvas
Mais do que conhecimento, um compromisso.
Procurando produtos Marluvas? Clique aqui para encontar nossos produtos pertinho de você!
Receba nossas
novidades no seu e-mail!